A construção de uma casa envolve grande esforço, coragem, dedicação e sobretudo bastante dinheiro. Como é um projeto complexo que envolve diversas etapas e muitos detalhes, os custos para execução de uma obra desse tipo geralmente são autos e normalmente fica acima dos valores planejados já que existem diversos detalhes e alguns imprevistos podem acontecer durante o processo de construção da casa.
Os custos de construção de uma casa envolve a aquisição de materiais de construção, contratação de serviços serão necessários e sobretudo os custos com a mão de obra, como o construtor, pintor, instalador elétrico, arquiteto, engenheiro, dentre outros. Dependendo do projeto que você estiver executando o custo com a mão de obra poderá ser até maior do que o custo com os materiais, embora isto nem sempre é uma verdade. Uma coisa é certa, a mão de obra onera bastante o custo de construção de uma casa.
Então este é um item importante para você ficar atento, pois toda iniciativa que você tiver no sentido de diminuir a quantidade da mão-de-obra empregada, significará redução de custo. Desta forma, algumas etapas na construção da sua casa, poderá ser feito por você mesmo e isto será significativo e terá um impacto financeiro no final da construção.
Um dia desses eu estava conversando com uma pessoa que tomou uma iniciativa interessante para construir sua própria casa, segundo ele, havia alguma dificuldade na contratação de mão de obra talvez pela falta de qualidade de muitos profissionais ou talvez pela falta de recursos em pagar essa mão de obra. Então ele fez alguns cursos na área, como de eletricista, mestre de obras e outro que não me lembro e a partir daí começou a construir sua própria casa trabalhando nos finais de semana apenas. Achei interessante a ideia dele e creio que ela poderia ser a saída para muitas pessoas. Se você economizar com a mão de obra, o custo final da obra vai cair quase pela metade.
Mas tenha cuidado, pois a construção precisa ser feita de acordo com o projeto assinado pelo arquiteto ou engenheiro e aprovado na prefeitura da sua cidade.
Talvez você possa estar pensando que não tenha competência, tempo ou mesmo interesse em construir sua casa inteira sozinho, mas você poderá fazer algumas etapas e não precisará contratar mão-de-obra para fazer 100% da obra.
Existem algumas etapas que são mais críticas e que talvez faça algum sentido você contratar alguém, mas existem outros que podem ser executadas com facilidade com uma pessoa que tenha um pouco de conhecimento e que esteja disposto a colocar a mão na massa para realizar.
Alguns cursos poderão ser encontrados no SENAI, mas também em escolas específicas na sua cidade ou região. Na verdade não é tão difícil construir uma casa, mas é preciso fazer alguns cursos para aprender as coisas certas e não apenas aquilo que a gente acha que é certa.
Entre as diversas vantagens de você mesmo fazer sua própria casa, podemos citar algumas como:
Tudo isso poderia ser minimizado ou resolvido se você mesmo colocar a mão na massa para construir sua casa. Mas lembre-se que uma casa é uma moradia de pessoas e portanto antes de tudo ela precisa ser segura. Não faça nada que você não saiba fazer ou que não possa garantir a segurança das pessoas que estiverem lá dentro.
Como tudo na vida, há vantagens e desvantagens e no caso da construção não é diferente. Existem alguns pontos negativos em você fazer sua própria casa. Veja alguns:
Se você decidir construir sua própria casa, algumas dicas podem ser úteis. Segue:
Devo alertar que a construção de uma casa é um processo trabalhoso e porque não dizer até crítico. Não é uma área para aventureiros ou pessoas descompromissadas com a qualidade no que estão fazendo.
Então se você resolveu seguir a dica desse artigo e decidir construir você mesmo a sua casa, é muito importante considerar que você só deve fazer isso quando estiver seguro do que está fazendo com base em cursos que tenha feito ou com conhecimentos adquiridos pela prática em outros locais.
A parte elétrica, por exemplo é algo bastante sério e não deve ser feito por qualquer um. Assim com a parte hidráulica, alvenaria, entre outros.
Vale lembrar ainda, que toda a construção precisa ter um projeto e esse projeto precisa ser aprovado na prefeitura da sua cidade. É necessário um engenheiro ou arquiteto para assinar como responsável técnico e toda construção que você desenvolver, seja ela feita por você ou por terceiros, precisa ser feito de acordo com o que foi definido no projeto, inclusive nos fatores técnico e estrutural.