Quando vendi minha casa com a intenção de comprar outra em outro bairro, tive de alugar uma casa para servir de moradia por um período temporário, até que eu conseguisse encontrar e comprar a nova casa. Depois de procurar um pouco acabamos optando pela locação de uma casa que havia terminado de ser construída, pois era a que tinha a melhor localização e o preço era aceitável. Durante nossa busca pelo imóvel nos concentramos em localização, preço, quantidade de quartos, entre outras coisas, mas não atentamos para um problema que ela tinha: a casa era quente e sem ventilação.
O que torna uma casa muito quente pode estar relacionado a diversos fatores, como tipo de telhado, parede, incidência do sol, mas também ventilação, ou seja, quando a casa não tem ventilação interna a possibilidade de ela ser quente é muito maior. Este era o problema que tínhamos, já que a casa foi feita em L e para piorar foi feito uma varanda muito grande e baixa em volta da casa, o que ajudou a bloquear a entrada de ar. Mas o problema maior de casas em L é que elas são feitas na divisa e ai não dá para abrir janelas. Quando a casa é pequena, geralmente não se sente, mas para casas maiores e no meu caso com uma varanda como adicional a situação é bem complicada.
Veja abaixo a planta da casa:
No meu caso a saída para resolver o problema foi adotar praticamente constantemente o uso do ventilador, especialmente na sala que é o local mais atingido. Nos dias quentes do verão não tem ventilador que dê jeito, a solução foi partir para o ar condicionado na sala, mas os quartos ainda continuaram com o problema.
Em dias muito quentes, uma solução engenhosa que encontrei para atenuar um pouco o problema da temperatura nos quartos a noite foi a seguinte: Como a noite a temperatura cai bastante, eu coloquei dois ventiladores do lado de fora da casa ventilando para dentro dos quartos. Assim, mantive as janelas abertas e cada ventilador era apontado para um dos quartos. O ar mais frio de fora era soprado para dentro dos quartos e assim o ventilador interno não ficava só ventilando ar quente.
Esta solução ajuda bastante, mas tem um pequeno inconveniente. Quando chega a madrugada a temperatura externa cai bastante e fica uma diferença térmica muito grande, então é comum acordar de madrugada um um monte de ventilador soprando ar muito frio em cima de você e isto pode trazer problema de resfriado. Então o ideal seria colocar um despertador em determinado horário para você desligar o ventilador externo. Dá trabalho né? Pois é, vejam quanto inconveniente um mau projeto de construção pode trazer.
Se você pretende construir fique atento a este problema, se for fazer a casa em L ou colocá-la na divisa do terreno, crie entradas de ar como é o caso do jardim de inverno com abertura para dentro do imóvel, assim ficará mais fácil a circulação de ar interno, melhorando sensivelmente a temperatura interna.
Outra dica é o cuidado com varandas, pois elas podem abafar um pouco o ambiente interno, especialmente se elas forem muito baixas e muito extensas. O ideal é contratar um arquiteto que tem a competência de analisar melhor a topografia do terreno, incidência do sol da tarde, direção dos ventos, entre outros fatores e a partir disso propor uma solução mais adequada para sua obra. Pense nisso!
Além do já exposta acima, existem diversas coisas que podem ser feitas para quem a sua casa seja mais fresca ou até fria. Partindo do princípio que a fonte primária de calor é o sol, devemos então colocá-lo no centro da nossa análise e criar métodos para evitá-lo ao máximo é a grande questão. Então surge algumas ideias. Veja: