Dicas e informações sobre casa e
construção

Chuveiros elétricos: pressurizados, eletrônicos, híbridos e comuns

Veja aqui os vários tipos de chuveiros elétricos e os diferentes modelos, como os pressurizados, eletrônicos, híbridos e comuns. Entenda a aplicação de cada um deles.

O chuveiro é um dos elementos mais comuns em qualquer residência e podemos encontra-lo em vários modelos que atendem aos mais diferentes tipos de necessidades. Há modelos bem simples e alguns sofisticados. Vários fatores devem ser considerados na hora de comprar um chuveiro e de maneira geral o primeiro deles é se a voltagem é 110 ou 220 vols. Além disso é possível ainda considerar os diversos tipos, como pode ser visto abaixo:

Chuveiros comuns

O chuveiro comum é o mais popular em praticamente todas as casas e facilidade na instalação faz desse o principal dos modelos de chuveiro à venda no mercado. É prático, apenas precisa ser fixado em um cano ou diretamente na parede por meio de um ponto de energia.

É o modelo mais tradicional e usado. Ele pode ser encontrado nos modelos simples e barato ou ainda com alguma sofisticação, mas geralmente são os mais simples que se encaixam aqui. Qualquer que seja o modelo escolhido é importante sempre levar em conta a classificação energética do aparelho, sendo a Letra A o mais econômico e a F o menos econômico.

Veja aqui exemplos de chuveiros comuns

Chuveiros pressurizados

Os modelos pressurizados são indicados quando a potência da água é fraca, como acontece quando a água é da caixa e ela está muito baixa, por exemplo. Esses modelos possuem uma bomba que aumenta a pressão da água e permite assim um melhor desempenho dele, mesmo quando houver pouca pressão natural. Ou seja, é um chuveiro com um pressurizador de água que fica embutido no equipamento. Assim que o chuveiro é ligado, o pressurizador também é ligado aumentando a pressão da água.

Geralmente esse tipo de chuveiro vem com um botão que pode ligar e desligar a opção de turbo. Com a pressão maior da água evita que a pessoa passe mais tempo com o chuveiro ligado, evitando assim, um maior consumo de energia elétrica e também oferece mais conforto na hora do banho.

Veja aqui exemplos de chuveiros pressurizados

Chuveiros eletrônicos

Esses modelos possuem uma haste prolongada que permite várias regulagens de temperatura e não apenas as tradicionais, como inverno, verão e neutro. Com isso você poderá ter inúmeras regulagens, o que permite uma melhor adaptação para vários tipos de temperaturas e gostos de cada pessoa.

O chuveiro eletrônico é uma versão moderna para ajustar as temperaturas. Eles também dependem da eletricidade. Mas é diferente no quesito regulagem de temperatura. E você pode regular para um banho mais quente mais mono. Pois tem várias opções de regulagem que controlam a temperatura. Esse conforto custa um pouquinho mais caro, mas traz um beneficio gigante na hora do banho.

Veja aqui exemplos de chuveiros eletrônicos

Chuveiros híbridos

Os chuveiros híbridos são aqueles que funcionam com energia elétrica e solar ao mesmo tempo. Eles são indicados para residências que tem aquecimento central, seja ele por energia solar ou gás. São úteis para a otimização do consumo de energia elétrica e podem ser benéficos com redução significativa do valor da conta de luz.

Esses modelos de chuveiro são compatíveis com aquecedores a gás e solar, e são considerados econômicos e confortáveis. Existe uma diferença singular entre o híbrido e os outros modelos de chuveiro. Assim que este é ligado à água já sai quente. Enquanto os outros, as pessoas geralmente costumam esperar a água esquentar, pois ao ligar á agua sai fria. E isso gera um pequeno desperdício de água e energia na hora do banho.

Veja aqui exemplos de chuveiros híbridos

Resistência para chuveiros elétricos

Um dos principais componentes de um chuveiro elétrico é a resistência, que é a parte que recebe a energia elétrica, aquece e produz o calor necessário para o aquecimento da água. Quando um chuveiro não está funcionando, geralmente o problema é que a resistência queimou, assim como ocorria com as antigas lâmpadas incandescentes que também queimava o filamento. A resistência pode ser trocada, o que possibilita nova vida para o chuveiro.

Veja aqui exemplos de resistências para chuveiro

Mas seja qual for o tipo de chuveiro que você usa, do mais simples ao mais sofisticado, a sua utilidade é a mesma. Porém, agora você já sabe algumas diferenças. E aposto que muita gente não sabia, e achava que chuveiro é tudo igual. Mas é importante você saber que existem novas tecnologias que cooperam cada vez mais para o nosso bem estar e você pode experimentar todos eles.

Por Casa Dicas e Daniela Carvalho

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.