Quando fui pintar as portas da minha casa de madeiras eu queria usar o rolo uma vez que entendia que seria mais fácil fazer aplicação com ele resultado poderia também ficar melhor uma vez que ele desliza de forma mais uniforme sobre a superfície em que você está fazendo aplicação da tinta verniz. Porém como eu sabia que havia partes em que seria difícil utilizar o rolinho, comprei também alguns pincéis para fazer trabalho utilizando ambas as peças ou as ferramentas.
Logo percebi que fazer aplicação de verniz utilizando o rolinho não seria uma tarefa tão simples uma vez que não é prático para este trabalho e que você acaba perdendo às vezes muito tempo com ele e logo na primeira peça que eu estava pintando, acabei abandonando o rolo por entender que não seria a melhor alternativa para fazer aquele trabalho.
Então fiz toda aplicação do verniz utilizando apenas o pincel e embora aparentemente imagina-se que seria mais lento de mais difícil é exatamente o contrário, você acaba tendo boa produtividade usando pincel, mais agilidade consegue fazer aplicação na porta inteira, isto é nas partes lisas da madeira e também nos cantos e próximos de dobradiça onde você precisa fazer aplicação com mais cuidado.
Madeira é um material bastante delicado em termos de pintura ou qualquer superfície que você venha aplicar sobre ela e para isso é necessário tomar alguns cuidados para que você tenha um bom resultado e que a pintura seja uniforme e durável. Mas a madeira é também um material bastante fácil de trabalhar e com alguns cuidados você consegue um bom resultado na aplicação da tinta ou verniz.
Quando fui pintar as portas da minha casa, o melhor aplicar o verniz comecei lixando a madeira e depois já apliquei uma primeira demão de verniz. Conversando com meu sobrinho que é pintor profissional, ele recomendou que eu fizesse de maneira diferente, ou seja, antes de lixar madeira ideal seria que eu aplicar um fundo preparador e depois que estiver seco normalmente a madeira iria arrepiar e aí seria o momento ideal para eu lixar e deixar ela bem lisinha para receber o verniz. Portanto fica esta dica, pois na verdade depois que apliquei a primeira demão de verniz, mesmo estando com a madeira já lixada ela arrepiou e eu tive que lixar novamente para poder aplicar a segunda demão.
Na preparação você deverá também retirar as fechaduras e se isto não for possível, use fita crepe para envolvê-las, assim como as dobradiças da porta.
Pode ser feita com pincel, pois com ele você acaba tendo um pouco mais de agilidade na aplicação. Algumas pessoas recomenda o uso do rolo, mas sinceramente eu não gostei e achei que você perde muito tempo e é bem mais difícil fazer aplicação uma vez que alguns detalhes você não consegue fazer com o rolo. Outra dica importante é que você precisa usar o pincel acompanhando aveia da madeira, isto é, normalmente você passa o pincel no sentido vertical e não necessariamente no sentido horizontal.
PS: O ideal é usar sim o rolo de espuma, pois é mais fácil a aplicação e o resultado pode ficar melhor, principalmente se a superfície estiver bem lisinha para a aplicação. O uso do pincel foi uma opção minha apenas.
Um cuidado que você deve ter é com a diluição do verniz que normalmente é feito com águaraz, também deve se considerar a quantidade certa de diluição para facilitar a aplicação do mesmo. Neste caso eu recomendo você seguir alimentação do fabricante do verniz que você estiver utilizando, mas normalmente a diluição não passa de 10%.
Normalmente se aplica verniz, mas algumas pessoas optam por fazer primeiro uma pintura e depois aplicar o verniz em cima. Depende de cada um, se você quiser manter as características originais da madeira, apenas o verniz é suficiente.
A pintura é indicada quando a porta não está com boa aparência ou quando a pessoa quer que todas as portas tenham a mesma aparência, então se aplica uma pintura, geralmente o mais próximo possível da cor da madeira e finalmente aplica-se um verniz para dar o acabamento.
Existem defeitos que podem ser corrigidos, pois existe uma massa para portas que permite fazer a correção de pequenos defeitos, como cantos quebrados e lascas que se soltam da madeira. Uma vez coberto com essas massas, a porta pode ser pintada e envernizada normalmente.
Mas se o defeito for muito grande, talvez não dê para reaproveitar desta forma. Isto inclui portas muito envergadas ou aquelas que soltam bolhas que dificilmente podem ser resolvidas.
Portas de madeiras, especialmente aquelas que usamos como as portas internas que colocamos em uma casa e as vezes empenam. Quando se trata de um problema mais simples é possível até desempenar aplicando forçando a madeira em sentido oposto, mas quando ela estiver muito empenada, talvez a opção mais sensata seria trocar a folha da porta. Tudo vai depender da flexibilidade da madeira que você tem ido com grave ao problema.
Do ponto de vista de acabamento, não existe muita diferença, afinal ambos os casos vão precisar de receber um tratamento que inclui lixar, envernizar ou em alguns casos até pintar a madeira. Isso vale também para a manutenção, pois de tempo em tempo, as vezes é bom reaplicar uma nova camada de verniz.
O que difere de um modelo de porta com madeira maciça para os demais modelos é a sua resistência, mas isto não tem a ver com acabamento em si, mas com a forma como ela foi produzida e o material que foi usado.