Já foi o tempo em que as pessoas deixavam uma parede apenas no reboco e aplicavam a tinta diretamente em cima dela, hoje existem vários processos e técnicas para fazer uma parede com uma aparência mais agradável e com uso de alguns materiais que podem modificar sensivelmente tanto o aspecto estético quanto funcional de uma parede. Normalmente usar massa corrida textura ou grafiato.
Abaixo você verá as principais características de cada um desses produtos, onde será mostrado os pontos fortes ou as vantagens de cada um, bem como algumas possíveis desvantagens.
A massa corrida é usada geralmente em paredes internas e tem a finalidade de remover as imperfeições na parede deixando ela bem lisinha e toda uniforme para depois fazer aplicação da tinta. Uma parede com massa corrida tem um aspecto visual muito mais bonito de um acabamento perfeito.
Veja este vídeo que mostra como aplicar massa corrida:
Vantagens da massa corrida
Desvantagens da massa corrida
Textura é mais indicada para ambientes externos como muros ou mesmo na parede na parte de fora de uma casa. Ela é uma massa como a massa corrida o que é aplicada na parede com rolo especial que faz um desenho e algumas ranhuras na parede. A vantagem do uso da textura é que ela pode dar uma aparência melhor na parede e também garantir uma melhor proteção contra chuva ou umidade, por exemplo.
Veja este vídeo que mostra como aplicar textura:
Vantagens da textura
Desvantagens da textura
Grafiato é um tipo de textura que tem na sua composição algumas pedrinhas quando aplicado na parede irá arranhado a parede provocando um aspecto de ranhura, o que pode ser feito na horizontal, na vertical ou de outra forma como quiser o aplicador.
Veja este vídeo que mostra como aplicar grafiato:
Vantagens do grafiato
Desvantagens do grafiato
A textura é uma massa lisa e sua aplicação deve ser feita com um rolo próprio, pois ele já tem as ranhuras que irão formar os desenhos na parede. O grafiato é uma massa que vem com as pedrinhas misturado e deve ser aplicado na parede com desempenadeira. Quando você espalha o grafiato pela parede com a desempenadeira, esta irá arrastar as pedrinhas sobre a massa formando aqueles desenhos característicos.
Sim, isto é chamado de malha. Normalmente existem as malhas 10, 12, 14 e 16. A diferença é o tamanho das pedrinhas que vem nele. A malha 10 tem as pedrinhas maiores e consequentemente irão formar desenhos mais fortes, já a malha 16 tem pedrinhas bem pequenas e os riscos serão mais suaves.
Em tese sim, mas tem a questão do propósito também. A massa corrida se aplica com desempenadeira e lixa depois, pois o propósito aqui é deixar a parede o mais lisa possível. A textura se aplica com o rolo próprio e pronto, pois o propósito é o inverso, ou seja, deixar a parede com ranhuras. Já o grafiado se aplica também com desempenadeira co o propósito de formar os riscos.
A maioria são brancos. Se o objetivo é deixar a parede colorida, deve se aplicar a tinta posteriormente, mas essas massas vem na cor branca. Mas já existem alguns tipos que vem em cores. Nunca usei e acho que é mais simples aplicar branco e definir a cor depois.
Pode. Tanto na massa corrida, grafiato ou na textura é possível aplicar um impermeabilizante a fim de proteger a parede contra umidade. Mas isto se aplica apenas as paredes externas, já que internamente não deve ter incidência de chuva sobre a parede.