Os alimentos fazem parte da vida e precisamos deles para absorvermos a energia que precisamos. Compramos, consumimos e as vezes não sabemos dizer qual é a diferença entre tantos alimentos que temos disponíveis. Hoje veremos que apesar de serem todos alimentos, existe diferença entre legumes e verduras e entre manteiga e margarina, que são alguns dos tipos mais comuns na mesa dos brasileiros. Ambos são muito usados na cozinha e saber a diferença pode ajudar as pessoas a saber mais do que elas gostam e entender mais o que estão levando no carrinho de compras.
Os legumes podem ser vegetais que fecundam dentro da terra e na parte exterior vemos apenas uma parte da planta, as suas folhas, mas é na parte interna, debaixo da terra, que está o fruto. Alguns casos de legumes são fecundados fora da terra também. Os legumes podem ser consumidos de diversas formas: crus, cozidos, fritos, a vapor, dentre outras maneiras.
São exemplos de legumes: batata, mandioca, cenoura, alho, chuchu, quiabo, entre outros.
Os legumes são extremamente importantes em nossa alimentação. Eles devem fazer parte daquilo que chamados de base para a formação da nossa alimentação diária, assim como as verduras, as raízes e os grãos. Ou seja, os alimentos in-natura devem ser a base de nossa alimentação.
Este termo é de uso popular e quer dizer as plantas que podemos comer em forma de folha. Podem ser chamadas também de hortaliças e temos como de verduras: alface, manjericão, repolho, acelga, couve, espinafre, dentre outros.
Verduras ou legumes, uma coisa é certa: Eles são muito importantes para uma boa alimentação e devem ser consumidos sem restrição. Há inclusive um pensamento que diz que uma boa refeição deve ser bem colorida, isto é, recheada de legumes e verduras. Coma sem moderação!
Uma boa dica é cultivar em casa as verduras. São os chamados alimentos orgânicos que não recebem tratamento com agrotóxico e portanto são muito mais saudáveis.
Até mesmo os cozinheiros profissionais tendem a confundir na hora de pedir a seus assistentes: eles querem manteiga ou margarina? Os nomes são semelhantes, os aspectos também e o gosto nem tanto, muito menos a fórmula como os dois são feitos. Há uma grande diferença que pode mudar tudo na sua culinária.
A manteiga é a nata do leite batida, processada para ganhar aquele aspecto. Rica em colesterol, é uma das mais usadas na culinária brasileira para frituras e pratos em geral. Manteiga com pão é um dos pratos mais comuns dos brasileiros.
Já a margarina tem um processo de fabricação um pouco diferente. Esta é obtida via hidrogenação de óleos vegetais que possuem em sua fórmula química as trans produzidas artificialmente com a finalidade de conservar o produto ainda mais. Para ter aquele sabor que todo mundo gosta e se tornar mais palatável, a margarina leva um pouco de colesterol do tipo ruim, o LDL.
Muitas pessoas dizem que ingerir manteiga é melhor que margarina por conta do seu colesterol. Contudo, é importante que se leve em considerado que ambos os itens possuem gordura e quando são ingeridos em excesso causam mal ao organismo da mesma forma. O que atrapalha as vias de circulação sanguínea é a gordura em excesso, sendo ela boa ou má. Não há muita diferença quanto a isso quando se trata da saúde. As duas, gordura boa ou gordura considerada má, aumentam o risco de infarto quando amplamente consumidas.
Fonte: Super Interessante