O uso de cortinas ou persianas é muito comum em janelas de sala, quartos, cozinha, escritórios e outros ambientes de uma casa ou empresa. Janelas são necessárias, mas há momentos que não queremos a entrada de luz natural, como quando o sol incide diretamente sobre a janela.
Para isso servem as cortinas e persianas, sem contar que principalmente no ambiente residencial elas também servem para produzir um efeito estético e decoração, bem como para proporcionar privacidade no ambiente.
Os materiais usados na fabricação de persianas podem ser os mais diversos, como alumínio, plástico, PVC, madeira, tecido, vidro e outros. Abaixo algumas das principais características de dois dos materiais mais comuns: PVC e alumínio.
O PVC é um material bastante maleável, leve e com múltiplas aplicações e utilidades. As persianas que usam este material podem ser encontradas em vários modelos, como horizontal ou vertical, com tamanhos variados e em várias cores, que é uma das grandes características dele de permitir múltiplas cores.
As principais características deste tipo de produto são:
Conheça neste link as fotos de uma grande variedade de persianas PVC.
A persiana de alumínio é talvez o modelo mais tradicional, principalmente no ambiente empresarial ou escritório onde certamente ela é encontrada com maior frequência. O alumínio é um material extremamente resistente que pode ser forjado o uso de inúmeras formas, permitindo sempre qualidade onde é usado.
Nas persianas de alumínio é possível encontrar muita durabilidade, leveza e uma estética bastante agradável, tornando o ambiente mais aconchegante.
As principais características deste tipo de produto são:
Conheça neste link as fotos de uma grande variedade de persianas alumínio.
O termo blecaute é usado para indicar um objeto ou material que cria um bloqueio dos raios solares, atenuando assim a incidência de entrada de sol e calor através da janela.
Tanto o PVC e principalmente o alumínio já possuem naturalmente esta característica de bloqueio, mas existem modelos de persianas com material e métodos específicos para este fim.
Neste caso são aquelas do tipo rolo, fabricadas com tecido blecaute e portanto tem bastante eficiência em realizar o bloqueio dos raios solares em um ambiente.
Veja aqui diversos exemplos de persianas com blecaute.
Tanto os modelos de alumínio, como os de PVC podem ser encontrados em tamanhos variados, como pode ser visto abaixo:
Mas essas medidas são apenas uma referência do que você pode encontrar já pronto com mais facilidade. Contudo é possível encontrar, com um pouco mais de dificuldade, tamanhos diferenciados, bem como é possível encomendar tamanhos personalidades, como acontece com janelas de sala, já que muitas são fora do padrão.
O uso de cortinas na sala de uma casa é uma prática bastante comum em boa parte das residências no Brasil. A prática de usar cortinas na janela da sala pode ter várias motivações como bloqueio do sol, evitar que a sala fique exposta para pessoas que passa na rua, estética, entre outros. Mas existem vários tipos de cortinas que podem ser utilizadas e dentre elas destacam as cortinas de tecidos e as persianas.
É a mais tradicional e pode ser usada de várias formas mas geralmente o método mais comum é uma cortina cobrindo toda a parede e não apenas o espaço da janela. Com essa abordagem muitas pessoas aproveitam para criar uma estética diferente na sala com uma cortina que cobre todo o espaço da parede do teto até o piso. Mas as cortinas de tecido têm como desvantagens o fato dela serei muito propenso ao acúmulo de pó e isto não é bom para pessoas que têm problemas respiratórios, inclusive crianças.
As cortinas do tipo persianas são mais comuns no ambiente comercial onde é comum encontrarmos o seu uso em escritórios e empresas de vários tipos. Nas residências ela já começa aparecer com bastante frequência também e ela traz algumas vantagens do seu uso em relação a cortina de tecido. A primeira delas é exatamente o fato dela não acumular pó ou pelo menos ter um acúmulo muito pequeno já que a persiana é usada apenas no espaço da janela e não na parede toda como é o caso da cortina de tecido.
Ainda podemos considerar como vantagem da persiana o bloqueio dos raios solares que ela faz com muito mais eficiência e com isso você consegue um controle mais efetivo dos raios solares evitando que a sala se que é muito quente quando esta receber incidência direta do sol.
Na minha casa nós adotamos a cortina persiana e foi a melhor alternativa que encontramos uma vez que a sala recebe uma incidência do sol da tarde e com isso a gente consegue fazer um bloqueio mais efetivo dos raios solares e tem um ambiente um pouco mais limpo e agradável. No meu entendimento a persiana é melhor do que a cortina de tecido, mas evidentemente que cada pessoa precisa avaliar dentro do projeto da sua casa qual é a melhor alternativa em termos de uso de cortinas na sala.