Dicas e informações sobre casa e
construção

Piso para área externa, piso para piscina e quintal

Perguntas e respostas sobre piso para área externa de uma casa, piso mais indicado para área de piscina e quintal. Veja também sobre a calçada e os modelos antiderrapante.

A escolha do tipo do piso para ser colocado na área externa de uma casa é um fator bastante importante, pois além do aspecto meramente estético, há também a questão funcional e de uso.

Existem várias formas de fazer o piso externo, sendo que o mais comum é o concreto puro. Este tipo de piso é o mais barato e mais simples, contudo é o mais difícil de manter, pois com o tempo ele começa a se soltar e também pode juntar bolor em épocas de muitas chuvas.

Mas é possível colocar piso cerâmico, pedras ou outro tipo de material como acabamento externo de uma casa. Veja abaixo algumas dicas úteis.

Existem pisos específicos para área externa de uma casa?

Sim. Normalmente os pisos que são vendidos para serem colocados em área externa são os chamados antiderrapantes ou emborrachados. Outras opções incluem os pisos mais rústicos, fosco e com desenhos mais apropriados para quintal.

Geralmente eles são mais rústicos e é comum usar tonalidades mais escuras, pois cores muito claras poderiam expor mais a sujeira que é comum nessas áreas.

Algumas características mais comuns para este tipo de piso:

  • Quanto a cor: Idealmente que seja mais escuro, pois um piso muito claro pode ter mais problemas com sujeira e assim mais dificuldades para manter limpo.
  • Quanto à superfície: O ideal é que ele seja mais áspero, dando assim mais aderência e evitando escorregões. Um piso muito liso pode ser problema, especialmente se a superfície for mais inclinada.
  • Quanto ao material: Normalmente usa-se pisos de pedra e cerâmicos em função da sua alta resistência, mas dependendo do contexto, outros tipos de materiais também podem ser empregados.
  • Quanto ao tamanho: Depende do tamanho do espaço que é a sua área externa. Se ela for pequena, o ideal é usar peças menores. Quando se tem uma área muito grande, o ideal é colocar peças maiores para manter uma melhor proporção.

Que tipo de piso é mais indicado para piscina?

É comum as pessoas colocarem pedra em volta da piscina e não necessariamente piso, isto porque geralmente quem faz a piscina já deixa uma borda geralmente de pedra. Mas se a opção for piso, o ideal seria um modelo que imitasse pedra, pois soa melhor com este ambiente. Há várias opções neste sentido. Também é importante destacar que deverá ser um modelo antiderrapante pois é uma área molhada.

Normalmente as pessoas colocam pedras em volta da piscina. É a chamada pedra mineira que é extraída no sul de Minas Gerais onde ela é abundante. Quem já visitou o lago de Furnas em Capitólio deve ter notado as enormes formações rochosas com esta padra. Curiosamente, na natureza ela já tem o aspecto como se tivesse sido cortada.

[caption id="attachment_759" align="alignnone" width="800"]Pedra mineira Pedra mineira nos cânions de Capitólio em Minas Gerais[/caption]

O piso para quintal pode ser o mesmo usado dentro de casa?

Pode, mas não é muito usual. Exceto se a área externa for pequena e neste caso é possível colocar o mesmo piso sem causar grandes impactos. Usualmente é comum colocar um piso diferente no quintal ou área externa, até porque a opção usada dentro da casa pode ser liso e brilhante e este tipo não é muito indicado para a parte externa da casa.

Vale lembrar que em muitos casos é indicado ou até necessário que se tenha área verde, ao invés de colocar piso em tudo. As prefeituras exigem uma área verde mínima. Então é bom ficar atento a isso e aproveitar para fazer uma forração de planta que pode ser grama ou outro tipo de planta.

Para grama, uma das mais indicadas para quintal ou jardim é a grama esmeralda, que fica bonita e é relativamente fácil de cuidar. Esta grama precisa de água constantemente e sofre muito com o tempo seco.

Quais os cuidados na escolha de piso par quintal ou área externa?

Várias coisas precisam ser analisadas para fazer a compra adequada. Analise se o local irá passar carro ou receber algum tipo de carga, pois existem pisos não suportam muito peso, verifique isto com o vendedor e ele te orientará quanto ao PI adequado para cada ambiente. Também é preciso ter cuidado com peças muito lisas, pois podem tornar-se escorregadia. Por fim também é importante escolher um modelo que tenha um bom desenho para combinar com o piso interno e as demais dependências da casa.

E quanto ao piso na calçada?

Muitas pessoas têm este hábito e em muitos casos são colocados inclusive modelos lisos o que não é muito indicado. Lembre-se que neste caso se uma pessoa escorregar, cair e se machucar na frente da sua casa por ter um piso escorregadio, você poderá sofrer algum tipo de sansão por conta disso.

Em calçadas o ideal é um tipo antiderrapante, pedra ou mesmo o tradicional concreto que é bem áspero e não sofre com este tipo de problema.

Mas é comum também a colocação de bloquinhos de pedra, concreto puro, pedra mineira, pedra miracema e outros tipos de materiais para o fechamento do piso de calçada. O importante é que seja bem feito para evitar acidentes nas pessoas que por lá passar.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.