Uma dúvida que pode ocorrer na hora de escolher um piso para uma casa é a cor dele. Usar tons mais escuros, tons mais claros ou optar pelo branco? Até onde é vantagem usar tons mais clean ou limpo no bom português?
Pensando nisso preparamos abaixo uma série de perguntas e respostas que podem ajudar na hora da escolha do piso porcelanato para coloca na sua casa ou apartamento.
A cor branca tem vantagens e desvantagens. Como vantagem existe o fato de ela combinar com praticamente tudo e portanto é neutra nesta questão. Este talvez seja o grande motivo de ela ser usado em praticamente qualquer coisa. Como desvantagem existe o fato sujar muito, ou melhor dizendo, da sujeira aparecer mais nela. No caso de piso branco as duas coisas mostradas são verdades.
Melhor não é a palavra mais correta para ser usada neste caso e sim mais adequada a alguns ambientes. Geralmente as cores mais claras ou clean são muito desejadas por deixar a casa mais iluminada e facilitar inclusive a combinação com outros objetos. Cores mais escuras podem ser usadas para piso, mas é mais indicado para quartos ou mesmo para detalhes na cozinha, banheiros e fachadas, por exemplo.
Não necessariamente. Os porcelanatos são encontrados em várias cores, estampas e desenhos. Hoje é praticamente possível encontrar uma variedade muito grande de porcelanatos em quase todas as cores e tonalidades.
Basta dar uma volta por uma boa loja de materiais de construção ou decoração para perceber que existe uma variedade enorme de opções de cores, formatos, tamanhos, entre outros. Em todas essas opções é possível encontrar muitos porcelanatos coloridos, desenhados e em tonalidades bem mais escuras também.
Abaixo uma relação de cores ou modelos que são normalmente usados pelos fabricantes:
É preciso tomar bastante cuidado com este tipo de compra e geralmente o uso de estampas muito chamativas podem ser um problema se mal-usado. Geralmente esse tipo de porcelanato deve ser usado com detalhe e quando estiver combinando bem com o restante do revestimento ou do piso. Cozinhas, banheiros, lavanderia e área de churrasqueiras são os ambientes mais indicados para este tipo de uso.
Sim. Este é um dos tipos de porcelanatos mais desejados para uma casa ou apartamento. Ele fica muito bom, bonito e tem ainda como vantagem a facilidade de limpeza, muito embora é muito necessário que ele se mantenha limpo. Quando bem colocado e em cores que combinam bem como o ambiente o resultado é muito satisfatório.
É o tipo mais comum que encontramos no mercado. Ele é caracterizado pelo fato de ter cantos retos ao invés da borda arredondada ou boleada como é comum nos pisos cerâmicos. A vantagem deste tipo de porcelanato é que a distância entre uma peça e outra é mínima, coisa de 1 ou 1,5 mm e desta forma, se bem colocado deixa o ambiente bastante elegante.
Eles estão na moda e podemos encontrar muitas opções hoje. Deve ser usado com cautela já que pelo fato de serem bem decorados, pode ficar com um ambiente muito carregado ou gerar cansaço com o tempo.
Uma boa estratégia de uso deles é como decoração em alguns ambientes apenas ou para fazer faixas na parede ou chão, bem como para pequenos espaços. Na dúvida o ideal é consultar um arquiteto que poderá ajudar na escolha deste tipo de porcelanato.
Veja abaixo algumas classificações que normalmente são aplicadas a pisos porcelanatos:
Quanto ao acabamento superfície, normalmente eles são classificados em:
Os tipos de porcelanatos quando observados sobre a questão da intensidade de brilho, podem ser:
Em relação à estampa do porcelanato há diversos modelos de estampa e isto também constitui uma forma de classificação ou tipo dele. Neste caso, geralmente as estampas são: