Quem não é um profissional de se arriscar a fazer a pintura da sua própria casa precisará aprender diversos conceitos relacionados ao preparo da parede para receber a tinta, bem como aplicação da mesma. Pintura é um processo bastante delicado e por ser uma fase de acabamento qualquer erro poderá refletir no resultado final da casa, ficará aparente e consequentemente este não é resultado que todos gostariam de obter.
Um item bastante importante é considerar o intervalo de tempo entre uma demão e outra na pintura. Normalmente esta informação já vem impresso na embalagem da tinta que você irá usar para pintar, portanto você deverá ficar atento inicialmente a esta informação pois é ela que é o dado oficial do fabricante que fez aquela tinta.
Normalmente os fabricantes trabalham com formações relacionadas ao tempo de secagem da pintura o que são ao toque, entre demãos e final.
A tinta Coral da linha Rende Muito, por exemplo, utiliza os valores 30 minutos para toque e 4 horas entre as demãos e também final. Sendo assim e considerando este valor é possível afirmar que o correto é você esperar 4 horas para aplicar uma segunda ou terceira demão de tinta. Contudo é preciso levar em conta as condições do tempo, já que em situações de muita umidade poderá alterar este prazo.
Fique atento a informação do fabricante, não só em relação ao tempo de secagem, mas também ao processo de diluição e outras informações pertinentes à pintura.
Antes de aplicar a primeira demão de tinta é necessário fazer o uso de um selador, isto se a parede estiver no reboco apenas. Se foi aplicado massa corrida, textura ou grafiato, então não é necessário o uso do selador;
É normal após a aplicação da primeira demão o resultado ainda não ficar muito bom, por esse motivo é que existe as demais demãos para conseguir o resultado desejado;
Em dias chuvosos ou em regiões muito úmidas, pode ser que o tempo de esperar necessário entre uma demão e outra seja maior, isto porque a tinta irá demorar mais para secar;
Eu já vi um pintor usar um secador de cabelo para acelerar o processo de secagem para a aplicação de outra demão. Evidentemente que isto foi feito em um local específico onde foi feito um retoque. Não justificaria fazer isto na parede inteira, evidentemente;
O tempo de secagem pode variar de tinta para tinta e portanto é importante considerar as informações do fabricante, pois certamente esta informação é elaborada com case em testes;
Em alguns casos duas demãos são suficientes, mas há casos de necessitar 3 demãos para conseguir um bom resultado. A qualidade da tinta é um dos principais fatores a ser considerado neste caso.
Se as tintas são similares, alterando apenas a marca, normalmente os valores são próximos, mas não necessariamente iguais. Cada fabricante dará uma recomendação que eles consideram segura para aplicação do produto.
Se não for observado o tempo correto para aplicação das camadas, pode acontecer maior dificuldade na aplicação e principalmente defeito na pintura. Uma coisa é você passar o rolo duas vezes no mesmo lugar com a tinta molhada, mas se esperar um pouco apenas ela já começa a secar e aplicar em cima com ela "meio molhada" não é a melhor coisa a fazer.
É a mesma coisa que camada, ou seja, em uma pintura de parede ou com o uso de tintas imobiliárias, não se consegue aplicar uma única camada de tinta e a pintura ficar perfeita. É necessário aplicar pelo menos duas camadas para que pequenas imperfeições da primeira demão seja corrigida na segunda e assim alcançar a qualidade final.
Pela qualidade final da pintura. Existem algumas tintas e situações em que é necessário aplicar uma terceira camada. Geralmente as marcas mais inferiores e também cores muito fortes exigem mais camadas. Mas há outros fatores, como a existência ou não de selador, pintura nova ou repintura, qualidade do reboco, condições do tempo e outros fatores.