Será que a cozinha é o cômodo mais importante e mais usado de uma casa? Qual cômodo da casa é mais usado? Sala, quarto, cozinha ou banheiro. Será que aplicar papel de parede no quarto é uma boa ideia ou será soará como algo antigo e fora de moda? Veja as dicas imagens de quartos decorados
Home » Casa
A divisão tradicional de uma casa é feita em pequenos cômodos e que damos nomes de acordo com a sua utilização ou conveniência. Os tradicionais são sala, cozinha, quarto e banheiro. Mas com o tempo outros termos passaram a ser usados para alguns ambientes da casa, como suíte (que é um quarto integrado com banheiro), varanda gourmet, jardim de inverno, closet, home Office ou escritório, etc.
De todos esses cômodos o mais usado por boa parte das famílias é certamente a cozinha, afinal é na cozinha que as pessoas preparam os alimentos, muitos fazem a refeição, armazena alimentos e realiza outras funções comuns à família.
Na construção de uma casa, compra ou locação os olhares sobre a cozinha são de vital importância e as mulheres tem um olhar mais apurado sobre isso. Lembro das inúmeras casas que vimos para comprar onde a minha esposa sempre observava algum possível problema ou alguma característica peculiar na cozinha.
A sala em muitas casas passou a ser um cômodo pouco usável, visto que muita gente não tem mais tempo de sentar para ver TV ou simplesmente bater papo como se fazia antigamente. Os quartos assumiram também algumas funções que eram da sala, como local de ver TV.
Naturalmente que cada cômodo da casa tem sua função e a sua utilidade, afinal, se existe a divisão é porque existe esta necessidade, mas é inegável a função vital da cozinha como cômodo predominante no uso pelos membros de uma família.
A cozinha e a sala mais importante da casa?
Dizem que a cozinha é o coração da casa. E nós temos que acreditar que é verdade. Seja pequena ou grande, a cozinha é o centro da casa. É onde as refeições são criadas, alimenta os corpos, mentes e almas de amigos e familiares em todo o mundo. Alguns dizem que, embora a vida possa ser criada no quarto, certamente é vivida na cozinha. Alguns tendem a concordar enquanto outros nem tanto. Onde você está nisso?
Influências de estilo de vida
Grande parte da importância desta sala parece depender do tamanho da cozinha, da família e do estilo de vida. Em casas mais antigas, as cozinhas eram menores, separadas e removidas do resto da casa. Era um espaço contido usado quase exclusivamente para cozinhar, que podia ser fechado para esconder a bagunça. A família e os amigos comeriam e se reuniriam nas salas de jantar e de estar situadas nas proximidades. Nas casas mais antigas, era dada maior importância às salas de jantar e de estar. As cozinhas eram utilitárias e isso era tudo.
Considerando que as cozinhas eram uma vez apenas para cozinhar, elas agora são também para viver
As cozinhas eram para cozinhar. Todos nós temos lembranças de nossas mães (em alguns casos, o pai ou ambos os pais) trabalhando sobre um fogão, trabalhando incansavelmente nas bancadas, preparando refeições deliciosas, recheadas e nutritivas que a família desfrutava e saboreava juntas. Em alguns casos, as crianças eram orientadas a manterem-se fora da cozinha, o espaço de trabalho da mãe, para que a mãe pudesse preparar-se e cozinhar. Na maioria dos casos, as crianças eram encorajadas a se unirem e aprenderem a arte de cozinhar, a alegria de preparar uma refeição de família ou de férias juntas, criando, assim, memórias verdadeiras de uma vida inteira. As cozinhas não são quartos tranquilos e silenciosos. São salas cheias de energia, aroma e textura. Eles foram criados com um propósito, um propósito em mente. Eles foram criados para serem espaços utilitários.
