A construção de uma casa feita por etapas levar em consideração o alicerce, alvenaria das paredes, laje e telhado, parte elétrica e hidráulica, reboco e pintura demais itens de acabamento. Montar uma parede é uma etapa que seja bastante cuidado pois se for feito errado este trabalho você poderá ter problemas com assentamento de portas, gasto em excesso com reboco, entre outros problemas no decorrer da construção.
Veja abaixo como levantar uma parede passo a passo, com este vídeo de demonstração de um profissional da construção civil mostrando o uso correto dos materiais como a massa de assentar, os tijolos e ainda uso correto das ferramentas que são usadas por pedreiro na construção civil, como o prumo para o alinhamento das parede, o esquadro para fazer o esquadrejamento da casa, entre outros ferramentas.
Este outro vídeo mostra o uso de blocos para levantar paredes e a diferença entre bloco estrutural e de vedação. Os estruturais, por exemplo , suportam 55 kg por cm/2, mas ambos precisam estar dentro das normas técnicas da ABNT
Um dos problemas comuns na construção de uma casa são as paredes tortas que causam bastantes dores de cabeça para fazer a sua correção, onde geralmente é necessário bastante massa para o reboco ou problemas no assentamento de portas, armários embutidos e demais objetos de casa que usam na parede como base.
Os cuidados com as paredes de uma casa devem ser muitos, afinal de contas elas constituem a base da sua casa e portanto problemas como infiltração e umidade podem ser sinais de consequências mais graves no futuro se nenhuma ação for tomada no presente para sanar o problema ou pelo menos minimizar os seus efeitos. A incidência de infiltração é algo bastante comum em muitas casas e as razões para o problema podem ser diversas, assim como as soluções também.
Normalmente a infiltração acontece quando a parede tem contato com uma superfície úmida que pode ser uma encosta de terra, o muro do vizinho que passa umidade para a parede, água da chuva, canos de água com vazamento, entre tantos outros motivos. Qualquer que seja a razão que leva a existência da infiltração, uma coisa é certa: o problema precisa ser tratado para evitar que a parede venha a sofrer corrosão com o tempo.
Eu tinha uma casa que estava com bastante problema de infiltração e havia diversas razões para isso. Primeiro que a água da chuva caía direto do telhado e espirrava muito na parede. Para esse problema eu coloquei uma calha no final do telhado para escoar a água e evitar que ela caísse em formas de goteira e assim minimizar o impacto da água na parede.
Do outro lado da casa que era encostado na casa de um vizinho havia também a infiltração e aí o problema era mais complicado porque eu não tinha acesso ao outro lado para fazer alguma ação no sentido de estancar a fonte da umidade. Nesse caso a solução foi tratar a parede do lado de dentro apenas, tirando o reboco e fazendo um novo com a aplicação de um impermeabilizante. Esta solução não é definitiva e não sei se o problema voltou, pois vendi a casa, mas neste caso você trata apenas os efeitos da infiltração e não a sua causa.
Esta relação é muito importante neste caso, pois o ideal é você tratar as causas do problema ou a fonte da umidade. Quando isto é possível, ótimo, mas quando não é possível é necessário tratar pelo menos os efeitos que foi o que fiz no exemplo acima da minha casa.
Ao fazer uma parede tome os seguintes cuidados com a parte externa dela: