A escolha da cor de uma casa é uma tarefa bastante importante para permitir harmonia e traduzir num ambiente agradável tanto na área interna como na área externa. Essa foi uma das minhas preocupações quando chegou à fase de acabamento da minha casa onde tínhamos de escolher o padrão de cores que deveríamos adotar. Foi nesse período que passei a observar alguns detalhes a respeito de como as pessoas escolhem as cores para as suas casas e a menos que eu esteja enganado parece que os tons de amarelo predominam.
Antigamente havia uma limitação maior quanto ao número de cores, mas hoje com os processos de mistura é possível produzir praticamente qualquer tipo de cor desejada, embora essas variações sejam apenas variações das cores primárias que partem do amarelo, vermelho, verde, azul e assim por diante. Comecei a observar que a maioria das casas parece que tende a usar algum tipo de tom amarelo, embora minha esposa tenha discordado da minha observação.
Os tons neutros também são bastante usados e talvez numericamente possam ser até mais usados do que os tons de amarelo, isso explica pela facilidade de aplicação e também de combinar com quase todo tipo de ambiente, portanto não há nenhum erro em usar os neutros na pintura de uma parede de casa.
Mas voltando à pergunta do artigo, quero ainda reforça a ideia de que os tons amarelos são usados em grande escala na pintura externa das casas da minha cidade. Você já observou isso na sua cidade ou no bairro onde você mora? O que predomina mais: os tons amarelos, neutros ou outros?
Observação: Embora eu tivesse falado muito a favor das cores amareladas, não consegui convencer minha esposa e acabamos optando pelos tons neutros mesmo. Ficou legal. É... ficou legal.
Veja abaixo algumas perguntas com suas respectivas respostas quanto ao uso de cores de tintas para pintura interna externa de uma casa.
Sim, você pode usar a mesma cor em todas as paredes de uma casa, embora isto não seja necessariamente muito usual. O que as pessoas costumam fazer é usar na parte interna uma cor e na parte externa outra cor, geralmente mais escura. Ainda na parte interna o teto normalmente é pintado de branco, já as paredes recebem uma outra cor. Ainda na parte interna, é comum as pessoas pintarem uma parede de um ambiente com uma cor diferente para dar um contraste, isso pode ser especialmente útil para o caso da sala.
Cores escuras podem ser boas alternativas para você pintar uma parede de uma casa afim de dar um destaque ou promover um contraste com os outros ambientes, mas não deve ser usada para pintar um cômodo inteiro ou a casa inteira, por exemplo.
Na parte externa as cores muito escuras podem ter problemas de aquecer muito a parede com a incidência do sol sobre ela. Além de fazer o aquecimento maior, as cores escuras podem ser mais danificadas exatamente pelo fato de reter mais os raios ultravioletas do sol.
Isto vai depender muito da qualidade da tinta que você usou, bem como das condições de uso da sua casa. Em situações normais e com uma boa tinta, ela precisa durar pelo menos 5 anos com uma qualidade e aparência adequada. Pode ser que na parte externa a qualidade da pintura fique um pouco mais deteriorada, em função da incidência do sol, chuva e outros fatores naturais. Mas na parte interna, com uma boa tinta, pelo menos 5 anos deve ser esperado.
Eu normalmente pintava as paredes da minha casa com tinta látex fosco e por indicação do pintor, na reforma que fiz recentemente optei por uma tinta lavável. A qualidade é muito melhor e fiquei muito satisfeito com o resultado, não apenas pelo fato de a parede não ser impermeável e assim poder passar um pano úmido para tirar alguma sujeira, bem como própria qualidade da pintura que fica realmente bem mais bonita.