A construção do telhado de uma casa é uma das etapas mais importantes e geralmente uma das mais caras também, afinal gasta muita madeira, telhas e outros materiais, sem contar que demanda bastante mão de obra para a sua execução. Existe também a possibilidade de fazer um telhado verde que é uma alternativa que está na moda atualmente com pessoas investindo cada vez mais em soluções ecológicas e sustentabilidade na construção civil. Veja abaixo como construir telhado normal e telhado verde.
Com a maioria das casas, o telhado principal característica externa.É ainda mais proeminente que as janelas, porque pode ser visto à distância. Entenda errado, seja o tamanho do telhado, o design ou o material, e todo o projeto vai sofrer.
Por telhado normal devemos entender aquele tradicional feito com madeira e telhas e que não leva em conta os conceitos de sustentabilidade como será visto na seção a seguir. Primeiro você poderá visitar este link que mostra quanto custa fazer um telhado e quais os materiais usados.
Para saber qual construir este tipo de telhado, dê uma olhada no vídeo que podem ser acessado abaixo:
O telhado verde é uma alternativa que vem sendo adotado por algumas pessoas para permitir que os raios ultravioletas do sol não penetrem no interior da casa e também para permitir uma beleza mais natural, sem contar com outros recursos como o aproveitamento da água, etc. Embora os telhados verdes possam ser universalmente aceitos como paisagens maravilhosamente sustentáveis por uma infinidade de razões, o pensamento de instalar um em cima de sua própria casa pode parecer assustador, caro e difícil de manter. As plantas podem nos ajudar a eliminar nosso uso de combustíveis fósseis de maneiras além de nos fornecer alimentos locais. Ao incorporar a vegetação em nossa paisagem através do uso de telhados verdes, podemos diminuir muito a energia suplementar que nossas casas exigem, reduzindo a quantidade de calor e frio excessivos que entram no primeiro lugar. Os telhados verdes são diferenciados pela profundidade do meio de crescimento, pois isso está diretamente relacionado ao peso a principal preocupação estrutural.
As plantas que vivem em telhados verdes, especialmente plantas e flores frondosas, podem capturar a poluição do ar e filtrar gases tóxicos do ar.
Maior eficiência significa aumentar o valor da casa. Além disso, telhados verdes são um marcador do popular movimento de construção verde. Por este motivo,um telhado vivo pode ajudar com vendas de casas, contratos de locação e menor rotatividade de inquilinos.
Superfícies duras refletem o som em vez de absorvê-lo. Os telhados verdes podem funcionar como um isolamento acústico, absorvendo e reduzindo os níveis de ruído.
Veja abaixo dois vídeos mostrando como fazer um telhado verde.
Vídeo 1:
Vídeo 2:
O tom do seu telhado não afetará apenas a aparência da casa. Quanto mais baixo o campo, maior a quantidade de água que o declive do telhado irá coletar e descarregar.
Como resultado, as telhas devem ser capazes de lidar, particularmente na extremidade inferior do declive com o maior volume esperado de água (e menor velocidade de movimento da água) sem risco de vazamento.
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
Veja abaixo as opiniões e comentários sobre telhado onduline com telha ecológica:
A vantagem de se obter um telhado onduline com telha ecológica é notadamente visível, isso porque além de ser feita de materiais recicláveis auxiliando na preservação do meio ambiente, tem boa qualidade e o cliente ainda pode escolher algumas cores. Eu adorei as opções de cores, ficou muito bonita a minha área de lazer. É uma telha que não absorve muito calor, transformando o ar do ambiente, é melhor respirável. Gostei bastante e minha área de lazer ficou bem charmosa e aconchegante. Compraria de novo.
Bom, vem atendendo minhas expectativas, mesmo sendo de material reciclável não perde a qualidade comparada a outros telhados. É uma das melhores opções do mercado pois contribue com a natureza e não esquenta o local.
Tatiane, Correntina Bahia
Gosto muito do meu telhado onduline com telha ecológica, fiz a instalação há alguns meses e não me arrependo do investimento, que por sinal foi quase umas quatro vezes mais barato que o orçamento de telha colonial de cerâmica. A instalação foi bem rápida de fazer, as telhas por serem de um bom tamanho, cerca de dois metros e trinta centímetros por oitenta e oito centímetros, rapidamente é feita a cobertura da área, ela é presa com arrebites, é fácil de furar e fixar, é bem leve também, o que facilita a instalação e não exige uma estrutura muito robusta no telhado para segurar o peso da telha. A pintura que ela vem, um tom de laranja ou cerâmica, imita bem as telhas coloniais, até mesmo na sua ondulação, fica com um aspecto bem bonito, e permite também instalar telhas do mesmo tipo só que de cor diferentes, como transparentes.
Karina Gomes da Silva Coelho de Souza, Chapecó SC
Tive a oportunidade de conviver de perto com experiência da escolha do telhado onduline. Tive essa oportunidade graças a minha irmã, na escolha do telhado para a casa dela. Durante as pesquisas tínhamos muitas dúvidas, pois ela queria algo de baixo custo e ao mesmo tempo bonito e prático. Encontramos todos esses pontos no telhado onduline com telha ecológica, o seu design ondulado conquista qualquer um, por dá um toque especial na casa, além de ajudar o ecossistema por ser ecológica, então você deixa sua casa bonita e ainda por cima ajuda a natureza. Por esse telhado ser de fácil aplicação, ainda tem como vantagem a redução de custos com a mão de obra e por ele ter longa durabilidade se reduz gastos também com reformas.
O telhado onduline com telha ecológica tem as mesmas desvantagens dos telhados convencionais, sendo somente na aplicação, isso se resolve seguindo os manuais de aplicação.
Samara Barboza Lima, Irece-Bahia