Que o pernilongo está entre os insetos mais indesejáveis, isto, creio que quase todas as pessoas concordam, afinal, deitar na cama para dormir e ouvir aquele zunido típico é de tirar o sono de qualquer um.
Embora exista inúmeros produtos e venenos para combater esta praga, a pergunta que fica é: Qual é mais eficiente e será que dá mesmo para evitar pernilongo em casa?
Eu já tive muitos problemas com esse bicho e já testei muitas alternativas também. Então quero mostrar aqui minhas experiências, considerações sobre os principais métodos e aquele que resolveu meu problema.
Os inseticidas são normalmente os primeiros que vem a mente quando pensamos em alguma forma de combater os pernilongos. Há uma boa variedade deles no mercado e a eficiência deles varia muito de caso para caso. Vejamos:
A outra ideia era usar uma tela mosqueteiro e assim evitar que eles entrassem em casa. Boa ideia, mas no meu caso as coisas seriam um pouco complicadas, afinal tenho muitas janelas, portas, inclusive uma grande de vidro de correr e para piorar as janelas dos banheiros que são de vidros do tipo basculante.
Depois de analisar, percebi que seria uma solução para alguns lugares, mas para outros não. Em suma, os pernilongos iriam continuar entrando.
Bem, como você pode ver, não foi com inseticida que eu consegui uma estratégia mais eficiente. Também descartei a tela mosqueteiro, embora ela seja eficiente para muitos casos, mas não para o meu. Mas qual foi então a melhor solução?
Uma combinação de três coisas.
Primeira: Manter as janelas fechadas durante a noite. Esta estratégia é eficiente pois impede que os pernilongos entre para dentro de casa
Segunda: Comprei uma raquete para matar pernilongos, afinal, de nada adiantaria fechar as janelas se os pernilongos já estiverem dentro do quarto, por exemplo.
Como eu, minha esposa e meu filho temos compromisso a noite (professor, faculdade e ensino médio, respectivamente), chegamos sempre no mesmo horário. Então, uma das minhas rotinas e pegar a raquete e eliminar os pernilongos que estiverem nos quartos. Feito isso e sabendo que as janelas e portas estão fechadas, eles não entrarão mais.
Terceira: Bem, a cidade onde moro no interior de São Paulo é muito quente e a noite não é diferente. Então nos meses da primavera, verão e até parte do outono, fechar portas e janelas, deixaria o quarto muito abafado e quente. Neste caso a solução foi o ar condicionado.
Usando a combinação dessas três técnicas, posso dizer que o problema com pernilongo praticamente acabou.
Recentemente coloquei algumas telas mosqueteiras em algumas janelas, não em todas, mas naquelas que havia maior necessidade de ficar aberta para promover a circulação de ar e iluminação natural. A ideia de manter tudo fechado funciona, mas exige praticamente ar condicionado o tempo todo, pois a casa fica muito abafada e com isso acaba não sendo uma alternativa viável para todos os casos, nem para todos os momentos.
Depois de pesquisar preços de vários fornecedores, a solução foi criarmos as telas. Compramos as telinhas e adaptamos os suportes de acordo com o tamanho das janelas. Não ficou a coisa mais linda do mundo, mas ficou funcional e no momento estamos mais interessado em funcionamento do que em beleza.
A tela mosqueteira tem uma vantagem muito grande, pois ela bloqueia a entrada de insetos, mas não a luz externa e principalmente a entrada de ar, portanto é uma solução bem interessante.
Os pernilongos as vezes ainda entram, até porque frequentemente a porta da cozinha ainda fica aberta e também porque não colocamos as telas em todas as janelas, mas já diminuiu e muito a incidência de pernilongos dentro de casa.
Em suma, estamos usando todas as alternativas acima de forma combinada, ou seja: mantendo fechado as janelas no máximo possível, aquelas que não podiam ficar fechadas o tempo todo está com tela mosqueteira. Para aqueles que insistem em entrar temos a raquete e o uso do ar condicionado, especialmente nos quartos a noite para dormir.
Mas e a conta de energia elétrica?
Sim, ela aumenta consideravelmente, pelo menos entre R$ 100 e R$ 200 mais ou menos. Contudo, isto não resolveu apenas a questão de evitar os pernilongos, mas há também a conforto térmico, iluminação e também a presença de outros insetos que são comuns na época do calor.
Esta é a melhor forma de evitar pernilongo em casa?
Pelo menos para o meu caso foi. Como expliquei acima, eu testei vários métodos e considerei outros, mas acredito que a combinação de métodos usados foi de longe a melhor alternativa.
É o melhor método para combater a praga?
Especialmente o uso da raquete sim, pois com ela você mata mesmo o pernilongo. O maior problema é encontrá-los, mas com um pouco de paciência você consegue pegar o jeito.
É verdade que e locais frios não tem pernilongo?
Se pensarmos de maneira lógica iremos concluir que é verdadeiro, ou seja, em locais frios tende a não ter ou pelo menos ter muito pouco. Isto ocorre, pois, esses insetos parecem que gostam do calor e se proliferam mais em ambientes ou épocas quentes.
Assim, da mesma forma que não tem problemas com eles durante os meses frios do inverno, é bem provável que em cidades bem frias eles não apareçam por lá.
Se você estiver pensando em fugir para uma dessas cidades, no Brasil, certamente a melhor opção é Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Graças a sua altitude (1628 metros acima do nível do mar – a mais alta para uma sede de município no país), a cidade desfruta de um clima frio praticamente o ano todo.