O sistema de ventilação é extremamente importante para garantir o conforto térmico das pessoas e atenuar o calor que é tão comum em boa parte do ano em quase todo o país.
Existem basicamente dois tipos de ventilação: natural e a ventilação estimulada ou artificial, se é que podemos usar aqui este termo.
Pela ventilação natural temos as correntes de vento que circulam todo o planeta e em várias direções, intensidades e altitudes. Essas correntes de ar são importantes para transportar chuva, frio, calor e também para trazer o conforto térmico.
O ideal é que dependêssemos apenas da ventilação natural, mas com o crescimento das cidades e as construções cada vez mais fechadas que temos é necessário produzir ventilação e isto fazemos com o uso de ventiladores.
Apesar de existir muitos modelos de ventiladores, um dos mais eficazes é o modelo de teto, pois ele fica fixo lá em cima e não ocupa espaço da casa, sem contar que não precisamos movê-lo de um lugar para outro.
Também por estar posicionado no alto e ter hélices bem largas e grandes, ele consegue não só movimentar muito ar, como também distribui-lo de maneira muito mais adequada, uma vez que não tem objetos na frente dele que bloqueie a circulação do ar.
Mas em muitos casos os ventiladores são muito barulhentos. Existe algum modelo ou algo que possa ser feito para torná-lo mais silenciosos? Será que um ventilador sem hélice não seria a solução para evitar barulhos? Mas eles existem?
Bem, primeiro trataremos sobre os ventiladores de teto que tendem a ser mais silenciosos do que os modelos portáteis ou de mesa que usamos em casa, então se você tem um muito barulhento, algo deve estar errado.
Para garantir um modelo silencioso, siga os passos:
Abaixo uma foto de um modelo que tenho aqui no meu escritório e posso garantir que ele é bastante silencioso e produz uma ótima ventilação.
No início do texto sugerimos um ventilador sem hélice para evitar o problema do barulho, mas também ele não produziria a ventilação e logo não adiantaria nada. Mas, e se existisse um modelo sem hélice que produzisse ventilação?
Sim, esse modelo existe. Trata-se de uma tecnologia chamada de Magic Air e com ele é possível produzir a circulação do ar sem a necessidade das pás ou hélices que existem nos modelos tradicionais que conhecemos hoje.
Mas ele é mais silencioso?
Aparentemente não. O fato de não ter as hélices não significa que ele consegue ser mais silencioso do que os modelos tradicionais. Pelo menos não é o que mostra o relato deste consumidor que usa o produto e que pode ser visto neste vídeo no Youtube.
Segundo o relato deste consumidor as vantagens são: o design moderno, a facilidade de limpeza e a questão da segurança, especialmente para quem tem crianças pequenas em casa.
Os pontos fracos são: o custo, considerado alto para um ventilador pequeno com esse (na data deste artigo, o preço dele estava em R$ 299,00 em uma loja virtual), a baixa potência e exatamente o ruído que aparentemente é mais elevado do que os demais modelos.
Podemos concluir que o modelo de teto tende a ser o mais silencioso do que os modelos de mesa. Isto porque ele tem uma estrutura mais robusta e é desenhado para funcionar de forma mais adequada.
Os modelos de mesa que geralmente precisam girar as pás em maior velocidade e com isso acabam gerando mais ruído.
Já o modelo sem hélice parece não ser a solução para quem busca ventilador silencioso e talvez esta tecnologia tenha ainda que evoluir um pouco para atender melhor a este quesito.