Dicas e informações sobre casa e
construção

5 coisas que aprendi com a venda de uma casa

Ter paciência, alinhamento de preço e valor, os problemas com os corretores de imóveis e outros exemplos. Veja alguns pontos importantes sobre negociação de compra e venda de imóveis.

Eu já comprei e vendi vários imóveis, mas recentemente vendi a minha casa e este foi o negócio mais significativo em termos de volume financeiro que fiz até agora.

Considerando esse histórico de negociações, mas especialmente este negócio que fiz da venda da minha casa, gostaria de compartilhar minha experiência em cinco coisas importantes que aprendi, ou mesmo que eu já soubesse, ficou um pouco mais evidente para mim.

É preciso ter paciência

A venda de um imóvel qualquer exige no mínimo bastante paciência. Isto ficou muito evidente pois nem sempre as coisas acontecem no tempo em que gostaríamos que elas acontecessem.

É normal que quando uma pessoa quer vender um imóvel, ela tenha a expectativa de não esperar muito tempo e o quanto antes conseguir vender melhor.

Mas para fazer um bom negócio é preciso esperar a hora certa, o comprador certo a proposta certa e assim por diante. Não é algo que você possa controlar, afinal depende de outras pessoas.

Também é preciso ter paciência no sentido de saber negociar, afinal você está lidando com pessoas e essas podem fazer coisas que as vezes desagrada um pouco. Propostas muito ruins, críticas ao imóvel, dentre outros casos. Mas faz parte do processo de negociação e é preciso saber esperar, bem como saber se comportar diante de casos assim.

Preço e valor precisam estar alinhados

Outro aspecto muito importante que ficou bastante evidente para mim é que não adianta querer vender um imóvel acima do seu valor. Afinal preço é uma coisa, valor é outro.

Preço é aquilo que você pede, valor é o que a pessoa está disposta a pagar. Se houver uma diferença grande entre esses dois itens e se a distância entre eles for significativa, dificilmente você vai conseguir vender o seu imóvel.

Em outras palavras, colocar o preço de venda o mais próximo possível do seu valor real de mercado é uma receita com boa probabilidade de sucesso.

Foi o que aconteceu no meu caso. A venda foi rápida, em partes porque o imóvel realmente era bom, mas também porque o preço que eu pedi estava dentro daquilo que julgamos ser o valor de mercado.

O assédio dos corretores incomoda

A postura de muitos corretores de imóveis me incomodou bastante e isto chamou muito minha atenção durante o processo de venda da minha casa. Primeiro que eu não queria que muitos corretores trabalhassem o imóvel, na verdade eu autorizei apenas um, mas bastou eu começar anunciar e eles apareceram.

Note que a palavra assédio é usada para designar um comportamento inadequado em relação a outra pessoa no sentido de fazer o que a outra pessoa não quer que seja feito.

Então, eu não queria que muitos corretores estivessem envolvidos, mas a insistência e as estratégias que eles usavam para continuar fazendo realmente me incomodou.

A conversa era mais ou menos assim: Ahh, mas eu tenho um comprador... ou o meu cliente...

Ou seja, você tem o imóvel e eu tenho o comprador. Perae: eu tenho o imóvel, mas o comprador não é um produto seu que você pode vendê-lo?

Teve corretores que anunciaram o meu imóvel sem a minha autorização, e por aí vai.

Tudo isso tendo em mente uma gorda comissão. Realmente foi bem desagradável.

O que valoriza uma casa

Quais são os itens que valorizam uma casa na hora da venda? Na verdade existem muitos, mas eu aprendi que nem sempre são aqueles que a gente imagina.

Apesar da minha casa ser relativamente nova e muito bem-feita, notei que era a área externa que mais chamava atenção dos compradores. Então muita das vezes focamos em questões pontuais acreditando que aquilo irá valorizar o imóvel, sendo que o olhar de quem compra as vezes não é o mesmo que o nosso.

Documentação em dia é muito importante

Por fim e não menos importante aprendi que estar com a documentação em dia facilita bastante o processo e é algo muito importante para se considerar na hora de colocar o imóvel à venda.

Eu não estava com toda documentação da minha casa pronta e algumas coisas ainda precisavam ser feitas. Isso acabou atrasando um pouco e gerando algumas dores de cabeça que não aconteceria se já estivesse tudo pronto.

Então é um aprendizado importante para mim e uma dica que eu deixaria para todos aqueles que pretende vender seus imóveis. Ou seja, antes de colocar à venda, verifique toda documentação e veja se alguma coisa para ser feito antes. Se tiver, faça. Isso poderá facilitar o processo de venda e a conclusão do negócio.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.