O país que vivemos, o Brasil, não é um local sem leis onde não há segurança alguma, mas também não é um local onde as pessoas podem ir e vir livremente. Vivemos este paradoxo entre a segurança que a própria constituição nos garante e a insegurança que é visível especialmente nas cidades de médio e grande porte. Isto leva as pessoas a adotarem todo tipo de recurso para garantir sua própria segurança e da sua família, como blindar carros, erguer muros, cerca elétrica, portões automáticos, câmeras de segurança, entre outros.
O uso de portões eletrônicos por exemplos é adotado por muitos como pura conveniência para os dias de chuva ou frio, mas também pode ser usado como estratégia de segurança para evitar roubos quando a pessoa está chegando ou saindo de casa. Mas quais as vantagens deste tipo de estratégia e será mesmo que o portão automático pode ser seguro para os moradores?
Primeiro que a ideia usada é que nos casos de portões manuais há um tempo grande para descer do carro, abrir o portão, entrar no carro, colocá-lo para dentro, descer novamente e fechar o portão. No caso do portão eletrônico você reduz e muito este tempo garantindo que ele fique aberto o menor tempo possível.
O principal papel de um portão elétrico é impedir o acesso não autorizado às suas instalações. Um sistema de controle de acesso automatizado tornará esse processo mais rápido e simples, economizando o tempo da sua organização e reduzindo o esforço exigido de sua equipe.
Normalmente, os portões elétricos consistem no próprio portão e um operador automático. O portão é a barreira física (às vezes chamada de “portão de barreira elétrica”), que deve ser forte e durável o suficiente para atender às suas necessidades, enquanto o operador é o mecanismo eletrônico que o aciona. Juntos, esses componentes trabalham para garantir que somente pessoal autorizado possa entrar em sua propriedade.
Como vantagem está o fato apresentado acima que é você fazer o processo de entrada ou saída da garagem no menor tempo possível, sem contar os aspectos da conveniência também citados acima. Como desvantagens existe a falsa sensação de segurança, já que mesmo com o portão automático existe ainda um tempo que ele ficará aberto e preciso entender que ele ajuda, mas não resolve todo o problema da insegurança.
Portões elétricos dão a você a capacidade de fechar seus portões sem muito esforço. Se você não tem portões, não há nada para fechar. Com portões manuais, você tem que abrir e fechá-los à mão toda vez que sair e voltar para casa. A maioria das pessoas faz isso nas primeiras semanas e depois fica entediada e deixa-as abertas. Com portões elétricos, você aperta um botão e eles se abrem. Você entra e eles fecham atrás de você. E esse é o principal benefício - eles estão fechados quando você quer que eles sejam fechados.
Então, qual segurança as portas fechadas oferecem? Bem, se eles são totalmente embarcados, eles oferecem um grau de privacidade, pois ninguém pode ver através deles. Eles também representam um limite físico; uma extensão de qualquer parede ou sebe em torno de sua propriedade. Ninguém pode simplesmente subir o seu caminho e ter o acesso que eles querem a sua casa e jardim, enquanto seus filhos brincam nele ou você cortar a grama.
Há também um aviso de que alguém gostaria de entrar em sua propriedade antes de chegar à porta da frente e tocar a campainha. Com intercomunicadores de áudio ou vídeo ou a câmera, você pode ouvir e ver quem está no seu portão e decidir quem tem acesso e quem não tem.
Mas e se alguém realmente quiser entrar em sua propriedade? Os portões elétricos são fortes o suficiente para impedi-los? E se eles baterem seus portões em uma van? Isso os impedirá? Em suma, é improvável que eles o façam, já que qualquer um aplicando uma força em portões de giro tão longe das dobradiças quanto possível, tem influência do lado deles.
Bloqueios magnéticos nas bordas de abertura e travas e travas no solo podem ajudar, mas muita força pode ser aplicada por um veículo com muitos cavalos de potência multiplicados significativamente pelos benefícios da alavancagem.
Acredito que adotar o portão eletrônico seja sim uma boa alternativa, mas outras estratégias também devem ser adotadas em conjunto como por exemplo a prudência de dar uma volta ao quarteirão antes de chegar em casa, isto especialmente a noite.
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega