Diferente do que acontece em casas, onde normalmente as pessoas utilizam botijão de gás para cozinhar, nos apartamentos o gás geralmente é encanado e serve tanto para o fogão como para aquecer a água do chuveiro e torneira, por exemplo.
Então quando um empreendimento de apartamentos é construído, a construtora já deixa a tubulação de entrada de gás ligado em todos os apartamentos, mas isto não significa que você já terá gás ali. O que eles deixam e a infraestrutura necessária para o gás chegar até ele.
Antes de você entrar no apartamento é necessário fazer a solicitação da ligação do gás natural na companhia de gás que atende a sua cidade. No meu caso aqui no interior de São Paulo é a Comgás.
Então considerando que você já tem toda a infraestrutura pronta, basta solicitar a ligação junto a empresa fornecedora de gás.
Quando você pedir a ligação do gás, será feito um agendamento para uma data específica. Normalmente são poucos dias, mas isso dependerá muito das circunstâncias e da companhia que está atendendo a sua localidade.
Obviamente que a infraestrutura para ligação já precisa estar pronta, coisa que acontece normalmente nos apartamentos.
É cobrado uma taxa de ligação que no meu caso foi R$140,47, isto no final de 2022.
Essa taxa é cobrada já na conta do gás e será na verdade a sua primeira conta a pagar.
No dia agendado um técnico virá até o apartamento e fará a ligação do gás, bem como os testes dentro do apartamento.
Isto é necessário pois as vezes a estrutura que a construtora deixou está com problemas e mesmo fazendo a ligação do gás não está chegando adequadamente até o seu apartamento.
Portanto é muito importante realizar todos esses testes em todos os pontos de saída de gás dentro do apartamento para ver se não existe algum bloqueio.
Se não houver nenhum problema a instalação ficará pronta para o uso.
Feito a instalação, você precisa comprar e instalar o aquecedor a gás que irá aquecer a água para ser utilizada no chuveiro e nas torneiras, caso você opte por usar e tenha infraestrutura para isto.
O aquecedor só pode ser instalado depois que o gás estiver ligado, pois o instalador irá fazer o teste do aquecedor para ver se ele está funcionando.
Se você fizer instalação antes, precisará chamar novamente o técnico responsável pelo aquecedor para fazer o teste de funcionamento do aquecedor em data posterior.
Antes de chegarmos no aquecedor é preciso que os chuveiros já estejam instalados ou pelo menos comprados, pois o teste do aquecedor também incluirá a chegada da água quente até o chuveiro.
Se você pretende usar o fogão a gás, este também já deveria estar no local para os devidos testes.
Aqui vale lembrar que não todos os fogões que irão funcionar, pois o gás encanado é o gás natural e não o GLP de botijão. Então o seu fogão tem de ser compatível com gás natural ou precisa ter um adaptador para isso.
Então a sequência seria a seguinte:
O processo de ligação é bem simples e não deve ter grandes problemas. Evidentemente que tudo dependerá de como a construtora deixou os encanamentos e se não há problemas neste caso.
Se tudo estiver Ok, o processo deve ser rápido e relativamente tranquilo.