Uma preocupação comum por quem constrói ou compra casa é a posição do sol, isto porque dependendo da incidência dele no período da manhã ou da tarde, pode afetar bastante a valorização da casa e portanto este é um assunto que interessa muito aos arquitetos na hora de projetar um imóvel, bem como aos corretores de imóveis na hora da venda.
A incidência d sol sobre portas, janelas ou mesmo paredes podem tornar o ambiente mais quente, estragar móveis, pisos, entre outros.
É evidente que de alguma forma o sol vai bater em partes da casa, mas há alguns casos que gostaríamos de proteger da incidência direta dos raios solares e a melhor forma de fazer isto é criar mecanismos que produzam sombra sobre a edificação ou a parte dela, como portas e janelas, onde você não deseja receber sol.
Para fazer isso, há algumas estratégias e abaixo separei 7 dicas úteis para produzir sombra na sua casa.
A primeira delas é com o tradicional toldo. Ele é muito usado em estabelecimentos comerciais, mas pode ser usado em casa também, especialmente em garagens para proteger os automóveis da exposição solar, chuva e outros.
Não é uma solução muito bonita, por isso precisa ser bem planejado para que dê além da proteção um pouco mais de estética.
O ponto fraco é que a lona do toldo precisa ser trocada de tempos em tempos, pois ela deteriora com o passar do tempo.
Veja exemplos do uso de vários modelos de toldos
A cortina é usada internamente, mas há casos bem específicos onde é possível usá-la externamente, especialmente aquelas cortinas do tipo rolo onde você pode recolher quando não estiver usando.
Uma área aberta de churrasqueira ou lavanderia poderia ser atendido por este recurso. O ponto fraco é que precisa ser controlado, ou seja, ficar abrindo e fechando.
Veja essas imagens que mostram como uma cortina externa pode ser usada.
Ombrelone é um tipo de cobertura que se usa bastante em jardins ou áreas de piscina, por exemplo. É uma espécie de um grande chapéu de sol, sendo sustentado por uma base que fica na sua lateral e não no centro.
A vantagens deste recurso é que ele pode ser posicionado quase na vertical, criando assim uma espécie de parede de tecido. Eu cheguei a considerá-lo para uma situação que tinha em casa onde precisava criar sombra.
O ponto fraco dele é o custo que é muito alto e também pelo fato de precisar de manutenção na loja que assim como o toldo, perde sua eficácia com o tempo
Galeria de imagens com vários tipos de ombrelone
Pelo menos para o meu caso, eu não achei nada mais eficiente para produzir sombra e evitar os raios solares do que uma árvore.
É claro que nem todas as pessoas podem plantar uma árvore em casa que na maioria das vezes terá limitação de espaço adequado para tal, mas quando isso for possível, considere seriamente esta opção.
A vantagem da árvore é que não precisa manutenção, exceto uma poda, adubação e água no início, mas depois é muito tranquilo. Como desvantagem temos o fato de que muitas delas crescem muito e as acabam se tornando um problema pelo seu porte, copada e outros. Por isso é importante a escolha de uma planta com baixa estatura, como as frutíferas ou outros tipos de árvores como a quaresmeira, resedá, entre outras.
Aqui alguns exemplos do uso de árvores para produzir sombra
Há ainda opção que você ou outras pessoas podem criar como a edificação de um muro ou parede de uma edificação qualquer. Evidentemente que esta é uma forma muito eficiente de proteger dos raios do sol, mas nem sempre é possível edificar algo para este fim.
Na verdade, muitas construções já são feitas pensando nisso e este é um detalhe que o arquiteto deve observar na elaboração de um projeto, especialmente quando o cliente sinalizar esta necessidade ou quando ficar evidente a necessidade de fazer a construção de forma que ela projeta sombra em outras partes.
Por isso muitos optam pela pérgola que é uma edificação de madeira e que pode ser coberta depois com plantas do tipo trepadeiras ou mesmo fazer a cobertura com um telhadinho leve de policarbonato, telhas sanduiches, vidro opaco, entre outros.
Se bem trabalhado, pode ser uma boa alternativa na criação de sombra para janelas, jardim de inverno ou outras partes da sua casa. Mas é importante considerar muito bem o modelo, tamanho e posição que ela vai ficar, bem como o tipo de planta que você irá colocar ou outros opacos capazes de produzir sombra.
Saiba o que é uma pérgola com esses exemplos
Por fim existem telas apropriadas para a geração de sombra. Elas são bastante usadas para coberturas de automóveis e são empregadas em alguns estacionamentos públicos como shopping, supermercados, condomínios e outros estabelecimentos.
É uma tela semitransparente e que não retém água. Ela apenas quebra a incidência mais forte do sol, mas não chega a bloqueá-lo totalmente.
Seu ponto fraco é que ela precisa de espaço e algumas condições para sua instalação, como os postes de sustentação. Evidentemente que isto pode não ser muito estético para o uso em casa.
Veja os materiais e locais onde a tela é usada para proteger do sol
Com toda certeza é a árvore e ela já é usada por humanos e animais desde a criação do mundo para este fim. Desta forma, havendo espaço e possibilidade eu acredito que seja a melhor alternativa, inclusive no custo.
Além do que já foi citado acima sobre o uso de árvore para este fim, é preciso levar em conta que o tempo de crescimento dela é lento e portanto não é uma solução imediata. Então, em muitos casos seria necessário usar outra alternativa mais paliativa até que a árvore cresça o suficiente para projetar a sombra desejada.