Quando uma pessoa procura um terreno para comprar duas perguntas são básicas ao vendedor: qual o valor e a metragem do terreno. Percebi claramente isso em um processo recente de venda de um terreno. A metragem aparece com muito destaque também na construção de uma casa onde o tamanho dos cômodos também é de grande importância. Mas muita gente pode ter alguma dificuldade em entender o cálculo de metragem de um terreno, de uma casa ou simplesmente dos cômodos dela. Neste artigo veremos como é simples calcular metragens.
Observe a figura acima. De acordo com a legenda a frente e o fundo tem a mesma largura, ou seja 10 metros, enquanto que as laterais esquerda e direita também apresenta a o mesmo comprimento, ou seja 30 metros. Neste caso o cálculo é simples, bastando multiplicar a frente pela lateral. Teremos então um terreno de 300 metros.
10 x 30 = 300 metros quadrados
Mas o cálculo diferencia um pouco quando as medidas do terreno não são regulares, como pode ser observado na figura abaixo:
Neste caso apenas as laterais tem a mesma medida, enquanto que a frente e o fundo têm medidas desproporcionais. Neste caso é preciso primeiro tirar a média entre a frente e o fundo e depois fazer a multiplicação pela lateral. Ficaria assim a fórmula.
(8 + 15 = 23) / 2 = 11,5
8 metros + 15 metros dá um total de 23 metros, dividido por 2 é igual a 11 metros e meio. Agora pegue o resultado e multiplique pela lateral.
11,5 x 25 = 287,5 metros
Teremos então um terreno de 287 metros e meio.
Quando precisamos calcular o tamanho de uma casa ou dos cômodos de uma casa é mais complicado por dois motivos: primeiro que geralmente uma casa tem um formato irregular, com quebras ou extensões de cômodos que excedem as paredes retas. O outro motivo é que tem de se levar em conta as paredes que no mínimo ocupam 15 centímetros, logo se você calcular o tamanho dos cômodos sem considerar as paredes dará uma metragem menor ao que de fato é.
Veja as figuras acima. Na primeira temos um cômodo de 4 metros quadrados, pois ao multiplicarmos 2 mts por 2 mts, teremos 4 mts. A segunda figura tem a metragem de 6 metros, resultado da multiplicação de 2 por 3 e a terceira figura representa um corredor interno com 4 metros, sendo um de largura e 4 de comprimento.
Mas como foi explicado acima, existem basicamente duas formas de considerar a metragem de um cômodo de uma casa:
Basicamente quando calculamos o metro quadrado de alguma coisa, seja um terreno, casa, cômodo, parede ou outro, estamos dizendo quantos metros cabem dentro daquele espaço. Neste caso o metro quadrado é considerado um espaço de um metro de largura e de comprimento.
Quando falamos que um espaço tem 10 metros quadrados é porque poderemos colocar 10 quadros desses dentro do espaço. Os exemplos da figura acima retratam muito bem isso. Veja na última imagem que temos 4 quadros de 1 metro quadrado cada um, logo, temos 4 m/2.
Se você for revestir paredes com revestimento cerâmico, notará o quanto fica caro fazer isto, pelo menos se comparar com o piso. Considere uma cozinha com 16 metros quadrados, com medidas de 4 x 4:
Você usará 16 metros de pisos ou porcelanato.
Contudo para o revestimento usará 48 metros de revestimentos, isto sem considerar um desconto relativo às portas e janelas. Veja: são 4 paredes de 3 metros de altura e 4 de largura, logo teremos: 4 x 4 x 3 = 48.
Se existe o m/2, existe também outra medida que é o metro linear, que significa em linha. Ele é usado para fazer medições de paredes ou muros por exemplo. Se eu tenho um terreno de 300 metros quadrados com largura e 10 metros e comprimento de 30, então para fazer o muro em volta do terreno, o cálculo teria de ser em metro linar.
Neste caso caso seria 80 metros lineares, pois são duas laterais de 30 metros cada uma e a frente e fundo de 10 metros cada. Ficaria assim o cálculo linear:
30 + 30 + 10 + 10 = 80
O cálculo do metro quadrado é de suma importância em diversos momentos, aliás, para ser sincero, ele é usado do começo ao fim na construção de uma casa. Desde o momento em que se inicia o projeto já estamos fazendo cálculos para saber o tamanho do terreno, da área construída, de cada cômodo da casa e assim por diante.
Ao comprar materiais de construção, muitos deles são vendidos por m/2. Ao contratar serviços, como pintura, pedreiro e outros também levam em conta a questão da metragem quadrada e assim por diante.
Interessante que quando fui construir a minha casa, antes mesmo de comprar o terreno, creio que uma das primeiras coisas que comprei foi uma trena, pois fiz questão de ir medir o terreno antes, pois como não havia construções ao lado, não dava para saber até onde ia. Durante toda a obra a trena foi certamente um dos itens que mais usei.