O assunto pode parecer sem importância, mas na verdade não é. Existem algumas coisas em nossa casa que não atentamos muito a elas, mas em momentos pontuais percebemos o quão importante é você ter um planejamento de tudo, inclusive de coisas pequenas.
Este é o caso das cópias das chaves que você usa em sua casa. Embora possa parecer um detalhe simples, é de grande importância e pode evitar uma dor de cabeça gigantesca em algumas situações.
Afinal, você tem cópias das chaves da sua casa, seu carro e outros locais onde precisa ter acesso?
Teoricamente de todas, pelo menos esse seria o cenário ideal. Mas se não for possível, nem desejável fazer cópia de todas as chaves, considere aquelas que são fundamentais para você usar na sua casa ou outros ambientes pelos quais é responsável. Abaixo algumas sugestões:
Existem muitos fatores que podem justificar você ter esse planejamento e fazer essas cópias, dentre elas podemos destacar:
Uso por várias pessoas: quando várias pessoas moram na mesma casa, como é o caso da maioria das famílias, é comum as pessoas saírem e chegarem em casa em horários diferentes e por isso é importante que cada um tenha a sua própria chave, especialmente daquelas que permite o acesso a casa, como é o caso de portão e da porta principal.
Quando você perde uma chave, ela quebra ou de alguma forma ela não está disponível para o uso quando você precisa, a solução neste caso chamar um chaveiro que utilizando a suas técnicas consegue abrir uma grande variedade de fechaduras.
Embora isso possa resolver o problema, em muitos casos gera muita dor de cabeça, pois geralmente essa necessidade pode surgir em horários que você precisa ter acesso a casa, pois é geralmente nessas horas que você se dá conta que não tem a chave e aí até o chaveiro chegar e fazer todo trabalho, geralmente pode demorar tempo e bastante dor de cabeça.
A chave do carro segue o mesmo princípio, ou seja, você deve ter uma chave reserva para ser utilizado em caso de perda ou problema com a chave atual.
No caso do automóvel, além dos problemas acima citados, existe a questão do próprio funcionamento da chave já que ela é um pouco mais sofisticada do que uma simples chave de porta de casa. Desta forma, acredito que no caso do automóvel você tem motivos a mais para se preocupar em ter uma chave reserva.
Quer dizer que se um chaveiro chegar na minha casa ele consegue abrir a porta sem ter a chave? Os chaveiros são pessoas perigosas então?
Ironicamente, sim. Não estou dizendo que eles sejam pessoas perigosas, pelo menos acredito que boa parte deles não. Mas é fato de que eles conseguem sim abrir a maioria das portas e se houver uma pessoa com essas habilidades e conhecimento e sendo mal-intencionada, poderia sim causar algum tipo de problema.
Todo profissional precisa ter o lado técnico, científico, habilidoso, mas também precisa ter o lado ético e moral. Isso se aplica o policial, ao advogado, médico, ao cozinheiro e obviamente ao chaveiro.