Sabemos que existe um padrão de 110v e 220v para a eletricidade que usamos no Brasil. Na hora de definir uma tomada, por exemplo, qual delas devo escolher? Qual é a melhor para se usar em casa 110v ou 220v?
Na verdade isto depende um pouco do padrão que é adotado no país ou região onde a pessoa mora. No Brasil, creio que a maioria dos casos adota o padrão 110 volts e aí o que acontece é que a maioria dos aparelhos eletroeletrônicos já vem com essa voltagem. Neste caso não chega a ser necessariamente uma questão de escolha.
Mas há casos em que você pode escolher entre uma e outra, como por exemplo no caso do chuveiro, já que na construção da casa você pode definir se irá usar 110v ou 220v. Eu por exemplo optei por 220v para os chuveiros quando construí minha casa.
Existem aparelhos que praticamente só usam 220v, como é o caso do ar-condicionado.
Para esses casos em que o consumo é mais alto o padrão 220v é a melhor alternativa. Em uma casa, se houver dois chuveiros 110v e eles forem ligados ao mesmo tempo, a chance de cair a chave de energia é alta.
Quais são as lâmpadas que gasta menos energia e ajuda a economizar na conta de luz?
As lâmpadas consomem bastante energia elétrica porque na verdade acaba ficando muito tempo acesas, desta forma é fundamental para economizar energia usar modelos mais econômicos, com as de LED, por exemplo.
As lâmpadas mais econômicas ou que gastam menos energia elétrica são as de LED, mas elas são relativamente fracas em termos de produção de luz e portanto é necessário uma quantidade maior delas para conseguir o mesmo efeito que as demais.
Além da questão de economia de energia, a iluminação de LED tem alternativas em termos de formatos de lâmpadas, como os spots, pendentes, fitas, dentre outros.
As lâmpadas fluorescentes por sua vez consomem 4 vezes menos energia elétrica, em média, e chegam a durar até 8 vezes mais. Isto em relação a uma lâmpada incandescente. A diferença básica é que a lâmpada fluorescente não produz calor (que é o princípio de funcionamento de uma lâmpada de filamento). Por isso, ela é chamada de “luz fria”.
As lâmpadas incandescentes são aquelas mais antigas e são as que consomem mais energia elétrica pelo fato delas produzirem calor. Este tipo de lâmpada tende a desaparecer do mercado.
Esta é outra questão importante, pois temos hoje muito eletrodomésticos e aparelhos elétricos em geral em casa. Dada a quantidade deles e as características de consumo, isto impacta bastante no consumo.
Um cuidado que precisamos ter é entender o perfil de consumo dos produtos elétricos que usamos em nossa casa, ou seja, quais são os eletrodomésticos que gastam mais energia e qual contribui para a formação da conta de luz que pagamos no final do mês. Outra questão importante é se os eletrodomésticos mais novos gastam menos do que os mais antigos.
Sobre isso devemos considerar o que se segue.
Basicamente todos os eletroeletrônicos que produzem calor como é o caso do chuveiro, geladeira, ferro de passar, lâmpadas incandescentes e outros. Esse tipo de aparelho geralmente está relacionado ao consumo maior de energia elétrica, daí a recomendação de usar o chuveiro de forma responsável, acumular roupas e passar de uma única vez e não manter a geladeira aberta por muito tempo nem ter o hábito de abri-la e fechar constantemente.
Os aparelhos ou eletrodomésticos antigos também podem consumir mais eletricidade do que os novos que geralmente têm tecnologia melhorada e portanto faz um consumo mais adequado, especialmente aqueles marcados com a letra A na tabela de consumo de eletricidade.
Antigamente não havia esse tipo de controle e então não era possível saber muito bem na hora da compra. Então, trocar certos eletrodomésticos antigos por modelos novos e com alta eficiência energética pode ser uma boa alternativa em termos de menor consumo.
A classificação energética dos aparelhos tem uma escala com as letras: A B C D E F G. Onde “A” é o mais econômico e “G” é o menos econômico.
Saiba mais sobre a classificação energética
Um cuidado especial precisa ser dado ao ar-condicionado que é um dos que mais consomem energia elétrica. Este aparelho tornou-se comum nas residências e por isso é importante ter um cuidado especial com ele.
Ele é um dos aparelhos que gera calor e consume muita energia elétrica. Então, dois cuidados precisam ser tomados.