A cozinha é a nova sala de estar
Ao longo dos últimos 20 anos, as cozinhas começaram a se tornar espaços habitacionais com mais tempo gasto nesses espaços e onde mais foi feito do que apenas cozinhar. Casas mais novas foram projetadas com cozinhas como espaços de estar em mente e, portanto, estes quartos se tornaram maiores para acomodar melhor a família e os amigos como um espaço adicional para entretenimento. Muitas cozinhas começaram a se abrir para outras salas, mas algumas permaneceram espaços separados. Essas cozinhas mais novas, maiores e mais confortáveis agora tinham espaço para que grandes mesas e ilhas fossem planejadas para criar um fluxo natural para os que iam e vinham.
Nos quartos a decoração é o convite
Uso do papel de parede já foi muito comum antigamente, especialmente em construções mais sofisticadas e depois de algum tempo parece que saiu de moda, mais recentemente a ideia de utilizar papel na parede está sendo cada vez mais adotada e comum. Os ambientes da casa que são mais indicados para uso de papel de parede são no quarto, escritório e na sala de estar, por exemplo. Não é muito habitual usar em cômodos onde pode haver bastante umidade ou ter muito exposição a gordura como acontece na cozinha, por exemplo.
O quarto é o melhor lugar para você aplicar papel de parede e pode ficar bem legal quando combinado com o estilo da pessoa que usar o quarto. Naturalmente que é preciso tomar muitos cuidados na hora de escolher o papel de parede que será aplicado, evitando cures muito forte já que elas podem trazer cansaço visual. Um tom muito escuro também pode não ficar muito bom, uma vez que poderia interferir na iluminação do quarto e deixar o ambiente muito escuro. Para ficar legal é muito importante pensar na questão de iluminação e na interferência que o papel de parede poderia ter nesse aspecto e depois fazer a escolha de desenhos, estampas ou textura que agrade os olhos e combine com ambientes eu perfil do usuário aquele quarto.
Alguns modelos
O quarto deve ser a sua zona de conforto, por isso, seja moderno, tradicional, campestre, romântico ou selvagem! Faça o seu quarto o seu próprio, um lugar que você pode retirar no final de um dia agitado e relaxar. Quer dar uma atualização instantânea à sua sala de estar? Um novo papel de parede é uma ótima maneira de adicionar cor, padrão e textura.
Da natureza à geometrics, ideias de papel de parede selvagens e divertidas são uma ótima maneira de criar um ambiente sem adicionar decoração e bagunça desnecessárias. Papel de parede moderno não é definido pelos florais e listras que lembramos das casas de nossos avós. As possibilidades de hoje são infinitas e facilmente acessíveis.
Se você está facilitando o papel de parede, não sinta que precisa cobrir um quarto inteiro. Comece com uma sala pequena e menos movimentada, como um lavabo ou um quarto de hóspedes. Em espaços maiores, escolha uma parede de destaque para decorar e pintar o resto. Corredores, entradas, mudrooms, até mesmo lavanderias fazem outros grandes candidatos para testar um papel de parede arrojado, você normalmente não fica por horas a fio.
Procurando ideias de papel de parede de sala de estar? Nos últimos anos, fomos levados a acreditar que as paredes brancas são o único caminho a percorrer. Uma base simples e neutra pode de fato ser um bom ponto de partida para construir um esquema de decoração, mas se você ignorar o espectro de cores e padrões disponíveis na pintura e no papel de parede, você pode estar perdendo.
Imagens de quartos decorados
Se você pretende colocar papel de parede no quarto da sua casa uma boa ideia seria ver fotos de modelos de outros quartos que foram decorados e assim você conseguirá avaliar melhor o resultado é portanto ajudará na tomada de decisão pela colocação ou não do papel de parede, bem como o tipo de estampa de desenho que fica mais apropriado ao ambiente do seu quarto e da sua casa. Veja abaixo algumas imagens de quartos decorados com diversos tipos de papéis de parede.
Imagens de quartos decorados.
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
Gostou? Compartilhe