A energia elétrica presente nas residências, empresas, no campo e outros locais é indispensável para o exercício das atividades produtivas, para o conforto doméstico e a vida moderna como um todo. Muito se especula sobre os limites da capacidade de geração de energia e com a possível escassez de fontes de energia. Sem querer entrar neste mérito, gostaria apenas de mostrar os tipos de energia as principais fontes geradoras que temos disponíveis atualmente.
A Energia Hidrelétrica é proveniente da força da água, ou seja, uma enorme quantidade de água que alcança as turbinas, de elevada altura, o que faz com que a energia potencial seja transformada em energia mecânica. Em seguida a energia mecânica é transformada em energia elétrica pelo gerador e finalmente através das redes de transmissão a energia elétrica é levada para toda população. Veja no vídeo abaixo como é produzida a energia elétrica.
A energia elétrica que consumimos hoje no Brasil vem em sua grande maioria de usinas hidrelétricas que estão localizadas em diversas partes do país. Para gerar a energia elétrica nessas usinas são feitas enormes represas de água e a partir daí são feitas as quedas d'água. E a água que cai com força sobre enormes turbinas irão transformar a energia potencial em energia mecânica que será captada por um gerador e transformada em energia elétrica através dos transformadores que existem essas usinas. Portanto a energia hidrelétrica é produzida a partir da força da água que cai sobre as turbinas.
Enormes linhas de transmissão são criadas para levar esta energia em alta tensão das usinas hidrelétrica até o centro de distribuição e a partir dali ela é transformada em média e baixa tensão para ser distribuída para as residências, indústrias e outros tipos de usuários em todos os lugares.
Esse tipo de energia começou nos anos 1970, por causa da falta do petróleo. A energia eólica é gerada por meio da força do vento, em que grandes aero-geradores ligados à turbinas ao serem alcançados pelo vento ligam o gerador elétrico, e dessa forma produz energia elétrica. Essa energia não polui o meio ambiente.
No caso da energia eólica, o vento gira numa hélice, esta que é conectada a um gerador e produz assim a eletricidade. Para que exista uma central eólica, você precisa de vários sistemas destes interligados a uma central de transmissão de energia. Daí, a quantidade de energia que será produzida dependerá do tamanho das hélices que captam o vento e também dos ventos da região. Os ventos devem ser não apenas fortes, mas regulares para que possa ter um bom aproveitamento de energia eólica. Assim também é recomendado que não estejam ligados fenômenos climáticos, como os tufões.
O Brasil é considerado um dos maiores potenciais para esse tipo de energia em todo o planeta. No entanto, a energia eólica é muito pouco explorada por aqui, espera-se que com o Programa de Incentivo às Forças Alternativas de Energia, parte do Ministério de Minas e Energia, a energia eólica possa ser mais produzida, suprindo parte da nossa necessidade de energia.
A Energia Nuclear se produz através de uma reação chamada fissão. Vale citar que a fissão é para a física nuclear a divisão de um núcleo de átomo pesado em dois ou diversos fragmentos, que é determinada por um bombardeamento de neutrões, e que libera uma grande quantidade de energia, além de diversos neutrões.
O sol é um grande e importante produto de potência e de calor, que são proporcionadas pela radiação eletromagnética que ele liberta. Dessa forma, o Sol, por meio de distintos processos, é o responsável pela geração de dois tipos de energia elétrica, a fotovoltaica e a térmica.
A energia fotovoltaica têm duas formas de ser coletadas, por painéis ou por lâminas, que possuem a capacidade de capturar a radiação liberada pelo sol e assim produzir energia elétrica.
Já a energia térmica é gerada a partir de coletores solares. Ao captar a energia que veio do sol, transfere à água, usada normalmente em chuveiros elétricos, já que a água é aquecida ao receber a energia térmica.
é popular também como calorífica, e é resultante da combustão de materiais de fontes não renováveis, como o gás natural, por exemplo. Saiba que essa energia pode ser usada tanto como energia mecânica como por eletricidade.
As fontes renováveis são aquelas que podem ser criadas de alguma forma e portanto não há escassez do ponto de vista de disponibilidade, um exemplo disso é o etanol que usamos no Brasil o que é produzido a partir da cana de açúcar que é um recurso natural que pode ser plantado e produzido de acordo com a necessidade. Alguns exemplos:
Uma energia não renovável é aquela que é proveniente de algum recurso natural finito e que não pode ser produzido, como exemplo podemos citar a gasolina ou óleo diesel que são produzidos a partir da extração do petróleo que é um recurso existente na natureza, mas finito, ou seja, um dia ele acabará e não tem como produzi-lo. Alguns exemplos:
Referências:
https://www.educacao.cc/ambiental/tipos-de-energias-hidreletrica-eolica-nuclear-solar-termica-etc/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia