Sim, dá muito trabalho construir uma casa. O processo de construção envolve muito planejamento, relacionamento com vários tipos de profissionais, conhecimento de diversos tipos de procedimentos, entre outras coisas. Demanda tempo, paciência e muito envolvimento para que tudo dê certo no final.
Agora, vale a pena construir? Creio que sim. Pelo menos pela minha experiência da construção de duas casas, creio que em todos os casos vale a pena o trabalho, o esforço, a dor de cabeça. Há muitas razões para chegar a esta conclusão e mostrarei abaixo algumas delas.
Abaixo segue alguns pontos que precisam ser avaliados com mais cuidados, pois geralmente é onde dá um pouco mais de trabalho.
Tudo começa na própria compra do terreno, afinal uma boa compra é um sinalizador importante. Tamanho do terreno, localização, terraplenagem e outros processos são importantes e demandam bastante trabalho. Compre um bom terreno e as coisas poderão ficar mais fáceis na construção.
O terreno é a base da construção e se ele tiver problemas, certamente a construção será mais complicada. Por problemas, entenda por qualquer coisa que possa vir trazer alguma dificuldade. Como exemplo, existem os terremos muito pequenos, com desnível muito acentuado, situado em ruas e locais de alto movimento de automóveis (isto é um problema para fins residenciais apenas), dentre tantos outros.
A dica mais importante aqui é você fazer uma boa escolha do terreno, afinal como explicado, ele será a base para a casa e um dos pontos que conta muito a favor nesse aspecto a sua localização. Um terreno em uma boa localização certamente já lhe renderá bons pontos na valorização da casa depois de pronta.
O projeto é a parte crítica pois é aqui que você precisará ligar as peças, definindo o que será construído, como será construído, quando, por quem, entre outros. Tamanho da obra, quantidade de cômodos, tamanhos e distribuição deles exigem bastante atenção. Eu demorei 6 meses para definir o projeto de uma casa que considero simples. Fazer um projeto não é apenas fazer uma planta, precisa pensar em iluminação, ventilação, projeto hidráulico, elétrico, usabilidade da casa, entre outros fatores.
Imagine uma situação onde o encanamento passa debaixo da casa. E se houver rompimento de um cano ali? Ou ainda uma casa feita na divisa sem uma boa entrada de ar? Como será morar nesta casa no verão?
Depois do projeto pronto outro ponto que exige bastante atenção é a contratação e relacionamento com pedreiros, mestre de obras, pintores e outros profissionais da construção civil. Eu sei que cada caso é um caso, mas há muitas reclamações em relação ao relacionamento profissional e até pessoal com eles. Definir o valor e a forma de trabalho, acompanhar a execução da obra, pautar pela economia de materiais, entre outras ações são necessárias bastante atenção.
Este é um ponto de bastante atenção pois é necessário você ter certeza de que estará contratando os profissionais certos para trabalhar na sua obra. Assim, se você não conhece o serviço do pedreiro e os profissionais que irão trabalhar, uma dica é visitar uma casa que eles construíram para verificar como é o trabalho final e talvez, se possível, conversar com o proprietário que poderá dar mais informações não só da casa pronta, mas de todo processo de construção da obra.
Por fim ressalto ainda a compra de materiais que é diversa e em vários locais diferentes. Isto não dará trabalho se você tiver bastante dinheiro e não quiser perder tempo com pesquisa de preços e outros detalhes burocráticos. Mas se você quer economizar na compra do material e certificar que está comprando direito, prepare-se! Você vai gastar muita gasolina, telefone e sola de sapato. Mas vale a pena, pois o trabalho que dá para comprar irá compensar, pelo menos você sabe o que comprou e terá controle financeiro muito mais efetivo.
Comprar materiais de construção não é a mesma coisa que fazer compra de supermercado, onde você pega o carrinho e vai selecionando os produtos e ao chegar no final já está tudo pronto. Normalmente você compra em várias lojas diferentes, ainda assim é necessário fazer muita pesquisa, avaliar qualidade, formato e tipo dos produtos, bem como alinhar a cada um a proposta da casa. É um processo bastante trabalhoso e exige muita dedicação para você comprar os materiais certos com os melhores preços.
Sim, claro! Existem empreiteiras que te entrega a casa pronta com a chave na porta. Eles fazem tudo, como compra de materiais, gerenciamento da obra, etc. O custo é bem mais caro.
Quem não quer ter trabalho com construção, esta é uma excelente alternativa e basicamente você aprova o projeto e depois recebe a casa pronta. Nada mais cômodo e prático do que isso, embora, como já citado, como você vai terceirizar todo o processo, o preço final vai ficar um pouco mais elevado, mas ainda assim vale a pena se considerar que você não terá trabalho com a obra nesse ponto.
Como já adiantado no início do texto, todo esse trabalho compensa pelo resultado que você pode ter e embora haja muitos, citarei dois que são fundamentais para avaliar o resultado final de um projeto de construção: O custo e a personalização da casa.
Se você optar por comprar o terreno e construir, poderá economizar até 30% em relação a compra da casa pronta. Esse é o cálculo que geralmente os corretores de imóveis fazem. Não sei se é exatamente isso, mas creio que de qualquer forma há economia sim e se o fator financeiro for importante para você, vale muito a pena pensar na construção ao invés d compra da casa pronta.
Além do custo acima citado, a outra grande vantagem que quero destacar é o fato de você fazer uma casa "do seu gosto", ou seja, você irá aprovar o projeto, o tamanho de cada cômodo, a quantidade deles, a disposição, a quantidade de tomadas, a cor do piso e revestimento, o tipo das portas e janelas, etc. Tudo isso é importante, pois ao comprar uma casa pronta você não pode fazer certas escolhas, tem que aceitar as coisas como estão.
Eu construir duas casas e posso garantir que vale a pena fazer a construção pelos motivos acima citados e ainda mais pelo fato de você ter a satisfação de ver uma obra que você conduziu do começo ao fim. Cada detalhe foi pensado, cada necessidade foi considerada e ainda que algumas coisas saiam diferente do que você planejou, o que é bastante comum, ainda assim vale a pena investir no projeto de construção de uma casa, principalmente se for para moradia própria.