Já comprei e vendi vários imóveis e ao longo do tempo adquiri certa experiência com a compra e venda de imóveis. Então levando-se em conta muita coisa que observei durante todos esses processos, gostaria de dizer 5 coisas que você precisa saber sobre a venda de uma casa.
Naturalmente que minha experiência é limitada e não pode ser tomada como última palavra sobre os assuntos que tratarei, mas se você tomar como um referencial, creio que será de grande valia.
Vamos lá.
A primeira coisa que você precisa saber é que a venda da uma casa ou imóvel qualquer pode demorar muito tempo, as vezes, bem mais do que gostaríamos.
Este fato ocorre pois o imóvel é um produto de alto preço e alto valor (há diferenças entre preço e valor). Com isso é de se esperar que exista uma demanda limitada, já que nem todos dispõe de recursos financeiros suficientes para comprar uma casa.
Devemos considerar ainda que é uma compra muito criteriosa. Em geral, é de se esperar que o comprador namore um pouco o imóvel, veja outras opções, faça comparações, etc.
Por fim, temos ainda de considerar que as vezes o imóvel não é tão atrativo assim, mas sobre este assunto tratarei abaixo no item 4.
A segunda coisa que você precisa saber é que muitos compradores propõe a permuta, ou seja, querem dar um imóvel como parte do pagamento. Pode-se propor também automóveis como parte do pagamento e também o financiamento.
A permuta pode ser por um imóvel de menor valor, um automóvel ou até a soma dos dois.
Pode haver situações em que a pessoa quer dar um carro, outro imóvel e ainda financiar o resto.
Quando você, como vendedor, está dispostos a negociar nessas condições é mais provável que consiga vender o imóvel. Se você se fechar muito e quiser vender apenas no dinheiro, ficará bem mais difícil e certamente demorará bem mais tempo, uma vez que limitará a quantidade de pessoas que tem dinheiro disponível para comprar um imóvel e pagar à vista.
O cuidado com a documentação é muito importante para a venda do imóvel. Quando digo documentação, me refiro não apenas ao imóvel em si, mas também dos vendedores.
Antes de colocar a casa a venda faça uma análise de como está a documentação do imóvel. Tem escritura? A escritura está registrada? Tem pendências?
Isto é muito importante pois se a opção é aceitar financiamento, esta documentação precisa estar em dia. Mesmo que não envolva financiamento, o comprador poderá exigir que tudo esteja em dia como condição de fechar o negócio.
Um imóvel pode ter pendências na prefeitura, como IPTU atrasado, multas e outros. Além da prefeitura, é preciso emitir certidões na Receita Federal, Condomínio, empresas fornecedoras de água, luz e gás.
Mas é importante ficar atento também à documentação do(s) vendedor(es). Neste caso além da situação de crédito é preciso também verificar possíveis problemas trabalhistas em que um dos vendedores esteja envolvido como a parte reclamada. A receita Federal também deve ser considerada. Em todos esses casos, o ideal é a emissão de certidões negativas.
Isto é importante, pois pode trazer problemas na venda e especialmente em casos de financiamento, uma vez que nesses casos o banco vão analisar não só o comprador, mas o imóvel e o vendedor.
Sim, alguns imóveis são mais fáceis de vender. Quando uma pessoa está procurando uma casa para comprar, diversos fatores ela leva em consideração. É verdade que as necessidades e expectativas vão variar de caso a caso, mas geralmente os seguintes itens podem impactar positivamente ou negativamente na venda de uma casa:
Você pode vender uma casa por conta própria ou através de um corretor de imóveis. Certamente esta segunda opção é bastante cômoda e ele poderia ajudar muito não apenas na negociação, mas também na assessoria com documentação, definição de preço, entre outros.
Mas você deve levar em conta que os corretores de imóveis cobram uma comissão de venda e este percentual gira em torno 5% a de 6%. Esses percentuais não são uma imposição, mas recomendação. Vamos considerar o seguinte:
Eu entendo que todo profissional precisa ser valorizado e bem remunerado, mas sinceramente, no caso em questão, acredito que há um exagero.
Mas há um porém. Você pode argumentar que se deseja vender por 700 mil, então o corretor vai anunciar o imóvel por R$ 750 mil, assim ele ganha a comissão dele e você vende pelo preço que desejada. Este é um cenário bastante comum.
Mas isto significa inflacionar o preço do imóvel e como consequência ficará mais difícil de vender, pois estará acima do valor que de fato vale.