O piso de uma casa é um dos itens que exige mais cuidado na hora da escolha, não só pelo tipo do piso, mas também da qualidade e estética dele. Há modelos para todos os gostos e bolsos, inclusive é um problema escolher qual comprar dada a enorme variedade de modelos que encontramos nas lojas especializadas.
Piso cerâmico comum, porcelanato, piso laminado, entre outros compõe a linha de frente nas escolhas das pessoas.
Dentre esses há um modelo de piso e porcelanato bastante curioso que são os modelos que imitam madeira, isto é, eles são feitos de material cerâmico, como os demais, mas a aparência deles é como se eles fossem de madeira. Este tipo de piso tem ganhado muita atenção e tem sido usado especialmente para quartos ou dormitórios.
Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre esses modelos.
Os pisos de madeira foram muito usados no passado, eram os chamados tacos, que eram blocos de madeiras colados lado a lado. Esse tipo de piso era mais comum em casas de pessoas com poder aquisitivo um pouco maior e foi sensação durante muito tempo, apenas de encontrarmos ainda algumas casas assim.
Atualmente não se usa mais fazer este tipo de colocação, sendo que a opção de madeira mais usada hoje é o caso do piso laminado que são grandes peças que são coladas lado a lado, mas que difere bastante do seu antecessor, tanto na forma de colocação como no resultado propriamente dito.
Sim, esta é uma opção que muitas pessoas têm adotado para colocar um piso cerâmico ou frio e ainda assim deixar o ambiente mais rústico imitando a madeira. É preciso tomar cuidado para escolher um modelo adequado, lembrando que geralmente os modelos que melhor imita madeira, são também os mais caros.
O uso de tacos de madeira foi muito comum no passado para dormitórios e até para sala e outros ambientes. Hoje, o piso laminado é mais comum do que o taco. Contudo muitas pessoas gostariam de colocar este piso, mas ficam com medo pelo fato da madeira ser mais sensível a umidade, descolar, riscar e outros problemas. Para esses casos é possível então colocar o piso cerâmico, mas que tenha o desenho de madeira, assim a pessoa tem o mesmo ambiente, mas em um produto mais resistente.
Geralmente sim. Os tipos que imitam madeira ou amadeirados são geralmente porcelanatos de melhor qualidade e com desenhos mais realísticos, pois existem alguns que tem a mesma proposta, mas fica evidente que o resultado não é atingido. Então se você quer mesmo imitar madeira precisa pegar um modelo que de fato pareça madeira e este tende a ser os mais caros.
Existem outros ambientes onde o seu uso pode ser também adequado, dentre eles é possível considerar os seguintes?
Não é muito comum, áreas como sala, banheiros, corredores e outros á mais indicado um piso mais clean, contudo é importante levar em conta a proposta do projeto da sua casa, pois cada projeto tem uma finalidade e em cada um haverá acabamentos mais indicados.
São produtos geralmente cerâmicos usados para revestir paredes e principalmente o contrapiso de uma casa ou apartamento. Esse tipo de produto também é conhecido como piso frio, uma vez que ele é cerâmico é portanto não sofre aquecimento como outros materiais.
Antigamente usava-se muito um piso de madeira que creio que muitas pessoas o conhecem como “taco”, que na verdade era blocos de madeira que eram colados no contrapiso formando um enorme tapete de madeira até cobrir toda a superfície. Embora ela tenha sido extremamente comum e considerado em certa época como “chique”, hoje seu uso não é mais observado em novas construções ou pela arquitetura moderna.
O que temos hoje como piso de madeira é o chamado piso laminado que é formado por placas de madeira que são coladas uma ao lado da outra até cobrir toda a superfície. Essas placas que podem ser compradas em algumas lojas de materiais de construção, acabamento ou decoração, exige certa experiência na colocação para que não haja problemas futuros. Muitas empresas vendem o produto e faz a colocação, este caminho é mais indicado, especialmente por questões de garantia e manutenção do mesmo.
Já ouvi várias histórias de problemas com o piso laminado, assim como ocorria com os antigos tacos que com o tempo era comum eles descolarem e ficar solto. No caso do laminado, uma má colocação poderá descolar também, deixando uma parte da placa solta, outro problema que pode ocorrer é um possível desnivelamento entre uma placa e outra, especialmente em regiões de porta ou no final da placa. Parece que uma vizinha minha teve problemas com infiltração na casa dela o que danificou o piso, afinal, estamos falando de madeira.
Eu ficaria com a segunda opção, uma vez que o piso cerâmico é menos propenso a problemas com infiltração, é mais resistente, dificilmente vai descolar e pode ser lavado, inclusive. Existe hoje alguns modelos de porcelanatos que imitam muito bem a madeira e deixa a casa com visual como se de fato fosse piso de madeira. Mas existem pessoas que vão preferir o laminado mesmo, creio que ai é uma questão de gosto de cada um.