Em quase todas as cidades é comum encontrarmos bairros mais nobres e bairros mais simples. O critério que usamos para esta classificação está invariavelmente ligado ao padrão das construções, assim, os bairros que apresentam construções maiores e de padrão mais elevado tendem a ser mais valorizadas e acaba recebendo o status de bairro nobre, embora a essência da nobreza não esteja associada diretamente com dinheiro, mas esta é outra discussão.
Mas atualmente este conceito tem sofrido algumas mudanças e o conceito de bairro nobre está migrando em passos largos para os condomínios fechados, em algumas cidades, como a que eu moro é comum o consenso de que construir uma casa de alto padrão é algo para ser feito em condomínio e não em bairro aberto. O motivo? Posso responder com certeza de que é a segurança.
Com esta busca por espaços em condomínios fechados é natural uma maior valorização dos imóveis dali, afinal existe a máxima da oferta e da demanda, pois onde é maior demanda é natural os preços elevarem-se. Isto é tão verdade que recentemente enquanto discutia com um pedreiro os valores para a construção de uma casa em um condomínio, ficou a impressão de que eles olham de forma diferente e a construção de casas em condomínios e consequentemente tendem a cobrar mais.
Acredito que alguns fatores influenciam e justificam a valorização de uma casa em condomínios fechados:
Geralmente as casas em condomínio tem frente aberta com espaços de jardinagem na frente, o que contribui para uma estética mais agradável e mais espaços abertos, que é uma tendência hoje dentro e fora das construções.
Pelos motivos acima citados e outros que também podem ser considerados, nas cidades de médio e grande porte a opção por este tipo de moradia é cada vez maior e com isso tende a ficar mais valorizada ainda.
Sempre que algo tem uma demanda alta, seu valor também tende a se elevar e basicamente em termos de mercado imobiliário isto pode ser considerado.
Contudo, nem tudo são flores em condomínios. Há também fatores que não agradam a muitos, como o fato de ter de pagar a taxa de condomínio que em alguns casos pode ser bem alta e muitos veem isto como se fosse um aluguel, há ainda a necessidade de compartilhar com outros moradores certos recursos e infraestruturas que são públicas, entre outros aspectos.
Por que as pessoas preferem mais casas em condomínio a bairro aberto?
Pelos motivos acima citados, que de maneira resumida tem a ver com uma maior sensação de segurança e também de privacidade. Creio que esses são os grandes motivadores que levam muitas pessoas a preferir morar em um condomínio fechado do que em um bairro aberto. Embora existam outros fatores, mas eles são de menores importância, pelo menos é assim que eu enxergo.
A questão da exclusividade também não pode ser um fator?
Em alguns casos sim, mas não é uma questão generalizada. Isto depende muito do condomínio, pois em alguns casos e para muitas pessoas ter uma casa em determinado condomínio é sim um sinal de exclusividade e portanto de status, mas um boa parte dos casos isto não se aplica, especialmente naqueles condomínios de padrão médio onde não cabe exatamente este conceito.
Se eu construir uma casa em um condomínio e o outro em um bairro aberto, qual delas será mais valorizado?
Se as duas casas tiverem o mesmo padrão é muito provável que a casa do condomínio será mais valorizada, mas não podemos de novo generalizar e aplicar isso a todos os casos, pois a condomínios e condomínios e bairros abertos e barros abertos.
Existem alguns bairros aberto que são extremamente valorizados ou até mais do que o condomínio fechado e existem alguns condomínios que por uma série de razões não desfrutam do mesmo prestígio que outros. Portanto é uma questão que precisa ser analisada de maneira mais pontual.