Quem já fez a construção ou reforma de uma casa já deve ter notado uma coisa interessante: o comportamento de pedreiros quando ao uso de materiais. Durante uma reforma que fiz em uma antiga casa onde eu morava eu não entendia muito porque o pedreiro ficava pedindo material direto ao invés de pedir de uma única vez. Houve casos em que ao acabar de chegar da loja de materiais ele me pediu mais material! Caramba! Por que não falou de uma vez e eu já teria comprado tudo?
Mas eu achei que o problema era com aquele pedreiro em específico, mas agora em fase de construção de uma casa já percebi que o problema parece ser geral. O outro pedreiro que contratei está seguindo a mesma linha.
- Preciso de 15 sacos de cimento!
- Ok, mandei os 15 sacos.
- Preciso de mais 15!
- Tá, está indo.
- Preciso de mais 7 sacos.
- Mais 7? Mais que coisa! Por que não pediu logo 50 no início?
O que pode acontecer com muitos é talvez o medo de pedir muito material e acabar não usando tudo e ai o cliente reclamar, mas pode ser também falta de planejar melhor, já que eles têm bastante experiência com quantidade de materiais que são usados em determinadas partes da construção.
Se por um lado incomoda um pouco a atitude deles de pedir material de forma fracionada, por outro não deixa de ser bom, pois de fato você não compra nada em excesso e assim tem um controle melhor do consumo de material. A dica para quem está construindo é abrir uma conta em uma loja de material de construção e pedir que façam a entrega com pagamento programado por semana, assim, sempre que precisar você apenas liga e eles entregam, depois no final de semana você paga o consumo da semana.
O relato acima pode ser mitigado com uma boa administração da obra e esta é de fundamental importância para evitar tais problemas, bem como outros que surgem durante a construção.
Na construção civil existe o papel da administração da obra que deve ser feito por uma pessoa destinado a organizar, acompanhar e fazer a gestão de todo trabalho envolvendo a construção, desde o início até o seu final. Basicamente administração da obra consiste:
Contratar a mão-de-obra necessária para execução da obra, como pedreiros, encanadores, eletricistas e outros. Isto inclui também os serviços de terceiros, como empresas especializadas em colocação de calhas, instaladores, entre outros profissionais que você vai precisar.
A compra de materiais de construção faz parte da administração da obra e é preciso ter um bom planejamento para saber o que comprar, em qual quantidade comprar e principalmente quando comprar. Não dá para você entrar numa loja de material de construção e comprar de uma única vez tudo o que você vai precisar para fazer a casa, existem etapas que precisam ser respeitadas e mesmo pensando no armazenamento de todo esse material.
A programação da entrega é tão importante quanto a própria compra, afinal em muitos casos às vezes não há local adequado ou espaço para estocar muito material no canteiro de obras. Assim, é importante compreender as necessidades de materiais que a obra tem, as condições para estocagem da mesma e assim determinar como será a entrega desses materiais. Conhecer bem os fornecedores é também muito importante, afinal você passar confiar que eles entregarão na data em que foi combinado e assim você tem um pouco mais de segurança para trabalhar.