Dicas e informações sobre casa e
construção

Casa quente e sem ventilação, evite este problema

Veja um exemplo de como uma casa pode ser quente e desconfortável partindo do princípio da falta de ventilação. Veja as dicas para resolver este problema ou pelo menos amenizá-lo, bem como sugestões de construções mais frescas.

Quando vendi minha casa com a intenção de comprar outra em outro bairro, tive de alugar uma casa para servir de moradia por um período temporário, até que eu conseguisse encontrar e comprar a nova casa. Depois de procurar um pouco acabamos optando pela locação de uma casa que havia terminado de ser construída, pois era a que tinha a melhor localização e o preço era aceitável. Durante nossa busca pelo imóvel nos concentramos em localização, preço, quantidade de quartos, entre outras coisas, mas não atentamos para um problema que ela tinha: a casa era quente e sem ventilação.

Casa quente

O que torna uma casa muito quente pode estar relacionado a diversos fatores, como tipo de telhado, parede, incidência do sol, mas também ventilação, ou seja, quando a casa não tem ventilação interna a possibilidade de ela ser quente é muito maior. Este era o problema que tínhamos, já que a casa foi feita em L e para piorar foi feito uma varanda muito grande e baixa em volta da casa, o que ajudou a bloquear a entrada de ar. Mas o problema maior de casas em L é que elas são feitas na divisa e ai não dá para abrir janelas. Quando a casa é pequena, geralmente não se sente, mas para casas maiores e no meu caso com uma varanda como adicional a situação é bem complicada.

Veja abaixo a planta da casa:

Desenho casa em L

Ventilador e ar condicionado

No meu caso a saída para resolver o problema foi adotar praticamente constantemente o uso do ventilador, especialmente na sala que é o local mais atingido. Nos dias quentes do verão não tem ventilador que dê jeito, a solução foi partir para o ar condicionado na sala, mas os quartos ainda continuaram com o problema.

Em dias muito quentes, uma solução engenhosa que encontrei para atenuar um pouco o problema da temperatura nos quartos a noite foi a seguinte: Como a noite a temperatura cai bastante, eu coloquei dois ventiladores do lado de fora da casa ventilando para dentro dos quartos. Assim, mantive as janelas abertas e cada ventilador era apontado para um dos quartos. O ar mais frio de fora era soprado para dentro dos quartos e assim o ventilador interno não ficava só ventilando ar quente.

Esta solução ajuda bastante, mas tem um pequeno inconveniente. Quando chega a madrugada a temperatura externa cai bastante e fica uma diferença térmica muito grande, então é comum acordar de madrugada um um monte de ventilador soprando ar muito frio em cima de você e isto pode trazer problema de resfriado. Então o ideal seria colocar um despertador em determinado horário para você desligar o ventilador externo. Dá trabalho né? Pois é, vejam quanto inconveniente um mau projeto de construção pode trazer.

Casa quente e sem ventilação, evite este problema

Se você pretende construir fique atento a este problema, se for fazer a casa em L ou colocá-la na divisa do terreno, crie entradas de ar como é o caso do jardim de inverno com abertura para dentro do imóvel, assim ficará mais fácil a circulação de ar interno, melhorando sensivelmente a temperatura interna.

Outra dica é o cuidado com varandas, pois elas podem abafar um pouco o ambiente interno, especialmente se elas forem muito baixas e muito extensas. O ideal é contratar um arquiteto que tem a competência de analisar melhor a topografia do terreno, incidência do sol da tarde, direção dos ventos, entre outros fatores e a partir disso propor uma solução mais adequada para sua obra. Pense nisso!

Como fazer uma casa fresca?

Cabana frio

Além do já exposta acima, existem diversas coisas que podem ser feitas para quem a sua casa seja mais fresca ou até fria. Partindo do princípio que a fonte primária de calor é o sol, devemos então colocá-lo no centro da nossa análise e criar métodos para evitá-lo ao máximo é a grande questão. Então surge algumas ideias. Veja:

  • Imagine um edifício bem alto. Bem, a partir de um determinado horário ele irá projetar uma boa sombra. Se você comprar um terreno neste local, poderá construir uma casa que irá se beneficiar desta sobre e evitar o aquecimento por longas horas.
  • O mesmo princípio se aplica a árvores. Visitei uma casa em Santa Catarina que ao entrar nela parecia que estava com ar condicionado ligado e não tinha. O que acontece é que ela estava no meio de muitas árvores altas que projetavam sombra praticamente o dia todo.
  • Se sua casa não tem nenhuma sombra para se beneficiar, uma possibilidade é pintar as paredes e principalmente o telhado com tintas térmicas, com estas. Esse tipo de material tem a promessa de bloquear boa parte dos raios solares e você pode ganhar alguns graus a menos de temperatura. Há contudo o problema de portas e janelas que podem conduzir o calor de fora ainda assim.
  • Se nada disso, for uma opção e você estiver disposto a fazer um bom investimento inicial e arcar com uma conta de energia elétrica bem mais alta nos meses quentes, a opção e colocar ar condicionado em todos os cômodos da sua casa e ai não tem erro. O único inconveniente é o alto gasto de energia elétrica.
  • Uma alternativa bastante eficiente para resolver este problema seria fazer a construção da casa de isopor. Sim, existe esse método de construção e ele é bastante atraente por diversos motivos, inclusive pelo custo reduzido da construção. Mas nesse caso a grande vantagem que ele pode proporcionar é exatamente o conforto térmico, uma vez que as paredes são construídas de placas de isopor e não de tijolo ou bloco cerâmico, como é normalmente feito. Com isso o isopor isola o calor externo e não permitir que ele passe para dentro do ambiente, mantendo assim a casa um pouco mais fresca do que se ela fosse feita de alvenaria convencional. Veja aqui diversos exemplos de casas de isopor que são construídas aqui no Brasil.
  • Se tudo isso ainda não for opção, há ainda uma última alternativa para você. Pense em mudar de cidade ou até de país. No Brasil, quem deseja morar em um lugar frio encontra raras opções, mas elas existem e as vezes mais perto do que você imagina. Uma boa opção para quem mora no sudeste, principalmente em São Paulo são as cidades da Serra da Mantiqueira, com destaque em nesta mesma ordem para: Campos do Jordão, Monte Verde e Poços de Caldas. Há ainda diversas cidades pequenas da serra em que faz muito frio no outono e inverno é pelo menos um clima mais agradável na primavera e no verão. Ouvi um morador de Campos do Jordão dizer que dorme de cobertor o ano inteiro.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.