A água é um item essencial à nossa vida, mas se não tomarmos cuidado com ela, grandes podem ser os estragos em uma casa por conta de um grande problema chamado infiltração. Como sabemos a unidade pode vir de todos os lados e ao construir é necessário fazer as devidas impermeabilizações para evitar que a unidade possa gerar infiltração e danificar paredes, teto e outras partes da casa.
Veja abaixo os principais tipos de impermeabilização.
Antigamente não se tinha o hábito de impermeabilizar o alicerce, ficando a preocupação apenas com as paredes, mas a umidade não tem regras e ela pode vir de todos os lados, inclusive pela terra que está abaixo da casa. Desta forma muitas paredes tinham infiltração por conta de problemas com umidade no alicerce.
Hoje o consenso é de que ao fazer o alicerce é necessário impermeabiliza-lo e para isso normalmente usa duas formas ou dois produtos, sendo um deles a base de concreto e outro asfáltico. Com isso, eles impedem que a umidade do solo suba para as paredes, evitando assim as famosas infiltrações.
Veja aqui exemplos e informações sobre impermeabilização de alicerce
As paredes sempre são uma preocupação a parte quando o assunto é infiltração, pois é nelas que surgem esses problemas. Existem algumas formas de proteger uma parede e creio que as formas mais comuns seja as seguintes:
Impermeabilizar contra umidade. Este tipo consiste em aplicar o impermeabilizante no reboco cru ou até antes do reboco em cima do chapisco.
Impermeabilizar contra batida de chuva. Esta impermeabilização é feita com um produto, cuja marca de referência é o Vedapren, embora existam outras marcas. Ele é aplicado na parede antes da pintura e evita que a água da chuva que bate ou escorre na parede penetre na mesma.
Veja aqui exemplos e informações sobre impermeabilização de paredes
Depois de impermeabilizar paredes e alicerces, não podemos esquecer do teto que pode trazer muitos problemas com água da chuva, principalmente. Telhados com vazamentos, lajes expostas sem o devido tratamento pode ser um problema sério.
Nesses casos o ideal é tratar bem o telhado e garantir que não haja nenhuma goteira. Se não houver telhado e a laje estiver exposta à chuva é preciso impermeabilizar muito bem para evitar que haja infiltração.
A manta térmica é uma boa opção para telhado, já que além de garantir o conforto térmico, ela pode ajudar também na impermeabilização do telhado.
Veja aqui exemplos e informações sobre impermeabilização de teto ou telhado
Sim, uma parede com umidade pode ser impermeabilizada para resolver o problema. Mas primeiro é preciso entender qual é o problema que você tem, para poder aplicar a solução correta.
De onde está vindo essa umidade? Se você conhece a origem e se for possível eliminar a fonte dessa unidade, esta é a primeira coisa a fazer. Depois é preciso retirar o reboco e deixar a parede exposta até estar totalmente seca. Feito isso você pode aplicar o impermeabilizante direto no bloco ou no tijolo, espera secar, depois rebocar novamente em cima e dar o devido acabamento.
As trincas são problemas bastante sérios e podem ser usadas para infiltração de água e consequentemente problemas maiores na parede. Para resolver esse tipo de problema, o ideal é você abrir um pouquinho mais as trincas e aplicar um impermeabilizantes a base de concreto, depois corrija o reboco em cima e faça a devida pintura.
Se for trincas internas que não envolva infiltração de água, elas podem ser corrigidas apenas com massa corrida e depois pintado em cima.
O ideal é que você aplique o impermeabilizante na base da parede, inclusive sem o reboco, como explicado na questão acima. Para que ele seja mais efetivo, ele deve ser aplicado no tijolo e depois a rebocado novamente em cima para depois ser pintado. Embora seja possível você passar em cima da tinta, mas isso apenas em locais onde não ficará exposta a parede, caso contrário será necessário pintar de novo.
Esta é uma tarefa que nem sempre é fácil, pois existem casos que ela é bem evidente e fácil de perceber, mas em outros não. Lembro de uma pequena infiltração que apareceu no teto de um dos quartos da minha casa e depois de avaliar bem não identifiquei por onde a água poderia estar entrando. Precisei chamar um profissional que trabalha com calhas depois de algumas análises identificamos uma possível entrada em um determinado ponto da calha. Fizemos a correção e parece que o problema resolveu.
Então, a identificação da origem de uma infiltração pode ser um trabalho minucioso e as vezes requer alguns testes e um acompanhamento para tentar entender por onde a água está infiltrando. Mas identificar a origem extremamente importante para que você possa aplicar a correção correta.
São muitas as consequências de uma infiltração de água na parede, no teto ou mesmo através do alicerce. Primeiro que ela vai aos poucos danificar a estrutura, como a pintura, o reboco, gesso, revestimentos, pisos e outros. Depois eu preciso considerar que ela vai gerar aquele bolor na parede ou no local onde está a infiltração, mofo e até mal cheiro.
Se não for corrigido, a infiltração pode causar realmente muitos danos em uma casa e inclusive diminuir o valor de mercado da mesma, sem contar que pode trazer problemas respiratórios para as pessoas que moram nos locais com grande incidência de infiltração.