A pia entupida é um problema bastante sério e causar muitos incômodos, afinal seja na cozinha ou no banheiro, ela é muito usada e em diversos momentos do nosso dia.
Por ser um mecanismo de funcionamento simples, espera-se que sempre ela esteja disponível e funcionando corretamente, mas existem algumas situações que podem promover o entupimento da saída de água ou mesmo do cano de escoamento, inviabilizando o seu uso e trazendo em alguns casos algumas consequências desagradáveis.
Existe uma combinação entre restos de alimentos e gordura que juntos podem formar uma pasta que vai se acumulando no cano que liga a pia à rede de esgoto. Isto pode acontecer de forma repentina ou gradualmente até que uma sujeirinha qualquer venha fechar quase toda a passagem da água.
Normalmente o processo é mais lento com o acúmulo de sujeira e gordura que vai criando uma barreira até chegar ao ponto de não passar mais água. Há casos de entupimento repentino, como quando alguma coisa grande foi pelo ralo.
Já no caso da pia do banheiro a situação é um pouquinho diferente, pois lá não temos a incidência de gorduras e resto de alimentos, mas ainda assim é necessário tomar cuidado pois a outras coisas que podem também provocar o entupimento.
Um exemplo bem simples é o caso de cabelo, especialmente cabelo de mulher, que são maiores e quando ocorre quedas muito constantes, aquele monte de fios vai cumulando no sifão até gerar um bloqueio da passagem da água ou pelo menos dificultar o escoamento dela.
O ideal é usar a tampa da pia com grelha pois assim evitaria que restos de alimentos passagem e vão parar nos canos. Também é correto retirar todos os restos de alimentos dos pratos e panelas e colocar no cesto de lixo, deixando assim as louças livres de objetos que possam causar o entupimento.
Algumas pias mais antigas as vezes estão com o ralo danificado ou até já inexistente, neste caso a probabilidade de entupimento é muito maior, uma vez que objetos maiores podem ser sugados.
Para o caso das pias de banheiro, o ideal é manter longe dela os fios de cabelo e sempre que houver queda retirá-los manualmente está descartado no cesto de lixo. Desta forma você evita que ele se acumule no sifão e causem entupimento.
Mas o problema não pode não estar relacionado apenas a cabelo, na prática tudo que possa causar entupimento da pia deve ser retirado dela manualmente e descartado no cesto de lixo. Existe também algumas grelhas para pia de banheiro, embora não seja tão necessário quanto da cozinha, pode ser uma estratégia preventiva útil.
As soluções para este problema podem ser várias, tudo irá depender de como está. As estratégias abaixo são as mais conhecidas:
Para desentupir pia do banheiro, a melhor estratégia é retirar o sifão e fazer a limpeza manual dele. Isto porque se for cabelo que estiver impedindo, dificilmente ele sairá por outro método e então o ideal é de tempos em tempos fazer a manutenção do sifão e se necessário fazer a troca do sifão por um novo.
Aqui a situação é mais complicada, não por ser mais difícil e sim por motivos óbvios de sujeira, até porque a privada nunca irá entupir com xixi apenas né? Pois é, para complicar ainda mais o formato do vaso sanitário dificulta bastante, já que a primeira ideia é sempre tentar inserir um pedaço de mangueira que iria empurrar a sujeira, mas o formato curvo da saída de água do vaso não permite isso.
Pegue uma garrafa pet de dois litros e corte o fundo dela, na verdade o ideal é cortar não só o fundo mas um pouco mais para cima. Aí você tampa ela direitinho e segurando na parte de cima irá pressionar a parte aberta em baixo dento do vaso, mais necessariamente no fundo para que a pressão exercida pela garrafa possa empurrar a sujeira parada.
Sim, não é muito interessante fazer este serviço e pode acontecer de espirrar um pouco, então é melhor tomar os devidos cuidados, mas funciona bem. A ideia é a mesma mostrado acima para desentupir a pia, só que aqui como a abertura do caso é maior, a garrafa pet é a mais indicada.
Apesar da abertura ser relativamente larga, mas o excesso de sujeira e ainda objetos com papel higiênico pode ajudar a entupir. O ideal é não jogar papel no vaso para evitar que isso ocorra.
Mas há também um problema relacionado à rede de esgoto, pois se for mal projetado, pode ocorrer da queda ou desnível ser pequeno e isto pode acabar criando uma possibilidade maior de entupimento, mas normalmente a maioria dos casos está relacionado com papel higiênico, os próprios dejetos ou outros objetos que são jogados no vaso sanitário.