A resposta para a pergunta do título é sim e não, tudo dependerá de alguns fatores e alguns cuidados que precisam ser tomados antes e durante a contratação de mão de obra para a construção da casa. Normalmente ouvimos as pessoas se queixarem de pedreiros, pintores e outros profissionais da construção civil e pelo menos em parte há muita razão para isso, eu mesmo já tive algumas inconveniências como eles. Entre as queixas mais comuns estão:
Os problemas acima de fato podem acontecer, mas acredito que a coisa possa ser amenizada com alguns cuidados por parte de quem está contratando esses profissionais. As dicas abaixo poderão ser úteis.
Antes de contratar pesquise bem os profissionais da área. Converse com outras pessoas e peça indicações de mão de obra para construção, pintura, eletricista, etc. Faça uma relação deles, peça orçamento e conheça a forma de trabalho. Isto é útil, pois ao comparar a maneira de trabalhar, preço e como eles te atendem já mostram alguns indicadores importantes.
Depois disso visite algumas casas que ele tenha construído, esta é a parte mais importante para avaliar a qualidade da mão de obra, pois se houver problemas com aquele profissional, certamente esses problemas aparecerão naquilo que ele tenha feito. Não só problema, mas também estilo de trabalho, tem profissionais que trabalham bem, mas as vezes não atingem o padrão de qualidade que você deseja e isto precisa ser avaliado.
Estando tudo OK, converse com ele, negocie o valor, as condições de trabalho e depois faça um contrato especificando tudo isso. O contrato é útil para você e para o pedreiro também.
Ao fazer um contrato, você especifica quais as obrigações e direitos de ambas as partes e assim estabelece com clareza o que deve ser feito e o que esperar do resultado final do trabalho. Um contrato é um documento importante também em caso de algum problema, como o não cumprimento do que foi acordado, pois se houver alguma causa ou ação judicial, existirá um documento que mostra a intenção inicial e os termos acordados.
Mas tudo que começa bem feito precisa terminar bem feito e se você fez a coisa certa até agora, acompanhe o desenvolvimento da construção de perto. Fiscalize a obra, administre materiais e prazos. A casa é sua, os recursos são seus e, portanto é justo que você esteja perto auxiliando inclusive no que for necessário.
Creio que seguindo essas dicas a mão de obra para a construção de uma casa não será um problema.