O box do banheiro uma das partes que compõem o chamado acabamento de uma casa, sua finalidade é separar área de banho com as demais áreas do banheiro, evitando assim que o banheiro fique molhado quando uma pessoa usar o chuveiro. Normalmente o box é feito de PVC, de vidro, de acrílico ou outro tipo de material. Nos vídeos abaixo você aprenderá como fazer a montagem de dois tipos de box, sendo um deles de vidro e outro de PVC.
Extra soluções são mais indicadas para quem deseja fazer por conta própria o que quer aprender como é feito o processo de instalação do box do banheiro, o segundo vídeo mostra uma solução pouco caseira mas relativamente mais barata que pode economizar um bom dinheiro nesta etapa de acabamento do seu banheiro.
Este vídeo mostra como fazer a instalação de um box de vidro para banheiro usando as instruções que acompanha o kit de instalação. O vídeo mostra o passo a passo com as instruções de medidas, furos nos pisos, uso do silicone e parafusamento do Box. Com este guia passo a passo é possível a qualquer pessoa fazer a instalação do Box, acompanhando as instruções e executando o trabalho de acordo com o guia de instalação.
Este segundo vídeo mostra como você mesmo poderá não só instalar, mas como criar o Box de PVC. Ele mostra os materiais que você precisará para fazer o Box, os cortes dos materiais, as medidas e o processo completo para a criação e a montagem do Box em PVC. É uma ideia simples e barata para quem não quer pagar para instalar um Box pronto.
O box de vidro é mais caro, mas vale a pena pela durabilidade dele. A chance de quebrar ou dar manutenção é muito pequena e portanto compensa o investimento a longo prazo.
Box de vidro são também mais difíceis de limpar, ou melhor, de manter limpo. Na verdade ele é mais fácil de limpar, mas a sujeira aparece muito mais nele, como as famosas manchas.
Como alternativa ao box tanto de PVC quanto ao de vidro está o uso de cortinas de plásticos. Normalmente se usa uma vara que pode ser fixada nas paredes dos dois lados e assim sustentar a cortina. Veja aqui uma série de exemplos de cortinas de plástico para uso em banheiro.
O banheiro é uma área molhada e é comum as pessoas isolarem a área do chuveiro para evitar que todo o banheiro fique molhado após o banho. Isto é feito com o uso do box que é uma divisão entre a área do chuveiro com as demais dependências. Vidro, acrílico ou até cortinas podem ser usados para a construção do box. Veja abaixo os vários modelos e tipos:
O box de correr é provavelmente o modelo mais usado e ele é composto por duas folhas sendo uma fixa e outra de correr que permite a sua abertura. Esse modelo pode ser de vidro ou de acrílico, este último precisa de uma estrutura de alumínio para se sustentar. O modelo de acrílico pode ter cor branco, fumê, incolor, verde ou outros.
Em muitos casos ele é feito sob medida, isto no caso do uso do vidro que pode ser cortado do tamanho desejado.
O box de abrir não é tão comum como o de correr, talvez seja pelo fato dele exigir maior espaço disponível pois ele funcionará como uma porta comum e o banho tende a ter espaço mais reduzido.
O box de canto é aquele modelo que faz um L e sua indicação é mais comum para banheiros quadrados. Nesse caso, normalmente ele tem duas aberturas, uma para cada lado, permitindo assim uma boa abertura.
Existem casos onde o box não existe e ai uma solução é improvisar um box de cortina. Não é a melhor alternativa, mas pode funcionar. Normalmente é necessário um varão daqueles modelos que permitem a expansão para servir de base para a colocação da cortina. O material da cortina pode ser vinil, polietileno, poliéster ou até de EVA.
Existem casos em que as pessoas optam por fazer uma espécie de box diferenciado, com meia parede e o restante com bloco de vidro, deixando apenas a parte de correr de vidro. Modelos similares a esse podem ser interessantes, principalmente para banheiros mais espaços onde seja possível erguer uma parede sem perder muito o espaço interno.
Exemplos de box com blocos de vidro
O material desse tipo de box é composto por chapas de plástico acrílico e acabado em alumínio. Leve, prático e barato, tem durabilidade curta. Disponíveis em várias texturas e cores, você opta pelas quais mais lhe agradar e combinar com o seu banheiro.
Esse tipo de box é ideal para servir como divisória para o restante do ambiente, no caso, o banheiro.
O granito deixa o ambiente mais elegante e sofisticado.
O box sanfonado não é muito conhecido, mas é prático e ideal para espaços compactos.
Possui uma parte fixa e outras partes móveis. O box para banheira evita que a água da banheira não molhe todo o banheiro e ainda oferece beleza ao ambiente. Geralmente são fixados em cima das bordas da banheira acabada em alvenaria e também podem ser fixados no chão contornando toda a banheira.
Existem pessoas que não gostam e não colocam, mas creio que a maioria opta por usar sim. Ele tem vantagens e dentre elas a principal é o fato de o banheiro não ficar todo molhado enquanto você toma banho. Neste sentido ele serve como uma barreira que irá conter a água do chuveiro evitando que ela se espalhe.
É sim. O vidro é um material mais difícil de limpar e mantê-lo limpo. Isto porque a sujeira aparece com facilidade nele e no caso do box ainda mais por tem o fato de você tomar banho ali e ai entra água, sabão e outras coisa que vai grudando no vidro e fica aquelas marcas.
O ideal é jogar água, depois com uma bucha do lado da espuma apenas esfregar com sabão para soltar toda a sujeira e depois enxaguar bem com água. Com um pano bem limpinho secar. Existem também alguns produtos específicos para limpar vidros e pode ser uma boa opção também.
Com informações de https://www.cemara.com.br/blog
Por Casa Dicas e Luciana Dias