Em tudo que fazemos na vida sempre iremos encontrar alguns fatores que são contrários à aquilo que estamos fazendo e no caso da construção de uma casa não é diferente, pois existem vários fatores que podem ajudar e outros que acaba dificultando o processo de construção. Como terminei construir recentemente a minha casa, observando os erros e acertos que tive no projeto chego à conclusão de que os três inimigos que tive durante o processo foram o seguinte: pressa, experiência e orçamento apertado.
Diz um velho ditado que a pressa é inimiga da perfeição e para construir uma casa esta é uma verdade bastante absoluta. Como tinha um pouco de pressa é possível que eu tenha ignorado alguns detalhes importantes, como a observação de outras obras como referência do que eu poderia fazer, ter mais tempo para conversar com o arquiteto e engenheiro e até mesmo o pedreiro para ouvir um pouco deles sobre aquilo que ficaria bom eu não ficaria minha casa, entre vários outros fatores que a pressa acabou atropelando.
O segundo fator que acredito que foi o inimigo terrível na construção da minha casa foi a experiência que eu tinha em construção civil, afinal esta foi a primeira casa que fiz na vida e acredito que cometi muitos erros que poderiam ser facilmente evitados se eu tivesse um mínimo de experiência. Aliado ao fator anterior, a pressa, a inexperiência contribui bastante para que você deixe de considerar pequenos detalhes que acabam fazendo muita diferença depois.
Como não bastassem os dois itens anteriormente já citados, eu ainda sofre muito com o inimigo chamado orçamento apertado. Este talvez tenha sido o mais cruel de todos e me colocava constantemente em uma situação de pressão entre cumprir as tarefas que eu precisava e não estourar pequeno orçamento que eu tinha. Então imagine uma pessoa com pressa sem experiência e com o orçamento apertado? Quando olho para minha casa hoje acredito que o resultado foi melhor do que poderia ser, embora esteja muito longe do ideal. Esses três inimigos atrapalharam muito e hoje acredito que se fosse construir novamente eu trabalharia seriamente para minimizar os efeitos que cada um deles costuma causar.
Existem muitas coisas que devem ser consideradas quando se decide comprar uma casa.
O planejamento deve anteceder as preparações para que assim sejam evitados problemas que vem com a pressa, inexperiência ou orçamento apertado / insuficiente.
O principal aspecto para dar atenção é: o que é IMUTÁVEL OU DIFÍCIL DE ALTERAR depois de construído o imóvel, veja só:
1. Localização
A menos que o plano seja morar em um trailer ou ônibus, dificilmente será possível mudar a localização. Então ao escolher o terreno em que será feita a casa preste atenção em itens como:
2. Escolha da empreiteira, engenheiro e/ ou arquiteto
É necessário cuidado ao escolher a empreiteira, engenheiro e /ou arquiteto. Tenha certeza que eles são confiáveis e tem experiência no que estão fazendo, preste atenção em:
3. Qualidade dos materiais utilizados
Se for para escolher entre acabamento X, Y, Z ou a qualidade dos materiais destinados a parte elétrica, hidráulica de esgoto, materiais de fundação e pedras de alicerce, colunas e paredes, não economize na base da construção para investir em acabamentos mais sofisticados, este pode ser um erro terrível e difícil de concertar. Nunca sacrifique a qualidade da construção por acabamentos eles podem ser melhorados depois de pronta a casa, já o esqueleto da casa dificilmente poderá.
Onde posso saber mais sobre o assunto?
Livro: Construa Voce Mesmo a Sua Casa. Construção Pré-preparada. Motta Lidenor de Mello. Acesso em 8/8/19. Link.
Planejamento, equipamentos e métodos para a construção civil. Por Robert L. Peurifoy, Clifford J. Schexnayder, Aviad Shapira, Robert L. Schmitt. Acesso em 8/8/19. Link.
Planejamento Técnico Da Construção Civil. Por Eliane Gallo Aquino. Acesso em 8/8/19. Link.
Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira