O acabamento de uma parede pode ser feito de várias formas. Historicamente as pessoas usaram tinta para pintar direto no reboco, depois passaram a usar massa corrida para amaciar a parede, ou seja, deixá-la lisinha e assim pintar. Com o tempo foram surgindo outras alternativas também, como o papel de parede, adesivos, texturas, entre outras.
Veja abaixo algumas perguntas respondidas sobre esse assunto.
A decoração tem um aspecto bastante amplo e pode ser feito de forma provisório ou permanente aplicando recursos de decoração na própria parede. Alguns exemplos são o uso de texturas que podem ser aplicadas de várias formas, dependendo da habilidade do aplicador. Outras possibilidades estão associadas com o uso de papel de parede, revestimento de madeira, entre outros materiais.
Depende do contexto e de como isto é feito. Os arquitetos as vezes utilizam este recurso na parte frontal de uma casa, usando frisos de alumínio para criar faixas brancas que se combinam com a cor usada na parede, geralmente mais escura neste caso.
Com certeza sim. Afinal sua aplicação é muito simples, ele pode ser removido e trocado, não gera sujeira ou necessidade de quebrar parede e existe uma grande quantidade de opções de estampas e desenhos para todos os gostos. Sem dúvida ele é uma excelente alternativa de decoração.
Veja alguns exemplos:
Sim. Existem alguns modelos que são listrados e com isso é uma maneira bastante fácil de criar um efeito listrado na parede com todas as vantagens e facilidades que o papel de parede tem e quem já foram citados na resposta anterior.
Veja aqui alguns exemplos de paredes listradas com papel de parede.
Existem diversas formas, materiais e técnicas que podem ser empregadas neste trabalho. Entre algumas possibilidades e indo além do que já foi mencionado acima, podemos ainda citar o uso de laminados de madeira que criam um ambiente bastante sofisticado, o uso de revestimento cerâmico, no caso de banheiro, cozinha, área de serviços e outras dependências, quadros, grafite, iluminação e até certos tipos de plantas.
Isto é possível, especialmente se a pessoa abusar um pouco da decoração. Com o tempo é possível cansar daquela decoração, por isso além de saber escolher o tipo de material, cores ou estampas, é importante também fazer algo que possa ser retirado e substituído caso houver necessidade no futuro.
Sim. Esta é uma pratica de acabamento que pode ser feita de várias formas para atender as necessidades de decoração ou acabamento de uma casa, apartamento, escritório ou outro ambiente qualquer. Como é um material diferenciado é muito importante ter os devidos cuidados, especialmente garantindo que a parede não tenha umidade ou infiltrações.
Veja alguns exemplos:
Esta prática tem sido adotada por muitas pessoas para dar um acabamento mais sofisticado a construção, mas como a fachada ou a frente da casa fica exposta a chuva e portanto umidade, não é indicado usar madeira propriamente dita e sim um revestimento porcelanato que imite a madeira, desta forma você tem o mesmo resultado estético, mas usando um material resistente a chuva, sol ou outros fatores naturais, sendo possível inclusive de ser lavado.
É possível usar a próprio madeira, mas é preciso tomar alguns cuidados e não usar uma madeira qualquer, já que as ações dos fenômenos naturais, como o sol, chuva e oscilação de temperaturas podem trazer danos a madeira.
Veja exemplos de fachadas de casas com madeira
Normalmente se usa o laminado que o mesmo usado para fazer piso laminado. Desta forma você poderá fazer o revestimento da parede usando este material que pode ser combinado com o que você já tem no chão ou usando outro diferente. Outra possibilidade quando você deseja o resultado estético como madeira, mas não quer usar madeira é colocar um papel de parede que imite algum tipo de madeira.
Sim. O PVC é um material que pode ser usado em várias partes de uma casa, como porta, forro, janela e inclusive parede. Não é muito habitual usar o PVC para este fim, já que é mais comum encontrarmos o seu uso no forro em substituição a laje, quando a casa foi projetada sem laje.
Veja aqui alguns belos exemplos de PVC nas paredes
Sim. Esta é uma prática bastante comum, inclusive em espaços comerciais como lojas, mas pode ser usada em residências também. A vantagem do uso de paredes espelhadas é que elas aumentam o tamanho do espaço, ou dão a impressão que o espaço é maior, quando na verdade é apenas impressão. Mas esta estratégia é amplamente usada para dar a impressão de espaço maior.
Veja alguns exemplos:
Vale quando o objetivo for dar essa sensação de maior espaço ou quando se deseja dar um acabamento diferençado a uma sala, quarto ou outro ambiente. É preciso levar em conta que revestir uma parede inteira com vidro pode ficar caro, então é preciso ter uma boa justificativa.