Antigamente o piso de uma casa era colocado de forma reta acompanhando o desenho do cômodo, mas recentemente ou nem tão recentemente assim, passou se a fazer a colocação do piso de forma diagonal e isto pode trazer algumas dúvidas para aqueles que irão construir ou reformar. Afinal o que é melhor manter o formato tradicional e colocar o piso acompanhando as paredes, ou seja, de forma reta ou fazer a colocação em diagonal como é mais utilizado atualmente.
Ainda hoje é usado colocar piso de forma reta, mas é menos comum do que antigamente. A vantagem desse tipo de colocação é que ocorre pouca perda de perda de piso, uma vez que seu formato de colocação acompanha a parede e a própria planta do local onde ele será colocado, portanto a necessidade de cortar piso é menor e com isso ocorre menos perda. A desvantagem é que pode ocorrer a sensação de ambiente mais antigo, exceto nos casos de imóveis comerciais que ainda é comum encontrarmos esse tipo de abordagem. Uma observação importante são os porcelanatos, especialmente em tamanhos grandes que também podem ficar melhor quando colocados de forma reta.
Quem faz a colocação de porcelanato é praticamente certo que a colocação será reta, pois não se usa cortar o porcelanato para fazer a colocação em diagonal.
A colocação do piso em diagonal é uma abordagem mais moderna e é a maneira mais usada em boa parte dos casos. Tem como vantagem o fato de contribuir para a arquitetura mais moderna e dependendo do piso pode deixar o ambiente mais bonito também. Como desvantagem ocorre uso de uma quantidade maior de piso, já que ocorrem bastantes perdas devido à necessidade de fazer muitos cortes e as sobras nem sempre são aproveitadas.
Na verdade a melhor maneira de colocar piso vai depender a proposta e da arquitetura do imóvel. Devemos levar em conta o tipo do piso está sendo colocado, o tamanho de cada cômodo, o tamanho do piso, entre outros fatores. Uma boa conversa com seu arquiteto poderá ajudá-lo na definição da estratégia de colocação do piso, com os melhores resultados em termos de custo e benefício.
Uma dica importante é você efetuar uma colocação em dois cômodos para servir de modelo, isto é, escolha um determinado cômodo e cubra o contrapiso com piso em diagonal e no outro com o piso no formato reto, mas isto sem argamassa, só com a colocação do piso solto mesmo. Depois de colocado nos dois cômodos de formato diferente veja qual fica melhor com o seu ambiente.
Outra observação que precisa ser feito é quanto ao tipo de piso. Os tradicionais podem ser colocados, tanto reto como em diagonal, já o piso cerâmico é mais habitual a sua colocação reta uma vez que são peças grandes e que no caso de colocar em diagonal exigiria muitos cortes, algo que não é bom nem muito prático para se fazer com porcelanato.
Na imagem acima, você pode perceber também um detalhe interessante que é o uso deste espaçador para porcelanato. Eu usei deles na minha casa e confesso que gostei do resultado. Na verdade, eles substituem aquele espaçador comum em formato de cruz. Este novo modelo é mais eficiente, pois também ajuda no alinhamento dos pisos e evita que um fique mais alto do que outro.
Depende do tamanho do piso. Geralmente os pisos cerâmicos comuns são colocados com 10 centímetros de altura. Já os porcelanatos que normalmente são maiores, usa-se até 15 centímetros. Maior que isso, eu creio que seja desnecessário.
Contudo, tenho visto em alguns locais a colocação de rodapé alto que deve passar facilmente dos 20 centímetros. Particularmente eu não gosto, mas há quem goste e portanto fica a critério de cada um. Deve-se levar em consideração de que em casos como este o gasto será maior, ou seja, você vai gastar mais porcelanato e argamassa para a colocação.
Não necessariamente e creio que neste caso uma coisa não interfere na outra. É possível por exemplo ter os pisos retos e os revestimentos diagonal. Tudo irá depender da proposta, bem como do tipo e modelo de pisos ou revestimentos que pretende usar.
Levando-se em conta que os modelos de porcelanatos e revestimentos tem ficado cada vez maiores é cada vez menos incomum a colocação deles em diagonal. Pensa um porcelanato de 1 metro por 1 metro sendo colocado em diagonal? Creio que não ficaria muito bom e o mesmo princípio se aplica ao revestimento.
Creio que seja o fato de ter de cortar muitas peças para fazer o acabamento nas paredes. Isto é ruim pois pode gastar mais pisos, bem como deixa o trabalho mais oneroso e demorado também.
Considerando que a construção de uma cada é esquadrejada de forma retangular, faz muito sentido pensar em colocar as peças de pisos e revestimento acompanhado este padrão. Quando você coloca em diagonal, acaba de certa forma quebrando este padrão e com isso terá de fazer muitos cortes de peças a fim de resolver os muitos problemas de ajustes que não teriam se fosse colocado de maneira reta.
Como explicado acima, creio que a tendência seja a colocação reta, isto por conta dos tamanhos das peças que tem ficado cada vez maiores, pelo fato de que há formatos diferenciados, com largura estreita e muito compridos, pelo fato da questão do esquadrejamento dos cômodos serem de maneira retangular e por ai vai.
Mas tendência é tendência e você pode obviamente optar por colocar de maneira diagonal, fica obviamente a seu critério fazer esta definição.