Dicas e informações sobre casa e
construção

5 cuidados na hora de negociar e vender sua casa

Veja uma lista de cinco itens que você deve-se preocupar um pouco mais no planejamento e no processo de venda da sua casa, apartamento ou outro imóvel qualquer.

O processo de venda de uma casa exige diversos cuidados para que você obtenha sucesso na negociação. Trata-se de um negócio que normalmente envolve um montante de dinheiro relativamente alto e portanto alguns cuidados devem ser considerados.

Quando vendemos um imóvel geralmente queremos vender pelo melhor preço e em um tempo razoavelmente curto. Isto é natural e para chegarmos a este objrtivo é bom pensar em algumas coisas.

Como já vendi vários imóveis, gostaria de oferecer alguns conselhos que você poderá adotar na hora de planejar e executar a venda da sua casa, apartamento ou outro imóvel qualquer.

1 - Cuidado com a conservação do imóvel

O primeiro cuidado o que você precisa ter com a conservação do imóvel. Se ele não está em boas condições, considere fazer uma reforma antes de colocá-lo à venda.

Este é um ponto importante pois a conservação do imóvel impacta muito na visão que as pessoas terão dele, facilita a negociação e consequentemente pode ajudar na obtenção de melhores ofertas pelo imóvel.

Quando o imóvel não está em boas condições é comum os compradores fazer em muitas críticas e as vezes desistirem da compra por não enxergar em uma boa perspectiva. Eu mesmo já visitei muitos imóveis para comprar e tem muitos que não causam uma boa impressão.

2 - Cuidado com a documentação

Outro cuidado importante é em relação a documentação do imóvel. Vender uma casa ou apartamento que esteja com a documentação enrolada ou faltando documentos pode dificultar bastante a negociação e consequentemente o fechamento do negócio.

Então, antes de colocar a casa venda seria bastante importante dar uma olhada na documentação, como escritura, averbação de construção, certidões na prefeitura, Receita Federal, condomínio dentre outros.

Quando o imóvel for financiado, esses cuidados devem ser levados bem a sério, pois a documentação precisa estar Ok para que o banco libere o financiamento. Também, é de se esperar que os próprios compradores exijam a documentação em dia.

3 - Cuidado com a venda apressada

Vender uma casa de forma apressada pode ser um péssimo negócio e precisamos ter bastante cuidado com esta questão.

É verdade que em muitos casos quando colocamos um imóvel à venda, temos alguma pressa em vendê-lo, mas isto não pode ser um fator tão primordial a ponto de você vender o imóvel de qualquer maneira.

É muito comum na negociação da venda que surgiram diversos tipos de propostas, algumas delas não chegam a ser ruins, mas também não são boas. Neste caso é preciso ter paciência para esperar um pouco mais até que uma proposta mais adequada apareça. Se você tem muita pressa, acaba aceitando a primeira proposta que aparece e nem sempre ela será a melhor.

Então como parte do seu planejamento é preciso considerar que uma venda pode ser rápida, mas o ideal é pensar em um período mais longo a fim de fazer um negócio melhor.

4 - Cuidado com o excesso de corretores

No último imóvel que vendi, minha intenção era restringir bastante a quantidade de pessoas envolvidas, mas não teve jeito. Como imóvel era muito bom é muito atrativo, bastou eu começar anunciar o imóvel e surgiu um monte de corretores interessados na venda do imóvel.

Eles geralmente usam o discurso de que tem um comprador ou uma pessoa interessada e por aí vai. Você pode achar que isto é bom, mas nem sempre é.

No meu caso descobri que alguns imóveis que eles ofertavam em troca estava com mais de um corretor e chegou a gerar um conflito por conta disso.

O ideal é você trabalhar com um corretor que seja responsável, competente e que tenha condição de oferecer o seu imóvel para um leque bom de clientes. Se puder evitar que muitos corretores trabalhem ao mesmo tempo pelo imóvel, creio que seja uma boa alternativa.

5 - Cuidado com a entrega do imóvel antes da quitação

Vendeu o imóvel, OK. Já recebeu? Se a resposta é não, não entregue ainda um imóvel.

A entrega de um imóvel está normalmente associada com a quitação dele, então permaneça no imóvel até que a quitação aconteça, isto é mais importante ainda quando a venda for feita parcelada ou quando o comprador depender de recursos de financiamento.

Conclusão

Acredito que esses são pontos importantes, mas não são os únicos. O ideal é fazer um bom planejamento antes de colocar o imóvel a venda e assim entender melhor quais serão os principais pontos de atenção no seu caso específico.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.