Um dos elementos mais importantes na construção de uma casa é a colocação das calhas no telhado. Digo isso pois se for mal feito este trabalho a consequência serão vazamentos de água em dias de chuva e muita dor de cabeça, sem contar os estragos que a infiltração poderá causar na sua casa.
Na construção da minha casa eu fiquei bastante atento a este detalhe, isto porque na minha casa antiga eu tive muitos problemas com calhas mal colocadas e consequentemente com infiltração de água em dias de chuva, portanto estava disposto a tentar resolver este problema agora na minha nova construção e por isso pedir vários orçamentos e discuti com instalador como seria feito a fim de compreender e certificar de que não haveria problemas como eu já tinha numa experiência.
O telhado da minha casa apresentou algumas características que me desagradou bastante, dado a uma característica do próprio terreno e consequentemente da construção, tive que colocar duas calhas no telhado, sendo uma delas como capa eu outra como coxo (lugar onde irá escorrer água mesmo). Eu queria evitar o uso de calhas como essa e colocar apenas nas laterais para conter a água que escorre do telhado, mas não teve jeito e acabei tendo que fazer assim.
O custo das calhas no meu caso foi de aproximadamente R$ 2.000,00 para a compra das chapas galvanizadas e a colocação de toda a casa. Só observando que a minha obra tinha aproximadamente 120 metros de construção e foi colocado calhas em volta da casa toda com 8 pingadores e mais as calhas no próprio telhado como explicado acima. Os valores têm como referência o final do ano de 2013 e naturalmente como fiz em todas as etapas, tive que pesquisar bastante preço para chegar a este valor, já que normalmente os outros casos estavam bem acima deste.
Uma dica importante é que o pedreiro colocou os pingadores ligados diretamente na rede de coleta de água pluvial da casa e assim a água que desce do telhado pela calha não escorre no quintal e vai direto para a galeria de água. Este recurso é bem interessante e evita as poças de água pelos corredores externos.
Dois anos depois eu construí outra casa e nesta nova ocasião queria não cometer os mesmos erros que havia cometido a 2 anos atrás. Então, entre as novas visões que eu tinha, uma delas era não fazer o telhado tradicional e sim o embutido que é aquele que fica escondido.
A justificativa para o novo layout é que ele estava bem na moda por aqui e tinha como principal argumento o fato de ficar mais barato, uma vez que como ele fica escondido, você poderia fazer um telhado mais simples, usando inclusive telhas de fibrocimento, que na época, seu uso ainda não estava proibido no Brasil.
Assim foi feito e de fato o telhado em si ficou mais barato, mas em compensação gastei muito com a colocação das calhas. Para se ter uma ideia o valor gasto com calhas nesta nova construção ficou em torno de R$ 8.000,00. Um absurdo que só me dei conta quando o orçamento chegou. Veja a planilha completa aqui.
Então, veja que calha é importante e ela é cara, por isso é necessário planejar bem o telhado pensando na economia com este recurso.
Sim. Elas servem como complementação do telhado e são usadas entre a telha e a parede, como pingadores, rufos e outros locais. Sem ela seria necessário fazer um telhado colonial com quatro águas, se forma que a água escoasse apenas pelo telhado e caísse direto no chão.
O material em si não precisa de manutenção, mas normalmente são feitos muitas emendas e nesses casos as vezes é preciso vedar novamente. Também com o tempo pode ocorrer de acumular sujeira é requer limpeza. Enfim, embora não seja necessária manutenção preventiva é comum haver manutenção corretiva.
Este tipo de telhado geralmente usa platibandas para esconder as telhas e fica um beiral para fora da platibanda. Normalmente este beiral deve ser coberto com calha, pois ali não vai telha. Só esse local já usa muita calha, sem contar no próprio telhado em si. Então, é comum usar muito mais calha em telhados embutidos do que nos telhados aparentes.
Como explicado acima, as peças das calhas precisam ser unidas e para isso usa-se uma cola para vedação, com o tempo essa cola resseca e as trincas podem surgir, permitindo assim a infiltração. Outro ponto de atenção também que são algumas peças são soldadas e a solda pode por alguma razão trincar, gerando a possibilidade da infiltração da água. Por esses motivos é tão importante fazer uma manutenção preventiva afim de identificar no início esses possíveis problemas.
A calha é feita de aço galvanizado e é um material extremamente resistente, com uma vida útil muito longa. Assim os problemas decorrentes dela estão geralmente nas junções, como explicado acima e não necessariamente no produto em si que é muito resistente a chuva, frio, o sol, calor e outros intempéries da natureza.
Esses barulhos que a calha faz é bastante comum e muito característico deste produto. Na verdade, esses barulhos não ocorrem apenas durante o dia, pode ocorrer a noite também. A razão para sua existência são as mudanças bruscas de temperaturas. Assim quando ocorre um aumento do calor pela incidência direta do sol sobre ela, ela tende a fazer esse barulho e às vezes a noite quando a temperatura cai de forma muito rápida e de maneira mais acentuada, isso também pode acontecer. O material da calha, assim como diversos outros tipos de materiais, reage a frio e calor intensos, ora expandindo, ora contraindo, portanto, este é um evento bastante comum e normal.