As cidades que conhecemos surgiram em locais estratégicos, basta você estudar um pouquinho a história da sua cidade ou mesmo observar a posição de muitas cidades para perceber que houve algumas influências quanto ao local de surgimento das mesmas.
Primeiro observe as cidades litorâneas, depois as que ficam às margens ou muito próxima a rios e por último analise as cidades que ficam ao longo das linhas férreas, entre outros exemplos.
O trânsito da época era marítimo ou por via fluvial e mais tarde com a chegada das linhas de ferro, estas também contribuíram para o surgimento de vilas e posteriormente cidades.
Ainda hoje percebemos isso, só que agora são as rodovias que geram essa influência. Um dos pontos importantes para o desenvolvimento de uma cidade é se ela está ligada por uma boa rodovia, pois isso facilita a instalação de empresas, o escoamento de produtos e atrai pessoas.
Mas o ponto onde quero chegar é que o trânsito seja ela qual for que influenciou positivamente o desenvolvimento das cidades agora começa a influenciar de forma negativa muitas cidades ou regiões das cidades. Na compra de um imóvel é necessário considerar o fato trânsito, pois ele pode trazer dores de cabeça e colocar seu investimento sob risco.
Foi o que aconteceu comigo, em 2009 comprei uma casa que depois de algumas reformas ficou muito boa. Era bem arejada, um bom tamanho, construção nova, rua relativamente tranquila, mas ficava em uma região da cidade que me obrigava a encarar um trânsito ruim, especialmente nos horários de pico. Não que fosse tão demorado assim o trajeto, mas era muito perigoso, pois envolvia a travessia de um anel viário complicado e uma avenida onde muitas pessoas se comportavam como se estivessem em uma pista de corrida.
Depois de algum tempo e considerando outros fatores também, conclui que não valia a pena continuar ali e acabei vendendo a casa e me mudando para uma região mais tranquila. Quando eu comprei a casa eu até sabia que o trânsito poderia ser um problema, mas nada como o dia-a-dia.
Desta forma considero o trânsito como um fator importante de influência na decisão da região ou bairro onde uma pessoa deva morar. Não considerá-lo é um erro que embora eu não tenha cometido, entendi que deveria ter levado mais a sério. Se você pretende comprar ou alugar um imóvel, verifique isso. Analise os principais trajetos que você terá de fazer no cotidiano e como o trânsito poderá ajudá-lo ou atrapalhar.
Antes de comprar uma casa, leve em conta alguns fatores relacionados ao trânsito: