Texturas e grafiatos são bastante comuns em parede de casas e apartamentos atualmente, graças a uma enorme variedade de formas de aplicação, cores e técnicas, seu uso é cada vez mais comuns e atrai pela beleza e praticidade.
Mas como aplicar texturas e grafiatos nas paredes? É necessário contratar sempre um profissional ou eu mesmo posso fazer a aplicação desses materiais? A resposta é que você poderá fazer a aplicação ou poderá também contratar um profissional. Nos vídeos abaixo você verá como aplicar o grafiato e a textura nas paredes.
Este vídeo irá mostrar como aplicar o grafiato na parede e a técnica para fazer o riscado na direção que você desejar, seja na horizontal, vertical ou outra direção.
Dicas para comprar a textura e principalmente como fazer a aplicação dela com dicas bastante simples e práticas para quem deseja fazer por conta própria a aplicação da textura em paredes.
Parte I
Parte 2
Neste segundo vídeo da mesma série é mostrado outras técnicas de aplicar texturas a paredes onde fica claro que é possível usar a imaginação para criar os mais diversos tipos de aplicações dependendo do gosto de cada um.
Permite um acabamento melhor, dando uma aparência melhor na superfície da parede. Em outras palavras, fica bem mais bonito a parede com o uso desses produtos do que o simples reboco que além de ficar feio, mostra muitas imperfeições;
Protege o reboco contra umidade e infiltrações já que ambos são uma massa de cimento que cria uma camada uniforme e impede a penetração da água. Esta é provavelmente a principal vantagem do uso desses produtos, pois a infiltração é um problema bastante grave em muitas construções;
Protege a parede contra mofo e bolor, típicos de rodapés ou locais onde possa haver concentração de umidade. Idem ao item anterior, pois com o excesso de chuva nos meses de verão é comum juntar mofo nas partes mais baixas da parede que acaba absorvendo muito a água;
Entre outros
Mas para que a aplicação do grafiato ou textura tenha um efeito positivo é necessário considerar alguns itens e tomar alguns cuidados que podem ajudar ainda mais. Dentre eles destaco os seguintes:
Aplicar um impermeabilizante na parede. Apesar do grafiato ou a textura tem uma enorme resistência a água, eles não impedem necessariamente que haja umidade e basta dar uma chuva forte que você percebe que a parede fica molhada. Então, com a aplicação de um impermeabilizante, ele não permite que a parede absorva água.
Muito cuidado deve ter com trincas ou rachaduras na parede, pois se elas forem expressivas, pode comprometer o grafiato e ai pode entrar água. Regiões que recebe muito sol e muita chuva tende a ter mais atenção.
O grafiato não permite retoque, pelo menos não vai ficar bom se você fizer. Então, em muitos casos é necessário refazer a parede inteira. Por isso é importante tomar todos os cuidados e certificar que a parede está OK, antes de fazer a aplicação deles.
Existem vários tipos de grafiato?
Sim. Na verdade o produto é o mesmo, mas o que muda é aquilo que eles chamam de gramatura ou malha que corresponde ao tamanho da pedra, isto porque o grafiato é uma massa de cimento misturado com pedrinhas no meio dela. Ao comprar O grafiato, você pode escolher a gramatura dele, onde normalmente os valores de referências são 10,12, 14 e 16, sendo 10 a pedrinha maior e 16 a menor.
Existe diferença entre malha maior e uma menor em termos de resultado?
Basicamente a diferença será no resultado estético da parede. A gramatura 10, por exemplo, deixa os riscos na parede bastante evidentes podendo ser vistos de longe, enquanto uma malha 16 deixa riscos bem sutis e portanto terá uma aparência mais interessante.
É possível fazer retoques ou correções no grafiato?
É possível fazer, mas precisa de um profissional bom para conseguir fazer um trabalho bem feito sem deixar a diferença. O ideal é que ele não tenha retoque, mas se houver necessidade é possível fazer, mas se não for bem feito vai ficar aparente que foi retocado ali.
Pode haver trinca no grafiato?
Sim, isso pode acontecer quando houver trinca na parede e consequentemente ela vai aparecer no grafiato. O que você não vai ter no grafiato são aquelas fissuras comuns de reboco, pois ele dificilmente vai dar essas fissuras, mas quando a trinca for na parede então consequentemente ela pode acontecer no grafiato também.
Pode haver infiltração em uma parede com grafiato?
Pode haver infiltração se houver trincas na parede e consequentemente essa trinca aconteceu também no grafiato, como explicado acima, nesse caso pode haver infiltração. Se não houver trinca, dificilmente haverá infiltração.