Dicas e informações sobre casa e
construção

Como é feita a instalação de ar-condicionado em apartamento?

Baseado em minha experiência, queria mostrar alguns aspectos relevantes quanto aos desafios da instalação de aparelhos de ar-condicionado em apartamentos e como pode ser feito.

A instalação de aparelhos de ar-condicionado tem apartamentos é um pouco mais complicado do que a instalação em uma casa. Isto porque em apartamentos temos um pouco mais de limitação de espaço, bem como as características do próprio imóvel que impõe um desafio a mais na hora de fazer a instalação.

Recentemente, reformei um apartamento que recebi da construtora eu precisei fazer a instalação de quatro aparelhos de ar-condicionado nele. Baseado na minha experiência e em outros aspectos, gostaria de mostrar abaixo como é feito a instalação de aparelhos de ar-condicionado em apartamento.

Modelo janela e modelo split

Primeiro precisamos definir de que tipo de aparelho de ar-condicionado estamos falando. Você deve saber que existem aqueles modelos de janelas que são bastante propícios para apartamentos.

Nos empreendimentos de apartamentos mais antigos as vezes tinha um espaço já destinado a ele e nesse caso bastava encaixar o aparelho ali e fazer a ligação.

O problema acontece quando não há espaço para instalação do modelo de janela e aí você precisa recorrer ao modelo split que é aquele aparelho formado por duas peças, a partir condensadora que fica do lado externo e a parte evaporadora que fica no lado interno.

Como eu fiz a instalação dos modelos split, vou me ater a este modelo para explicar os desafios e as características instalação desse tipo de equipamento em apartamento.

Área técnica

Definido a questão de os modelos do aparelho ser instalado, o segundo ponto mais importante a considerarmos se esse apartamento dispõe de uma área técnica para fazer a instalação das máquinas externas. Alguns empreendimentos de apartamentos, prevendo a necessidade dos futuros moradores, disponibilizam um pequeno espaço que eles chamam de área técnica, onde as máquinas externas possam ser instaladas.

Se existir a área técnica, deverá ser feita uma avaliação do tamanho dela, bem como dos modelos que você pretende instalar no apartamento para identificar quantas máquinas você consegue colocar.

No meu caso foi possível colocar quatro máquinas, sendo uma de 12.000 btus embaixo e três menores de 9000 btus em cima. O espaço ficou bem cheio mas coube tranquilamente.

Não compre os aparelhos de ar-condicionado sem antes ter todas as medidas do espaço e realizar os cálculos necessários para saber se é possível colocar aquela quantidade de máquinas desejadas,

Sacada

Infelizmente nem todos os empreendimentos dispõe de uma área técnica e nesse caso a solução é instalar as máquinas externas na sacada do apartamento.

Para piorar a situação, normalmente os empreendimentos que não têm área técnica são aqueles cujo apartamentos são menores e consequentemente as sacadas também são pequenas.

Com isso você fica com um espaço bem reduzido para instalação dos equipamentos externos, o que de certa forma limita a quantidade de máquinas que você pode colocar.

Ainda assim é uma estratégia possível e portanto é alternativa que você deve recorrer quando você não tem uma área técnica.

Existem ainda os casos de apartamentos que não tem sacada e aí a solução fica bem complicado. Já vi instalações de aparelhos na parede externa de apartamentos, mas não sei se isto é permitido. Na prática sabemos que tem pessoas que fazem a instalação na parede do lado externo, mas sinceramente não sei dizer muita coisa sobre isso.

Multi Split

Quando a área técnica ou a sacada é pequena demais para colocar três ou quatro máquinas, a solução é recorrer aos modelos multi split, que são equipamentos formados por uma única unidade condensadora (externa) e várias unidades evaporadoras (internas). Tem modelos de 2, 3, 4 unidades ou mais.

Isto é ótimo, pois resolve o problema do espaço externo, mas é preciso estar ciente que esses aparelhos são bem mais caros do que se você comprar os modelos individuais. Também soube através do técnico que fez a instalação aqui, que essas máquinas tem uma manutenção mais complicada e possivelmente mais cara. Sem contar, que se ela der defeito, você fica sem nenhum ar-condicionado funcionando.

Estrutura interna

Definido a instalação das unidades condensadores sejam na área técnica ou na sacada do apartamento, o próximo passo é construir a infraestrutura que irá levar os canos ou a tubulação até as unidades internas ou evaporadoras.

No meu caso, como eu ia instalar quatro máquinas sendo uma na sala e três nos dormitórios, tivemos de levar os canos da área técnica para cada um desses pontos e foi usado bastante cabos de cobre para cumprir essa tarefa.

Toda essa tubulação tem que passar por dentro do apartamento. No nosso caso eles foram grudados no teto do apartamento e depois para esconder essa tubulação, fizemos sancas de gesso que permitiu então que passássemos toda a tubulação sem que ela ficasse aparente dentro do apartamento.

Dá muito trabalho e você acaba gastando bastante tanto com a infraestrutura, como gesso, mas o resultado fica bom.

Além dos canos de cobre que são usados para levar o ar gelado para as máquinas internas, existe também a parte elétrica, uma vez que os aparelhos de ar-condicionado utilizam energia de 220v.

Instalação interna

Definido a instalação externa, a infraestrutura interna que leva os canos de cobre das unidades condensadoras até os pontos de instalação, a instalação interna passa ser tranquila e muito similar ao que se faria numa casa. Nesse caso basta apenas instalar às máquinas nos locais que você irá utilizar.

Contudo há um ponto extremamente importante aqui. Eu escrevi acima que é tranquilo, desde que exista os drenos, caso contrário será uma dor de cabeça a mais.

Os drenos a que me refiro são canos por onde escorre a água que sai do ar-condicionado. Como você deve saber, a quantidade de água é bem grande e portanto ela precisa ser escoada para algum lugar. O correto é fazer isso por gravidade, isto é, os drenos passam por dentro das paredes e escoa para o lado de fora em local apropriado.

Em casas, isto é tranquilo, mas em apartamentos, caso a construtora não tenha deixado os drenos instalados, você precisará instalar uma bomba junto ao ar-condicionado para bombear a água para a sacada ou a área técnica.

Verifique isso antes de comprar um apartamento, pois pode ser mais complicado a instalação de ar-condicionado nessas condições.

Conclusão

Como visto acima a instalação do ar-condicionado em apartamentos é um pouco mais complicada. Quando o apartamento já foi construído com a intenção de colocar ar-condicionado, fica bem mais fácil, caso contrário, será necessário fazer algumas adaptações para que funcionem corretamente.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.