Comprar um terreno em condomínio fechado pode ser uma alternativa mais interessante do que comprar um terreno em baixo aberto virgo, pelo menos é esta é a conclusão que você chega quando analisar alguns aspectos relacionados ao terreno silva, a sua utilização para construção de uma casa para moradia, entre outros fatores. Abaixo algumas características sobre um terreno no condomínio.
Geralmente o preço de um terreno no condomínio fechado é maior do que em bairros abertos, embora isto não seja necessariamente uma regra e também dependerá do condomínio e do bairro que você está comparando. Mas normalmente o valor por metro quadro pode ser um pouco mais alto o que para muitos não é uma alternativa viável.
O preço mais alto justifica-se, pois há a expectativa de que em função de ser fechado e ter melhor segurança, possa fazer uma casa que venha a ter mais valorização também. Nem sempre isso acontece e tem condomínios que "não decolam" e a valorização não é a mesma que a expectativa, mas em geral espera-se uma valorização melhor em função de uma qualidade de vida melhor ali por conta de ter mais segurança, privacidade e outros.
Contudo, mesmo que você pague mais pelo terreno, poderá ser recompensado com uma maior valorização dele e como consequência da construção que você fizer ali. Certo dia lendo uma entrevista com um corretor de imóveis ele disse que em bairro aberto você corre o risco de um dia instalar uma indústria ao lado da sua casa ou outro tipo de empresa qualquer. Este é um dos motivos que as pessoas tende a dar preferência por condomínios fechados, pois pela legislação do condomínio, o exemplo acima não poderia acontecer lá.
Como já citado, a valorização pode não ocorrer como esperado, mas em geral ocorre pois em função dos enormes problemas de segurança que temos em nosso país, é cada vez mais comum as pessoas procurarem espaços como este para construir, comprar casas e fixar moradia.
Até porque o que você gasta para construir uma casa em bairro aberto é teoricamente o mesmo que se gasta para construir em um condomínio, logo, justifica-se uma aposta maior nesses ambientes.
Talvez os fatores que mais inflacionam os valores dos terrenos e a sua consequente valorização seja o fato dos condomínios fechados venderem a ideia de segurança e privacidade, algo bastante desejado pela população frente a sensação de insegurança que é comum, especialmente nas cidades de médio e grande porte no Brasil. O fato de existir uma portaria 24 horas, ser totalmente fechado e ainda com ronda interna, pode significar para muitos pelo menos uma possibilidade menor de incidência de problemas ligados a segurança. A privacidade também é algo que muitos desejam e outros precisam dela.
A segurança é 100%? Lógico que não e os problemas podem ocorrer, mas em geral ocorrem numa escala menor e quando ocorrem há recursos para ajudar na identificação e consequentemente em ações que visam coibir a prática. Câmeras de segurança, portaria 24 horas, ronda, monitoramento, cerca elétrica e outros recursos ajudam bastante.
Já a privacidade varia de casos de para casos, como o lugar onde você mora no condomínio, o tipo de construção, entre outros, mas em geral é bom, pois você não tem vendedores na porta de casa a todo momento, carro de som passando na rua, não é tão comum ter muita gente circulando pela rua e outros.
Vale a pena comprar terreno em condomínio também pela disponibilidade, isto é, é mais fácil hoje comprar um bom terreno lá do que nos bairros mais tradicionais ou considerados melhores para moradia na cidade. O motivo é que os bons bairros têm poucas ou talvez nenhuma unidade de terreno disponível para venda.
Já nos condomínio fechados é comum encontrar ainda terrenos para a venda, mesmo naqueles mais antigos, pois tem muita gente que compra lotes nesses locais para investimentos e sempre há alguma unidade a venda.
Por fim e não menos importante, vale a pena comprar terreno no condomínio por saber que as casas dali irão obedecer a um padrão de construção e que o seu vizinho não poderá fazer as famosas gambiarras que acontecem por ai que acabam de alguma forma gerando problemas e em muitos casos causando atritos entre as pessoas.
Geralmente existe o estatuto do condomínio onde diversas regras são estabelecidas para a convivência, bem como para a construção. Desta forma, ao construir é necessário atentar a essas regras e em alguns casos há responsáveis técnicos que precisam aprovar o seu projeto, antes mesmo de ele ser aprovado na prefeitura.
Dentre os itens de padronização que podem existir estão:
Esta é uma palavra importante e que importa muito às pessoas, ainda que elas não expressem isso a todo o momento. Viver em uma casa e sentir-se preso dentro dela é uma sensação que muitos acostumam em função do contexto, necessidade ou falta de opções, mas convenhamos, não agrada a ninguém.
De alguma forma o conceito de liberdade em termos de moradia se aplica melhor a um condomínio fechado do que em uma bairro aberto. É claro que precisamos fazer aqui um consideração de quem nem sempre isto é verdadeiro, mas em linhas gerais é o que se espera.
Deixar a frente da casa aberta e sem muro, não se preocupar se esqueceu de trancar a porta ao sair ou se deixou o carro destravado, dentre outras coisas, podem sim ajudar nesta sensação de mais liberdade. Onde moro, por exemplo, as pessoas deixam bicicleta ou outros objetos na garagem e não há muros. Isto é quase impensável para um bairro aberto.
Eu creio que sim e se você comprar um terreno hoje, com certeza iria considerar bastante esta questão. Acho que as razões acima expostas são suficientes para mostrar as vantagens de investir um pouco mais na compra de um lote visando a construção de sua casa, que além de ser um bom investimento, é também uma boa opção para moradia.
Avalie as opções que você tem e considere sua necessidade, o preço, o bem estar da sua família, segurança e outros aspectos. Comprar um terreno para construir a casa de morada é uma tarefa importantíssima e uma decisão que precisa ser tomada com bastante cuidado.