A compra de um apartamento é para muitas pessoas uma necessidade. Existem pessoas se preparando para o casamento e por isso buscam uma moradia. Existe aqueles que já tem família constituída e querem parar de pagar aluguel e por isso querem comprar um imóvel para chamar de seu.
Qualquer que seja a situação, a compra de um apartamento na planta é uma opção bastante atrativa por diversas razões, especialmente por conseguir preços melhores, ter uma casa nova e contar com mais segurança e privacidade.
Contudo esse tipo de compra requer alguns cuidados e como recentemente fiz a compra de um apartamento na planta, gostaria de mostrar aqui três pontos importantes que você precisa considerar antes de assinar um contrato de compra.
Quando fomos ver o apartamento decorado ficamos muito satisfeitos com o que vimos. Realmente era algo de encher os olhos, pois as coisas se encaixavam de uma maneira bastante convincente. Um ambiente agradável, tinha ar-condicionado, tudo novinho, bem-feito, tudo combinando e etc.
Aqui está o primeiro ponto de atenção que você precisa ter. O apartamento decorado não é o apartamento que você está comprando e ele não será entregue da forma como você está vendo ali.
Por mais que a gente saiba disso, às vezes não levamos isso de fato em conta. O problema é que para pegar um apartamento na planta e deixá-lo pronto como no decorado você gasta muito dinheiro e pode ser que alguns não façam este cálculo.
Isto porque as construtoras entregam o apartamento com piso apenas nas áreas molhadas e no restante no contrapiso. Então você tem que fazer muita coisa para deixá-lo pronto. Isto inclui:
Existe ainda a questão dos demais móveis como geladeira, sofá, mesa de jantar, dentre outros. Geralmente os móveis que você tem não cabem, não encaixam ou não combinam com os planejados. Então, em muitos casos, você acabará comprando novos.
É claro que você pode decidir fazer de uma maneira mais simples, mas se você se orientar pelo decorado poderá gastar em torno de 30% do valor pago pelo apartamento para fazer o acabamento. No meu caso eu gastaria um pouco mais que isso.
O segundo cuidado que você precisa ter é com o INCC que é o Índice Nacional da Construção Civil e que é usado pelas construtoras para reajustar o valor do apartamento até que ele seja entregue.
Na prática funciona assim:
No meu caso a surpresa foi bem desagradável, pois nos três primeiros meses o INCC foi de 2,3469%, 2,2529% e 1,8561%, respectivamente.
Somando os três meses houve um aumento de 6,4559% no valor do apartamento. Isto é muito se considerarmos que estamos comprando um bem de um valor bastante elevado.
É claro que esses meses tiveram um aumento fora da curva, mas ainda assim é um ponto de atenção e que deve entrar no cálculo para você não ter surpresas na hora de financiar o apartamento
Imagine que a pessoa está planejando o casamento, então ela compra um apartamento na planta e marca data do casamento levando em conta o prazo de entrega do apartamento.
Mas se a construtora atrasa a entrega do apartamento e aí a pessoa fica numa situação complicada porque ela já tem a data do casamento marcado e agora não terá o apartamento para morar na data prevista.
Este é apenas um exemplo para indicar o cuidado o que você precisa ter na hora de planejar o tempo de recebimento do apartamento. É claro que você não tem controle sobre isso e não terá como saber disso na hora de fazer a compra, mas o recomendado é você considerar um prazo um pouco maior do que o prometido pela construtora, uma vez que atrasos podem acontecer.
Também é muito importante considerar quem é a construtora e procurar saber sobre o histórico dela em relação à entrega, qualidade do produto entregue, dentre outros aspectos.
No meu caso, eu não tive problemas quanto a isso, mas é bom saber que eles podem existir.
O que escrevi acima são apenas cuidados com alguns pontos chaves que você deveria analisar. Se você quiser uma análise mais detalhada, eu escrevi uma postagem sobre como funciona a compra de um apartamento na planta. Lá é possível entender melhor outras etapas e assim ter mais informações para ajudá-lo a tomar esta importantíssima decisão.
Lá, você encontrará os seguintes assuntos:
Desde que considerado os aspectos acima, você pode comprar, pois de fato pode ser um bom negócio. O grande problema é comprar sem levar em conta esses aspectos e aí você pode ter surpresas.
A compra do apartamento na planta deve ser visto como um investimento de médio e longo prazo. Escolher bem o apartamento, considerando a localização, o padrão do imóvel, preço, dentre outros aspectos também fazem parte do pacote para uma compra mais assertiva.
Se possível, entes de comprar, visite vários empreendimentos para que então você possa conhecer as opções disponíveis na sua cidade ou na região desejada e com isso conseguir fazer uma comparação para encontrar a melhor alternativa.