O jardim de inverno é um recurso bastante usado em casas para diversos fins, como o próprio nome já anuncia, sua função inicial era de criar um ambiente integrado a casa para ser usado no inverno que é um período muito frio, mas com o passar do tempo as pessoas acabaram adaptando seu uso para outras finalidades. Hoje ele é usado como espaço de decoração já que permite fazer uma ótima integração com vários cômodos de uma casa e também tem sido usado como recurso arquitetônico promovendo uma alternativa para construções em terrenos pequenos que não tem muito espaço para iluminação e ventilação.
Veja o vídeo abaixo com boas dicas de uso do jardim de inverno para fins de decoração e integração dele com a sala de estar, que é o método mais tradicional de uso dele. Dicas de plantas e flores que podem ser usadas, entre outras.
O tamanho do jardim de inverno dependerá muito da finalidade que ele estará sendo usado, do espaço do terreno, entre outros. Se a proposta dele é puramente decorativa, então não há a necessidade de ele ter um tamanho muito grande, já que pode inclusive ser adaptado a pequenos espaços, como cantos, embaixo de escadas, entre outros.
Mas há casos em que a casa não tem área para abertura de janelas para ventilação e iluminação. Neste caso o jardim de inverno é usado como espaço no imóvel para abertura de janelas e assim promover melhor ventilação e iluminação. O tamanho ideal dele para casos assim deve ter pelo menos 1.5 x 1.5 mts (um metro e meio por 1 metro e meio). Se ele ficar menor que isso ainda sim poderia ser usado, mas especialmente a ventilação do ambiente poderia ser prejudicada. Veja a imagem abaixo de uma planta de uma casa que eu tinha e a medida do jardim de inverno era de 1.8 x 2.30 e confesso que o tamanho não era muito grande, mas atendia perfeitamente bem o propósito descrito acima.
Por fim é importante considerar que cada caso é um caso e que há propósitos diversos para a construção de um jardim de inverno. Analise o espaço que você tem e converse com seu arquiteto que certamente dará a melhor solução para o tamanho ideal do jardim.
Com o inverno chegando ao fim e o verão no horizonte, você pode estar pensando em conseguir um jardim.Uma área de luz agradável para se sentar nas noites de verão, onde você pode obter a sensação de estar fora, mas com aquele pouco de abrigo que é sempre bem-vindo.É importante considerar cuidadosamente todos os fatores de tamanho durante a fase de planejamento, a fim de obter o jardim certo para você:
Um jardim mal planejado pode acabar sendo pequeno demais para suas necessidades(e, portanto, economia falsa), da mesma forma que um jardim projetado muito grande poderia tornar o projeto um custo proibitivo. Definir o jardim de inverno no jardim e depois usar um de seus quartos existentes (semelhante em tamanho ao conservatório proposto) mostraria a utilidade do seu novo espaço.
Mas que tamanho de jardim é certo para as suas circunstâncias? Aqui estão algumas coisas a considerar:
O jardim era tradicionalmente usado para o cultivo de plantas com espaço adicional incidental usado ocasionalmente para atividades sociais. Ao longo dos anos, este último uso tornou-se a função conservadora mais popular. Com isso em mente, você deve considerar quanto tempo será gasto no espaço e quantas pessoas provavelmente ocuparão regularmente sua nova sala. Se você tiver espaço, você pode querer escolher um jardim de inverno em torno de 10 pés x 20 pés para acomodar a mesa de jantar da família. No entanto, você precisa ter cuidado para não sobrecarregar o tamanho da sua casa ou jardim.
Outra consideração quando se olha para o tamanho do seu conservatório é que todos os obstáculos, como tampas de bueiro e drenos, podem precisar ser realocados se estiverem no caminho. Então, discuta essas coisas com um construtor antes de fazer uma compra. Desta forma, você pode orçamento para o custo total do conservatório e não tem surpresas financeiras desagradáveis ao longo do caminho.
Veja abaixo diversos exemplos de jardim de inverno integrados à sala, quarto, escritórios e outras dependências de uma casa:
Embora o propósito dele seja usada de maneira bem diferente, ele é bastante comum em boa parte das construções no Brasil. Como é comum no Brasil temos terrenos muito pequenos, sobra pouco espaço para fazer a construção de uma casa, então engenheiros e arquitetos as vezes utilizam a ideia do jardim de inverno para promover uma área de iluminação e ventilação na casa. Por esse motivo ele é um recurso arquitetônico bastante utilizado em boa parte das construções no Brasil.
Sim isso é possível, desde que ele não seja totalmente concretizado, como é mais comum as pessoas fazerem. Mas você pode sim projetar de maneira a ser usado com plantas que podem ser flores, uma pequena palmeira ou algumas outras plantas menores que não utiliza tanto espaço.
Não é comum você ter mais de um jardim de inverno, mas é possível. Como já explicado acima o jardim inverno tem sido usado por arquitetos engenheiros como uma estratégia para promover iluminação e ventilação em casas que precisam ser construídas em terrenos pequenos. Assim eles podem fazer o uso de mais de um jardim inverno, caso seja necessário, mas usualmente é como fazer apenas um.
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega