As paredes de uma casa podem ser revestidas por diversos tipos de materiais e acabamentos. Em algumas, como banheiro e cozinha, são colocados revestimentos cerâmicos, devido a presença de umidade (caso do banheiro) e a necessidade de lavar (caso da cozinha). Há também o tradicional reboco, gesso, textura e grafiato. Esses dois últimos tem sido bastante comuns em diversos tipos de construção e para as diversas finalidades.
As diferenças entre eles são basicamente no resultado aparente que eles demonstram, enquanto o grafiato é representado por aspecto de ranhura, a textura é mais diversa, podendo ser usada com aparência decorativa, texturizado ou arrepiados.
Veja abaixo um exemplo de uma parede com grafiato:
Entre as vantagens apresentados por textura ou grafiato podemos citar o seguinte:
Aspecto decorativo. Creio que a principal aplicação deles é no aspecto decorativo que se bem trabalhado poderá ajudar a melhorar o aspecto visual de um ambiente, seja uma sala, cozinha, quarto ou área externa. O grafiato é muito comum para fachadas, inclusive.
Contraste. Pode ser útil em ambientes muito estáticos e de cor uniforme, com isto ele poderá apresentar um bom contraste, especialmente quando pintado de cor diferente e complementar à usada do ambiente. Este tipo de recurso requer cuidados e deve ser feito com o auxílio de um profissional.
Controle de umidade. Muitas pessoas usam a textura ou o grafiato como uma estratégia para paredes em que há problemas com infiltração, pois suas características mais densas do que o simples reboco tornaria a parede mais resistente. Creio que o problema da umidade é mais complexo e quando possível o ideal é atacar a raiz do problema, mas de qualquer forma, pode ser uma ajuda.
Lavável. Também figura como vantagem o fato de ambos serem laváveis e isto é útil para a limpeza interna ou externa.
Veja abaixo algumas características e informações relacionadas ao grafiato:
Veja abaixo algumas características e informações relacionadas à textura:
Tem se usado bastante atualmente o chamado revestimento 3D que é uma espécie de textura que é aplicado em paredes, especialmente em fachadas para provocar um efeito diferenciado na aparência do imóvel. Esse tipo de revestimento é formado por blocos de concreto que são fixados na parede depois dela pronta, podendo ser pintado agosto do cliente. É uma novidade que parece que veio para ficar e existem diversos modelos que podem provocar efeitos bem variados e deixar uma parede bem mais atrativa do que com revestimento comum.
Veja abaixo alguns exemplos de paredes com revestimento 3D.
Fica a critério de cada um, mas geralmente as pessoas usam mais o grafiato, especialmente nas áreas mais visíveis, pois ele apresenta uma aparência melhor, especialmente os que tem a malha mais fina. Contudo, creio que a aparência final dependerá muito da expertise do aplicador.
Creio que para a maioria dos casos ela seja mais indicada. A malha muito grossa deixa marcas muito profundas e marcantes na parede, sendo visível de longe. Não sei se todos pensam ou veem da mesma forma, mas eu tenho a impressão que ficou com acabamento imperfeito e de fato é mais fácil ver as imperfeições e diferenças de aplicações. A malha fina é mais sutil e mesmo que haja pequenas imperfeições, elas só serão visíveis de bem perto.
Não. Diferente do grafiato que muda de acordo com a malha, no caso da textura é possível alcançar resultados diferentes mudando a forma de aplicação. A massa vai ser a mesma para todos os casos, mas as formas de aplicar podem ser diversas. A forma mais comum é com o rolo tradicional, mas há outros tipos de rolos que fazem desenhos diferentes e ainda pode ser feito a aplicação sem rolo usando outras formas mais artísticas.
Pode ser feito a aplicação de massa corrida externa ou massa acrílica que dá um acabamento lisinho na parede, a exemplo do que acontece na parte interna ou pode deixar apenas no reboco, que não é muito recomendado, principalmente na área frontal da casa.