É recomendável colocar o botijão de gás do lado de fora da casa? Quais as razões para que isso seja verdade? Mas quando não for possível colocar do lado de fora, quais as dicas? Veja alguns dos possível e graves problemas que o vazamento de gás proporciona.
Home » Casa
O uso do gás de cozinha tornou-se generalizado e ele é um dos produtos que mais consumimos e dependemos. Antigamente era a madeira e outros artefatos a matéria-prima que usávamos para produzir o fogo para cozinhar os alimentos, mas com a descoberta e o processamento do gás de cozinha em larga escala mudaram esta realidade.
Botijão
Embora existam outras formas do gás chegar até nós, a maneira ainda mais comum é o tradicional botijão de gás de 13 kg que é usada na cozinha ligado ao fogão. O botijão normalmente é colocado dentro da cozinha junto com o próprio fogão, mas algumas pessoas tem o hábito de colocá-lo do lado de fora. Quais seria a maneira correta: dentro ou fora de casa?
A recomendação é que se possível ele fique fora da casa e ligado por uma mangueira mais extensa para chegar até o fogão. Veja algumas dicas e porquês:
- O gás é altamente inflamável e na hipótese de vazamento o botijão precisa estar em lugar livre para que o gás dissipe no ar. Se isto acontecer com ele dentro da cozinha o gás ficará retido e qualquer faísca poderá causar uma explosão.
- Além do problema da possível explosão, há ainda a inalação do gás que pode levar a morte. Veja no final do artigo alguns relatos muito tristes de pessoas que morreram por inalação de gás.
- Quando ele é colocado fora da casa naturalmente que a mangueira não alcança o fogão, sendo necessário a uma extensão. Nesse caso é recomendável uma mangueira de cobre, principalmente se ela for colocada de forma subterrânea. Esta mangueira não é muito barata, mas é necessária para este caso. Atualmente a recomendação é que a mangueira, mesmo de cobre, seja colocada dentro de uma mangueira corrugada para garantir assim a sua proteção e evitar a deterioração com o tempo.
- Ainda quando colocado do lado de fora recomenda-se a criação de uma casinha ou que o botijão fique em lugar coberto, com circulação de ar e de fácil acesso, evidentemente. Não se pode fazer uma casinha totalmente fechada.
Mas quando não for possível colocar do lado de fora?
Existem casos, como em apartamentos e outras situações onde na foi planejado a colocação do botijão do lado de fora e ai não há muita alternativa. Neste caso e ideal seria colocá-lo próximo a uma janela e se possível mantê-la sempre aberta. Também deve-se ter o cuidado de observar que se houve cheiro de gás, pode ser sinal de vazamento, neste caso não acenda luz ou qualquer outro aparelho elétrico, inclusive ventilador. Abra portas e janelas e tire todas as pessoas de dentro da casa antes de averiguar com mais cuidado se há ou não vazamento.
Cuidados com o botijão de gás
- Dentro ou fora de casa, o botijão requer cuidados para evitar problemas que podem ser muito sério. Veja abaixo algumas recomendações importantes para a instalação e uso dele.
- Nunca deite o botijão, independentemente do local onde ele esteja, sua posição é sempre na vertical;
- O botijão não pode ficar em local fechado, logo, a proposta de colocá-lo na parte externa da casa é justamente para evitar que ele fique em local fechado. A razão para isso é que em caso de vazamento de gás, se ele estiver em local fechado, esse gás ficará retido e se houver uma pequena fagulha de fogo pode causar explosão. quando ele está em local aberto o gás dissipa pelo ar e as chances de haver explosão diminuem.
- A mangueira de gás deve ser de um modelo aprovada pelo Inmetro, isto significa que aquele modelo passou pelos testes do órgão e foi aprovada para o uso. Quando você coloca o botijão na parte externa da casa é necessário fazer a ligação com um cano de cobre que é super resistente e caro também. Atualmente a recomendação é que a mangueira, mesmo de cobre, seja colocada dentro de uma mangueira corrugada para garantir assim a sua proteção e evitar a deterioração com o tempo.
- Não passe a mangueira atrás do forno para evitar o aquecimento dela e possivelmente sua deterioração;
- Aquecer o botijão de gás pensando que ele poderá render mais é uma atitude perigosíssima e não deve ser feito em hipótese alguma.
- Ao entrar em casa e sentir cheiro de gás é MUITO IMPORTANTE NÃO ACENDER LUZ OU PRODUZIR QUALQUER TIPO DE CHAMA. Em um ambiente fechado, o contado do gás com qualquer tipo de acionador, como interruptor de lâmpadas, pode ser a combinação perfeita para uma explosão. Neste caso a melhor coisa a fazer é abrir portas e janelas, se afastar da casa e acionar os bombeiros ou os responsáveis pela companhia de gás.
Casos de morte com inalação de gás
Em 2019, tivemos várias notícias, muito tristes, por sinal, de famílias inteiras que morreram por inalação de gás. Um caso que ficou muito conhecido foi de uma família de Santa Catarina que infelizmente teve um final trágico em Santiago no Chile por inalar gás. Outro caso também ocorrem na cidade de Santo André na Grande São Paulo. Houve ainda outro registro da morte de um pai e filha na cidade de Campos do Jordão.
O problema pode ocorrer tanto pela inalação do gás em si, como do monóxido de carbono que é o resultado da queima do gás. Ambos podem ser letais, como pode ser visto nos casos acima.
Gostou? Compartilhe