O sol é importante para a vida humana em vários sentidos e historicamente ele ocupou lugar de destaque na agricultura, no turismo e outras áreas. O projeto de construção de uma casa também considera o sol como um dos itens a ser analisados e entendidos para evitar alguns problemas. Sem querer entrar em todos os méritos deste assunto, já que isso exigiria a perícia de um arquiteto, coisa que não sou, gostaria apenas de analisar a questão da posição do sol da manhã e da tarde em termos absolutamente práticos.
Para quem pretende construir é comum, principalmente as mulheres, fazer alguns planos para a construção imaginando como seria a casa, a posição de cada cômodo, entre outras coisas. Neste contexto é preciso considerar a posição do sol da manhã em relação à casa, isto é, qual parte da casa receberá o sol da manhã e qual parte o da tarde. Minha esposa por exemplo segue o pensamento mais comum sobre esse assunto de que o sol da manhã deve beneficiar a lavanderia e a cozinha por exemplo. Em termos práticos é que talvez seja mais comuns as atividades de lavanderia no período da manhã, especialmente nos meses de verão quando é comum fazer sol de manhã e chover a tarde, então acordar cedo, lavar roupa e aproveitar o sol logo cedo é uma estratégia que certamente muitas mulheres (e alguns homens) conhecem bem.
Como o sol da tarde temos outra preocupação que é a transferência de calor que este provoca, já que é o período mais quente do dia. É bom pensar que a parte da casa que receberá o sol da tarde será certamente mais quente, especialmente a noite que ainda manterá os efeitos do sol, isto especialmente nos meses de verão onde o sol é muito forte. Em termos práticos seria interessante evitar que os dormitórios recebessem diretamente a radiação solar a tarde, já que poderá provocar um desconforto a noite na hora de dormir.
Interessante observar que o sol da tarde quando tem incidência direta sobre dormitórios tende a ser ruim por aquecer muito o ambiente durante o dia e provocar o calor noturno. Lembro de uma conversa que eu tive com um colega que é corretor de imóveis e ele disse que ao invés de usar o termo sol da tarde eles estavam usando pôr do sol para deixar mais atrativa venda de apartamentos que eram voltados para essa face do sol. Isto mostra claramente a importância de se tratar esse assunto e como a incidência do sol altera significativamente o conforto térmico de uma casa.
Converse com o seu arquiteto sobre isso e certamente analisando a planta do seu terreno ele poderá dar dicas mais objetivas de como usar o sol a seu favor na construção. Contudo ignorar a posição do sol pode não ser uma boa ideia e trazer problemas como aquecimento de dormitórios e desperdício dos melhores horários de sol para as partes da casa que mais precisam dele.
A importância de um projeto bem feito é de fundamental importância pra você ter um resultado adequado não apenas em termos de estética e funcionalidade, mas também de conforto térmico e acústico.
Infelizmente, muitas pessoas não dão a devida importância a essa questão do projeto e constrói uma casa de qualquer maneira, sem levar em consideração que isto poderá inclusive desvalorizar o imóvel. Desta forma é altamente recomendável se fazer um bom projeto com assessoria de um bom arquiteto ou engenheiro civil para que você consiga de fato tirar o máximo de proveito do espaço para a sua construção.
O que acontece é que no período da manhã o sol vai aquecendo, mas ainda não está muito quente porque durante a noite esfria. Quando chega no período da tarde a casa já está à exposição do sol bastante tempo e ai acumula o calor dos materiais da casa e mais a incidência do sol. No final da primavera e verão este problema é maior ainda pois os dias são longos e há mais tempo de exposição ao sol.
Esta tem sido uma prática que os arquitetos geralmente considera, afinal a insolação da do dia e especialmente da tarde tende a manter a casa muito aquecida a noite, logo, os dormitórios sendo evitados de tanta exposição ao sol poderá ficar mais fresco a noite.
Nem sempre isto é possível, mas quando for possível com certeza é a melhor alternativa para garantir um bom resultado em termos de conforto térmico na sua casa.
Existem várias técnicas que ajudam, entre elas podemos destacar as seguintes:
Quanto mais ao norte do país você estiver, mais incidência de sol terá. Isto vale para quase todo o Brasil, já que a linha do Equador passa na extremidade norte do país é apenas uma pequena parte fica no hemisfério norte. A linha do Equador é o local onde há mais incidência de sol e portanto quanto mais próximo dela você estiver, mas sujeito ao fenômeno estará.