A calçada de uma casa é uma área pública, mas a manutenção é do proprietário do imóvel, com isso é comum encontrarmos uma diversidade de formas de tratamento, manutenção e conservação das mesmas. Cimento batido, pedras, piso frio, grama, entre outros. São vários os materiais empregados na calçada. Muitos entendem que a calçada é uma extensão da própria casa e colocar pisos ou outros materiais que venha inclusive a combinar com a estética interna do ambiente.
Um dos materiais bastante usado para a calçada é a pedra Miracema (imagem abaixo). Este material é bastante resistente por ser pedra e dá um bom acabamento na estética da calçada, tem várias cores e o preço é bastante atrativo, por sinal um dos materiais mais baratos, depois do contrapiso.
Eu coloquei esta pedra na calçada da minha antiga casa e tive observei alguns inconvenientes, por isso queria dar algumas dicas para aqueles que pretendem fazer o mesmo.
Cuidados com o assentamento da pedra. No meu caso o assentamento não foi dos melhores e não demorou muito tempo para algumas delas começar a soltar. O problema é que essa pedra é assentada no cimento e ai precisa realmente cuidado e um trabalho bem feito.
Outra questão é que notei é que as pedras que se soltaram estavam basicamente nos locais onde eu entrava com o carro e a má colocação aliada ao peso do carro entrando e saindo pode ter causado esses problemas.
A limpeza dela também é mais difícil do que se fosse o piso liso ou mesmo o contrapiso. O ideal é você ter aquelas máquinas de lavar calçada que usa a pressão da água, já que a pedra é irregular e com isso acumula mais sujeira, sem contar que com o tempo ela pode adotar um tom mais escuro se não foi feito uma limpeza constante e adequada.
Ela tem diferentes cores e isto é bom para você usar aquela cor que mais combina que a sua casa, contudo os preços podem ser alterados de acordo com a cor também.
Mas vale a pena colocar essa pedra sim. Os problemas que eu tive serviram para eu ficar mais atento e acompanhar melhor a colocação em casos futuros. Tenho visto muitas calçadas onde o trabalho foi bem feito que o resultado compensa.
Se você pretende colocar a pedra Miracema na calçada da sua casa ou em outras áreas, gostaria de dar algumas recomendações que podem ser úteis para você ter um bom retorno do investimento e conseguir um bom resultado com este produto.
Faça um bom nivelamento da superfície onde você pretende colocar a pedra. Uma coisa que eu desconfio é que quando a um certo desnível ela tende a apresentar maior problemas, por isso eu creio que se a superfície estiver perfeitamente nivelada, a chance de você ter problemas com as peças soltar ou mesmo quebrar é muito menor.
Contrate um bom profissional que tenha experiência com uso dessa pedra. A colocação bem feita é fundamental para se ter um bom resultado e evitar por exemplo que as pedras se soltem. O ideal é que você visite alguma obra em que este profissional já colocou a pedra para você poder avaliar o resultado na prática.
A entrada da garagem por onde passa os automóveis tendem a ser os locais de maiores problemas, uma vez que o peso do automóvel que é aplicado sobre as pedras, com o tempo elas podem se soltar, se não estiver bem colocado. Então durante o processo de colocação é importante ficar atento especialmente com essa parte da calçada que aonde vai ser exigir mais das pedras.
Faça uma manutenção constante, ou seja, se porventura uma pedra se soltar, providencie a devida correção dela, pois se você deixar pode ser que as pedras ao lado comecem a soltar também.
Embora muito usada, existem muitas pessoas que optam por outros materiais e o que não faltam são alternativas que podem ser usados para fazer a calçada de uma casa. Veja abaixo algumas alternativas que podem ser usadas na calçada também.
O concreto é o tradicional que atende bem a maioria das necessidades. Como vantagem ele tem o custo baixo e porque não dizer a facilidade de uso dele. O processo de concretagem é muito rápido também. Como desvantagem está o fato de ele ir dissolvendo com tempo e uso, as vezes ocorre trincas, rachaduras e em alguns casos pode acumular bolor com mais facilidade em épocas de muita chuva.
Uma dica importante é usar uma tinta para pintar o concreto da calçada, que além de deixá-lo mais bonito, ajuda evitar os problemas acima citados.
É uma boa alternativa e atende a maioria dos casos.
Muita gente faz opção por colocar o piso cerâmico comum, que também pode atender bem a maioria dos casos, mas ele não é resistente e pode quebrar e soltar com incidência de sol chuva, peso dos automóveis e outros atritos.
Porcelanato é uma alternativa inclusive em relação ao piso comum, por ser mais resistente ele tende a resistir melhor do que o piso tradicional comum. Mas é preciso escolher bem o modelo que não seja liso e deve-se considerar ainda que esse tem um custo mais elevado.
Tanto o piso, como o porcelanato tende a sofrer um pouco com a incidência de sol e em muitos casos eles acabam se soltando com o tempo. Manchas e um certo encardido as vezes é comum também.
A pedra mineira é uma excelente alternativa que alia beleza e resistência. Seu único inconveniente é o custo que é realmente bem mais alto do que as alternativas acima expostas. Tanto na aquisição como na colocação, o custo pode ser mais alto, mas vale muito a pena, pois ela é belíssima e por ser pedra, resiste muito bem os intemperes naturais.
Pedra portuguesa
Esta é uma antiga conhecida nossa e amplamente usada em calçadas, rampas, praças e muitos lugares. Ela tem como desvantagens o risco de soltar as peças com o tempo e principalmente se não for bem colocada. Tenho visto muitas calçadas bonitas e muitas nem tanto com esta pedra. É preciso de um pouco de criatividade para usá-la.
Ahhh. A manutenção dela é importante, pois ele pode encardir e ai fica feia.
Os bloquinhos de concreto são muito úteis para a calçada e é comum vermos o seu uso especialmente em empresas ou grandes espaços. Creio que o inconveniente deles seja o preço, mas fica muito bom e a resistência e durabilidade é muito alta.
Muitas calçadas podem ser feitas com grama, não na sua totalidade, mas uma parte dela pode ser feito em grama e a outra parte com concreto, por exemplo. Muitos condomínios ou até cidades tem adotado esta combinação de grama com outro tipo de piso.
Na minha casa fiz um mix de concreto e grama, aliás, é uma exigência do condomínio de que a calçada tenha uma faixa central de 1,20 metros que pode ser de concreto, pedra, piso ou outro material qualquer e duas faixas paralelas de 80 centímetros cada uma, com grama. O resultado é excelente.