O projeto de construção de uma garagem deve levar em conta diversos fatores como piso, o tipo de piso e telhado, se o portão será automático ou manual, aberto ou fechado, qual é o tamanho da garagem, entre outros aspectos. Normalmente a construção de uma garagem deve fazer parte do projeto como um todo, se ela for construída posteriormente então será necessário considerar o espaço disponível para ela que as características da casa também. Veja abaixo algumas dicas sobre o projeto e as partes que compõem a construção de uma garagem.
Fazer a cobertura na garagem é importante para evitar que os automóveis fiquem no sol, ou na chuva. É possível fazer a cobertura com telhas comuns ou de barro, neste caso é conveniente usar esse tipo de cobertura seguindo o mesmo padrão da casa. Quando isto não for possível pode se usar também outro tipo de cobertura como policabornato, acrílico, vidro, entre outros. Alguns desses tipos são usados geralmente para cobertura de garagem que ficam isoladas da casa, como no caso de condomínios onde as garagens são coletivas. Veja alguns exemplos de cobertura para garagens.
O piso é o outro item que merece muita atenção, afinal a entrada e saída de automóveis poderá causar não só a sujeira, como estragar o piso. Muitas pessoas utilizam o piso cerâmico na garagem e geralmente fazem isso para manter o mesmo padrão usado na casa ou talvez pelo fato do piso cerâmico ser de limpeza mais fácil. Outros tipos de piso para garagem pode ser blocos de concreto, pedra, contrapiso apenas, entre outros. Veja alguns exemplos de pisos de garagem.
A escolha do piso ideal para ser colocado em uma casa passa por diversos crivos, sendo a questão estética, funcional, preço, entre outros.
Dentre as opções temos:
Todo projeto de construção deve levar em conta o espaço do ambiente, no caso da garagem o comprimento e largura são muitos importantes para se obter um resultado adequado. Para chegar a esta conclusão você precisa fazer algumas perguntas, como: quantos automóveis vão ficar ali? Qual o tamanho dos automóveis que você tem? A resposta dessas duas perguntas e ajudará a determinar o tamanho da garagem considerando ainda os espaços necessários para circulação entre os automóveis.
Três aspectos devem ser considerados:
Por fim temos ainda considerar a questão do portão que fará o fechamento externo da garagem, neste caso duas coisas são importantes. A primeira delas é se portão será fechado ou aberto, isto é, se haverá aberturas no portão que dará acesso visual à rua e vice versa. O segundo aspecto é se o portão será automático ou manual. Portão manual é um problema para muita gente, principalmente para quem tem o hábito de chegar à noite em casa, neste caso abertura manual do portão leva mais tempo e isso pode ser um problema de segurança. O portão automático resolve em partes este programa por tornar o processo de entrada e saída mais ágil, sem contar que em dias de chuva e frio você não precisa ficar exposto a eles para fazer a sua abertura ou fechamento.
Todos esses itens devem ser considerados no projeto de construção, do telhado ao piso tudo é importante e a análise criteriosa e cada um desses itens ajudarão a encontrar a melhor solução.
Na parte elétrica também é necessário ter alguns cuidados, como ter tomadas disponíveis e de preferência mais de uma. Isto se aplica pelo fato de você precisar usar aspirador de pó para limpar o carro, lavadora de pressão para limpar o piso e outras ferramentas elétrica no local. Talvez seja pudente ter dois tipos de tomadas, uma 110v e outra 220v.
A iluminação também é importante e aqui uma boa sugestão é o uso de lâmpada com sensor de presença. Com isso quando você entrar na garagem ela é acionada automaticamente e desliga sozinha depois que você deixar o ambiente. Este tipo de lâmpada é muito recomendado para garagem e gera muita praticidade.