Morar em um condomínio fechado já foi sinônimo de status, mas hoje existe outros fatores que levaram muitas pessoas optar por este tipo de residência. Recentemente eu me mudei para um condomínio fechado e entre os motivos que me levaram a tomar essa decisão e que acredito que até de forma inconsciente influência também outras pessoas, estão relacionadas nos itens abaixo.
A privacidade é um fator muito importante e provavelmente um dos motivos que levam as pessoas a optar por condomínio fechado para morar. Nem todas as pessoas gostam de se expor ou ficar recebendo visitas a todo o momento como vendedores ambulantes, entregadores panfletos, entre outros tipos de acessos comuns nas casas do bairro aberturo.
Alguns aspectos ligados a privacidade:
A segurança é outro fator muito forte e apontando como muitos como uma das vantagens de morar em condomínio fechado, embora sabemos muito bem que a segurança não é 100% em lugar nenhum e mesmo em condomínio fechado existem problemas relacionados a segurança, mas sabemos também que todo esforço é feito no sentido de minimizar as ocorrências e oferecer um pouco mais de condições de segurança, como portaria 24 horas, cerca elétrica, monitoramento por câmeras, ronda noturna, entre outros.
Alguns aspectos ligados a segurança:
Pode ser que muitos não gosta disso, mas eu percebi que existe um senso de comunidade dentro de um condomínio, pelo menos no que eu moro sim. Isto fica caracterizado pelo fato de haver as famosas assembleias onde todos os condôminos reúnem e discutem temas relacionados ao convívio e a vários aspectos do condomínio, bem como o convívio diário com as pessoas fazem volta.
Aspectos relacionados:
Em alguns condomínios as crianças são privilegiadas com espaços para brincadeiras, como parques, campo de futebol, piscina, entre outros espaços. Este item bastante importante para aquelas pessoas que tem crianças e desejam um espaço de recreação para seus filhos.
Aspectos relacionados:
Por fim, uma vantagem de morar em condomínio pode estar relacionada ao estilo de moradia é o padrão das residências que existe lá. Normalmente todos os condomínios em algum tipo de padrão de construção como metragem mínima, jardim na frente da casa, limitação quanto ao tipo de construção, entre outros. Alguns fazem exigências quanto ao estilo da casa, bem como ao estilo de vida que as pessoas deverão levar lá dentro. Isso pode ser uma vantagem uma vez que eu comprar uma casa ali, você já conhece de antemão qual é o estilo ou padrão do condomínio e com isso poderá adequar se também dentro desse padrão.
Aspectos relacionados:
É verdade que os fatores acima expostos podem não estar necessariamente presente em todos os casos ou não possam ser percebidos na maneira como deveriam ser em todas as situações.
A privacidade de fato acontece, mas em alguns cenários dependendo do tamanho do condomínio e da quantidade de pessoas que moram lá, de alguma forma você acaba perdendo também a privacidade interna. Segurança por sua vez é também relativa, afinal ela não é automática e exige investimentos e esforços para que ela seja eficaz.
Já o senso de comunidade este pode ser bastante discutível, uma vez que há em muitos locais o senso de individualismo e o que dificulta esta relação. Também basta observar o que acontece em uma reunião de condomínio para perceber que muitos não tem exatamente o mesmo pensamento.
Sobre o espaço para as crianças, neste de fato é um item que é possível perceber na maioria dos casos e acaba se tornando um grande atrativo para quem tem filhos pequenos.
Por fim, a questão do estilo de construção pode variar de caso para caso, mas em geral realmente é um item bem importante e um diferencial enorme em construir uma casa em um bairro aberto ou em um condomínio fechado.